Vídeo: NASA filma o lado oculto da lua

Publicado em 5.02.2012

Um lado inteiro da lua nunca pode ser visto da Terra porque está constantemente virado para o outro lado. Agora, um vídeo da espaçonave GRAIL, da NASA, que entrou em órbita no ano novo, revelou esse mistério.

A parte mais velha da lua, empoeirada, aparece danificada por uma série de colisões com cometas e asteroides. Entre as impressões geológicas, está a gigante cratera Drygalsk, de 149 quilometros, com o centro em forma de estrela. Ela pode ser vista quando o vídeo chega no pólo sul.

A filmagem foi realizada como parte de um projeto para estudantes do ensino médio, que irão pegar áreas – como as crateras – para estudar melhor, possivelmente inspirando uma próxima geração de cientistas espaciais.

A principal investigadora do projeto GRAIL, Maria Zuber, afirma que “a qualidade do vídeo é excelente e deve fomentar os estudantes conforme eles se preparam para estudar a lua”. [Telegraph]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

1. Alua nada mais é que o reflexo da terra um planeta destruido e frio pode ter sido Deus que deixou para nós ou pode ser que ele ficou ai para nós o observarmos e tentar decifrar esse metafora

2. O lado não é o mais velho é o mais acabado por conta dos asteroides e de meteoritos que se colidem no lado oculto da lua!!

• É mais velho por que as crateras que tem lá são as mais antigas. O lado próximo teve um derramamento de lava alguns milhões de anos atrás que cobriu as crateras mais antigas.

3. Estou curioso quanto ao tamnho das crateras na Lua. O artigo cita uma com 149 km. Se a Terra for atingida por um meteoro, por exemplo, que venha a deixar uma cratera deste tamanho, isto seria catastrófico para o planeta, não é mesmo? Seria o caso de extinção em massa? Então, por que a Lua é bombardeada por corpos tão grandes e nada acontece com ela, no sentido de causar grandes transformações?

• Não entendi… como assim “nada acontece com ela” ?

As crateras são o que acontece com ela… o que mais você queria que acontecesse? lá não existe vida para ser extinta.

Em tempo, a diferença da lua para a terra é a atmosfera… na terra a nossa atmosfera elimina a maior parte dos corpos celestes que chegam até aqui… enquanto na lua, como não existe atmosfera, qualquer corpo impacta direto no solo, deixando marcas…

Alem disso, como a lua é “morta” (alem de atmosfera, também não possui movimentos tectonicos) as crateras nunca desaparecem…

• Não aparece estrelas por causa do tempo de exposição ao qual a lente da câmera se abre para captar luz, para fotografar estrelas seria necessário um tempo maior – o que não é o caso quando se tem um Sol bem ao lado para “queimar o filme”.

4. Não percebi porque designa o lado oculto como a parte mais velha da Lua. Não é suposto terem ambas as partes a mesma idade?

• Pensei a mesma coisa e iria fazer a mesma pergunta…

• Considera-se que uma região é mais velha quando as rochas na sua superfície são as mais velhas. O que acontece é que o lado distante da Lua não tem nenhum “mar”. Os “maria” lunares são restos de antigos derramamento de lava. Nestas regiões, o solo mais velho é o do derramamento de lava. Como no outro lado não tem tais derramamentos, o terreno que tem lá é anterior aos derramamentos de lava, portanto, é mais “velho”.

Comparando com o relevo terrestre, uma paisagem de montanhas altas e ponteagudas é mais nova que uma paisagem de montanhas mais arredondadas, mais baixas, desgastadas pelo vento, chuva, neves, etc. Ainda é a mesma Terra, só que é uma paisagem que se formou em tempos diferentes.

• Muitíssimo bem explicado e entendido !

Valeu !!!

5. Acho que vcs estão enganados!…este lado da Lua já foi mapeado faz muito tempo…isso foi divulgado a muito tempo atrás…isto que eles estão fazendo agora, deve ser o registro de imagens de alta resolução…então nada disso é novidade, está nos arquivos fotograficos da NASA

6. É incrível quando temos a oportunidade de observar a lua. Eu mesmo perco horas fazendo observações noturnas do nosso satélite natural através do meu telescópio.E todas as vezes que observo, a sensação é a mesma que está vendo pela primeira vez,pura emoção .Que magia é essa que a Lua exerce sobre nós com tamanha beleza e mistério???
    Muito legal essa iniciativa da Nasa de nos mostrar o lado oculto da lua,revelando imagens espetaculares….

• Olá Leo, beleza ?
      Voce já viu alguma coisa estranha na cratera Aristarchus ? Ou na Pluto ?
      Há mais de 400 anos há relatos de luzes estranhas acontecendo lá …

• Na verdade o correto não é lado ESCURO… e sim lado OCULTO, como citado na matéria.

Assim como o lado que nós conseguimos observar as vezes fica escuro (lua nova) o lado que não conseguimos ver, também fica claro.

Ah, e eu não gostaria de descobrir que o Megatron existe :-P