Nave Juno tira foto da Terra a 9,5 milhões de quilômetros

Por , em 1.09.2011

A nave Juno da NASA foi lançada dia 5 de agosto para uma missão de check-out. Ela deve chegar ao planeta Júpiter em 2016.

Recentemente, ela olhou para trás e retratou a Terra. A imagem mostra o pálido ponto azul a uma distância de 9,5 milhões de quilômetros durante o check-out de sua câmera e outros sistemas de bordo.

A sonda deve voltar a Terra em 2013 para ser preparada e ganhar a velocidade necessária para perseguir Júpiter três anos depois.

O plano atual é que Juno gaste um pouco mais de um ano no planeta gigante, que orbita sobre seus polos. A nave usará instrumentos de sensoriamento remoto para olhar através da atmosfera de Júpiter.

Os cientistas esperam aprender mais sobre as suas camadas diferentes e o que exatamente está no núcleo do planeta.

Juno estabeleceu um recorde para a nave espacial mais distante alimentada por energia solar. Em Júpiter, a intensidade da luz solar é apenas 1/25 do que na Terra. Todas as sondas anteriores que foram para o gigante de gás foram equipadas com baterias de radioisótopos.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

34 comentários

  • Alberto Campos:

    As duas coisas mais maravilhosas da natureza: O universo e a raça humana. O que seria um sem o outro. Absolutamente nada. Seria uma inexistência total. Sem um, não existiria o outro. Temos que conservar a todo o custo a raça humana, já que o universo é indomável. É mais que necessário se administrar a vida da raça humana de maneira mais racional e não deixa-la a mercê do povo. O excesso de população devasta as nossas reservas do planeta e farão falta no tuturo. Precisamos destas reservas para podermos ter recursos para viagens fora da terra. Para que estamos enchendo a terra de mendingos? Só deveria nascer quem tivesse condições de ser criados com dignidade. O resto deveria ser evitado a todo custo ou mesmo abortados. Isto parece injusto, porém o mais injusto é deixar estas pessoas nascerem, passarem fome, frio, etc e terem morte prematura, na miséria absoluta.

  • Valdemar_2610:

    Ver essa foto nos mostra o quanto somos pequenos em relação ao universo

  • Eduardo:

    Se tivessem avisado o Goku, ele usaria o tele-transporte pra visitar o Planeta Júpiter, mais até onde eu acompanhei ele estava no Planeta Namei…

  • willian:

    É muito desconfortável ler o título dessa forma “há 9,5 milhões”…faz tanto tempo assim?

    • Edu:

      Há 9,5 milhões de quilômetros [de distância].

      Algumas pessoas aqui precisam voltar a escola, para aprenderem a raciocinar.

    • Nicke:

      Não seu usa “Há” para distância, e sim para tempo. Ex: Há um mês atrás…

    • Gui Melo:

      “Ai que burro da zero pra ele!” aheuahe eu tb não sabia dessa regra do “Há” ‘-‘

  • willian:

    É horripilante esse “há 9,5 milhões”…faz tanto tempo assim?

  • Felype Rangel:

    se aquilo q vimos for a terra dever realmente existi um outro planete!!!! E só olha para o céu;;;;.

    • Edu:

      Se isso que eu vi é o seu Português, então deve realmente existir pessoas mais analfabetas que o Lula.

  • Alsalu:

    Estão bricando com minha inteligência ou eu estou cego? no universo só existe a terra e a lua? cadê as estrelas e galáxias por tras da terra e ao lado? a 9,5 de Milhões de km so dá pra ver isso? ou estamos no fim do universo que se olha pra trás não ver nada?

    • JorBS:

      Este “problema” das estrelas ao fundo vem atormentando muita gente. Inclusive é usado como um dos argumentos para negar que a Apollo 11 foi à Lua (ou que o homem foi à Lua naquela nave)pelos fãs das teorias de conspiração. Mas é uma questão técnica de fotografia, como características da câmera. Dependendo disso as estrelas podem ou não aparecer. Acho(eu disse acho)que é um fenômeno tipo ao focar o primeiro plano automáticamente desfoca o plano geral, como as vezes podemos ver em fotos ou no cinema…

  • Simas:

    Bovino
    Este pontinho branco é a lua. Vi isto em outra reportagem sobre o assunto.
    Bruno Marques
    Para não citar a China, como o anônimo citou, eu citaria Sigapura. É outro exemplo (bem melhor) de como progredir em menos de 20 anos. Hoje é um pais de milionários.
    Soube que a China está formando cerca de 200mil engenheiros por ano, enquanto os Estados Unidos formam apenas 20 mil. Acredito que por enquanto é meio no vact vupt, mas com o tempo tudo se acerta. O impotante é começar.
    É necessário sim um choque de ordem.

  • zico:

    Desculpem estar a ser picuinhas, mas no título existe um erro, o “há” é temporal, quando li pensei que tinha sido uma foto tirada há 9,5 milhões de anos. Então o correcto devia ser “Nave Juno tira foto da Terra a 9,5 milhões de quilómetros”. 😉

  • Bovidino:

    Esse pontinho branco é o centro do universo.
    Não me diga que já descobriram que não é.

  • Anonimo:

    Vi uma frase, não sei onde e não sei de quem.
    Existem duas coisa importantes na natureza: O universo e a raça humana. O que seria um sem o outro, absolutamente nada. Temos que administrar o desenvolvimento da raça humana, já que o universo é indomável.
    Temos que implantar no mundo o aborto obrigatório. Só poderá ter filhos quem tiver condições de criá-los com dignidade. para que criar mendingos? Veja exemplo da china, em menos de 20 anos passou de terceiro para primeiro mundo. Deu uma limpeza em sua população e está agora assustando o mundo com seu progresso.

    • Bruno Marques:

      O que fez a china crescer foi justamente a quantidade absurda de pessoas, assim trazendo grandes empresa (no inicio eram principalmente japonesas) q se aproveitaram da mão de obra barata(leia-se quase escrava) os mais inteligentes simplesmente souberam como se aproveitar disso e usaram essa vantagem para consumir o mercado!

      Mas não use a China como exemplo de nada!
      E um país podre e sem respeito por nada, muito menos propriedade intelectual(vide produtos falsos!

    • zico:

      Que crueldade de pensamento. Há 1000 anos talvez se pensasse assim, mas para séc. XXI já deixou o Hitler na história. O planeta Terra tem capacidade de aguentar muito mais gente, o problema é que está tudo muito mal aproveitado. O ser humano não pode é continuar a ir buscar recursos energéticos e alimentares à natureza, mas sim produzi-los.

    • JorBS:

      Isso é impossível se for verdade que “energia não se pode criar nem se destruir, apenas ser transformada”.

    • Carpinteiro:

      Não seria melhor implementar a esterilização obrigatória? Por que esperar a fecundação e criar toda polêmica e ainda matar um ser que já foi gerado, se poderia muito bem ser evitado a geração dessa vida?

      Sou a favor de que as mulheres e homens que vivem principalmente em bolsões de pobreza, tenham o direito de serem esterilizados gratuitamente e nos casos de mães que vivem em condições de extrema pobreza e que já tenham um ou dois filhos também fossem esterilizadas.

  • Thiago:

    Correção, 380 mil km*

  • Thiago:

    Nessa foto não parece que ta distante 9,5 milhões de km da terra, como a lua está a 380 km km da terra e ele aparece logo ao lado, analisando da a impressão de estar no máximo a 1 milhão de km da terra. Provavelmente a nave fez um zoom…

  • Gonçalo O.:

    Toda a história da Humanidade, esta guardada e comprimida naquele Palido Ponto Azul…ou por outras palavras…o nosso lar…não esta certo o que andamos a fazer…destruir aquele que foi a nossa casa durante milhoes e milhoes…deixa me muito triste…ainda por cima quando vemos esses politicos cada vez mais gananciosos e arrogantes…destruindo toda a beleza da Terra…florestas!

    Ver animais sofrerem sem ter culpa nenhuma…isso e que me fere por dentro!

  • Marcelino Pinheiro:

    E se prepara, ela está voltando!

  • magoado:

    Que lua nada….ali é os políticos de brasília fazendo hora extra para votar a CPMF..

  • Marcelino Pinheiro:

    O que é o pontinho a direita da terra, seria a lua?

  • Campos:

    É isso ai. O único planeta habitado no sitema solar e ao que parece, na galáxia. O pior é que está sendo destruido. Pessoas que não pensam, governantes egoistas, população sem consiencia, etc, estão acabando com as reservas do nosso planeta. Materiais indispesáveis já estão rarefeitos e não temos mais espaço para a falna e a flora. Qualquer dia estaremos refem da nossa destruição. Temos que limitar a população do mundo, nem que seja imposta. Este excesso esta nos levando a falencia. Temos que organizar a população. Só deverá nascer, quem tiver condições de ser criado com dignidade. Criar mendingos para que?

  • Carlinhos-32:

    Com uma distância de 9,5 milhões de quilômetros a terra é apenas um pontinho nessa imensidão que é o espaço. E há milhares de planetas orbitando outras estrelas que podem conter vidas.

  • Edu:

    Esse pontinho branco significa tudo o que temos: nossos amigos, nossos parentes, nosso trabalho, o que gostamos, o que nós se divertimos, enfim, nossa vida… está comprimida a esse Pálido Ponto Azul no espaço. É inacreditável – na verdade, inaceitável – que alguém faça algum mal a esse ponto: destruir suas florestas, poluir sua atmosfera, etc…

  • Pancha:

    e aquele outro ponto do lado é a lua?

    • Andy:

      Provavelmente, já que a lua tem cerca de 1/4 do diametro da terra.

    • Rafel:

      é o Sol e a Terra
      o ponto menor em azul somos nós
      o brilhante é o nosso querido Sol.

    • Elismar:

      O sol e a Terra nada, pois se o sol fica a uma distãncia de 150 milhões de km e o vemos do tamanho que o vemos, à 9,5 milhões o sol seria bem maior.

    • Rafel:

      eles não estão lado a lado.

Deixe seu comentário!