Vídeo: tornado atira caminhões de nove eixos como se fosse uma boneca de pano

Publicado em 5.04.2012

Parece cena de filme: em vídeos que ficaram famosos na internet, grandes caminhões são jogados para o alto como bonecas de pano por tornados que passaram por Dallas.

Os tornados abalaram o Texas, EUA, na terça-feira, 3 de abril. O Serviço Meteorológico Nacional americano disse que o dano que o estado sofreu (incluindo centenas de casas destruídas) sugere que pelo menos um dos tornados soprou em velocidades de 179 a 217 quilômetros por hora (km/h).

Quem vê o vídeo, logo começa a se perguntar: como um tornado consegue arremessar carretas desse tamanho para o ar?

“Tornados têm duas formas de lançar veículos”, disse Fred Haan, professor de engenharia mecânica que trabalhou com simulações de tornado por cerca de uma década.

A primeira coisa que lhes permite levantar caminhões é que os tornados geram uma grande quantidade de sucção em seus núcleos. Isso ajuda a “pegar” as coisas e fazê-las se mover um pouco.

Em segundo lugar, eles geram quantidades significativas de velocidade vertical junto ao núcleo. Em vez do vento soprar em linha reta como a maioria das tempestades sopra, a natureza tridimensional do tornado torna algumas coisas estranhas possíveis, incluindo veículos serem arremessados.

“Tornados são estranhos em sua essência”, disse Haan. “Devido à enorme quantidade de energia, as coisas tendem a ser caóticas. Eu ainda não sei por que algo é apanhado na tempestade e outra coisa não. Testamos um modelo 20 a 30 vezes, e apenas duas das vezes um veículo foi apanhado e lançado no ar”, explicou.

Apesar da imprevisibilidade dos tornados, Haan disse que uma coisa é quase certa sobre os caminhões: eles deviam estar vazios.

Uma das coisas que ele vê nas simulações é que, se um veículo é mais pesado em um ponto (por exemplo, tem um motor pesado na frente, mas está vazio na carroceria), então é mais fácil para o tornado arremessá-lo. “Se há um desequilíbrio, uma extremidade será levantada do chão”, afirma.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Faz sentido. “..tem um motor pesado na frente, mas está vazio na carroceria..”
    Isso seria teoricamente torque, certo?
    Um ponto mais pesado, tornando este mesmo ponto quase que ‘fixo’, e o resto do corpo móvel quase que uma ‘alavanca’.

    Thumb up 1
  2. Aqui no RS, no litoral entre a Lagoa dos Patos e o Mar, já ocorreu algumas vezes, não tão frequentes, mas pelo menos 1 por ano, em Osório, Capivari do Sul, Aguas Claras, Palmares do Sul… e diversas Bombas D’água. Por sorte, só ocorreram danos materiais.

    Thumb up 5
  3. imaginem isso ai em são paulo, onde os predios e casas não são feitos pra aguentar essa força.

    Thumb up 4
    • Ah, e nos EUA são feitos sim! ¬¬’

      Thumb up 7
    • dooohhh claro que destroi né?
      homiiii

      Thumb up 3
    • Felipe o video demora pra burro pra carregar, só com net da Coréia do Sul rsrsr…

      Thumb up 9
    • tomara que esse tornado passe por brasilia, para fazer uma faxina.

      Thumb up 19
  4. Foi algo incrível, Há uns 5 anos estou postando documentários sobre tornados em minha pagina no youtube, e garanto que algo parecido nunca havia sido filmado.Apenas na cidade de Pampa no Texas um tornado também fez coisas piores com caminhões e estruturas de aço de mais de uma tonelada que estavam parafusadas no chão! a filmagem captou carros , caminhonetes no ar ,mas bem de longe . Isso mesmo, falando é difícil de acreditar. Aqui está o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=7DRi6lnWTAU.
    Já o do Dallas do post está aqui
    clareado por computador
    http://www.youtube.com/watch?v=hl20-clT-to&feature=plcp&context=C4055156VDvjVQa1PpcFMCnOO1wfibSgOS2B1n8B-bzIu7v3UPyY8%3D ..è claro que isto nos faz lembrar do filme Twister de 1995, que pra mim deveria ter tido uma sequencia. Vou confessar aqui que sou apaixonado pelo fenômeno, e me viciei em assistir.. rrsrsrs.. è claro ninguém gosta de ver as mortes que ás vezes ocorrem. Eu também não. Parabéns ao Hype e Natasha Romanzoti pelo post.

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120403111434-overweight-obesity-man-measure-waist-story-top
O Índice de Massa Corporal é simplista demais para determinar se alguém é obeso?

Acima do peso ou obe...

Fechar