Vídeo: tornado atira caminhões de nove eixos como se fosse uma boneca de pano

Por , em 5.04.2012

Parece cena de filme: em vídeos que ficaram famosos na internet, grandes caminhões são jogados para o alto como bonecas de pano por tornados que passaram por Dallas.

Os tornados abalaram o Texas, EUA, na terça-feira, 3 de abril. O Serviço Meteorológico Nacional americano disse que o dano que o estado sofreu (incluindo centenas de casas destruídas) sugere que pelo menos um dos tornados soprou em velocidades de 179 a 217 quilômetros por hora (km/h).

Quem vê o vídeo, logo começa a se perguntar: como um tornado consegue arremessar carretas desse tamanho para o ar?

“Tornados têm duas formas de lançar veículos”, disse Fred Haan, professor de engenharia mecânica que trabalhou com simulações de tornado por cerca de uma década.

A primeira coisa que lhes permite levantar caminhões é que os tornados geram uma grande quantidade de sucção em seus núcleos. Isso ajuda a “pegar” as coisas e fazê-las se mover um pouco.

Em segundo lugar, eles geram quantidades significativas de velocidade vertical junto ao núcleo. Em vez do vento soprar em linha reta como a maioria das tempestades sopra, a natureza tridimensional do tornado torna algumas coisas estranhas possíveis, incluindo veículos serem arremessados.

“Tornados são estranhos em sua essência”, disse Haan. “Devido à enorme quantidade de energia, as coisas tendem a ser caóticas. Eu ainda não sei por que algo é apanhado na tempestade e outra coisa não. Testamos um modelo 20 a 30 vezes, e apenas duas das vezes um veículo foi apanhado e lançado no ar”, explicou.

Apesar da imprevisibilidade dos tornados, Haan disse que uma coisa é quase certa sobre os caminhões: eles deviam estar vazios.

Uma das coisas que ele vê nas simulações é que, se um veículo é mais pesado em um ponto (por exemplo, tem um motor pesado na frente, mas está vazio na carroceria), então é mais fácil para o tornado arremessá-lo. “Se há um desequilíbrio, uma extremidade será levantada do chão”, afirma.[LiveScience]

11 comentários

  • engvictorh_10:

    Faz sentido. “..tem um motor pesado na frente, mas está vazio na carroceria..”
    Isso seria teoricamente torque, certo?
    Um ponto mais pesado, tornando este mesmo ponto quase que ‘fixo’, e o resto do corpo móvel quase que uma ‘alavanca’.

  • Erico Rechenmacher:

    Aqui no RS, no litoral entre a Lagoa dos Patos e o Mar, já ocorreu algumas vezes, não tão frequentes, mas pelo menos 1 por ano, em Osório, Capivari do Sul, Aguas Claras, Palmares do Sul… e diversas Bombas D’água. Por sorte, só ocorreram danos materiais.

  • TCM Meritor osasco:

    imaginem isso ai em são paulo, onde os predios e casas não são feitos pra aguentar essa força.

    • Aba:

      Ah, e nos EUA são feitos sim! ¬¬’

  • thiago:

    nunca vir nada igual nossa deve destruir tudo o que ver pela frente.

    • livia:

      dooohhh claro que destroi né?
      homiiii

  • Felipe:

    cadê o vídeo Natasha???????

    • Rone100theone:

      Felipe o video demora pra burro pra carregar, só com net da Coréia do Sul rsrsr…

    • jose ajosilaudof eliciano mendes:

      tomara que esse tornado passe por brasilia, para fazer uma faxina.

  • Rone100theone:

    Foi algo incrível, Há uns 5 anos estou postando documentários sobre tornados em minha pagina no youtube, e garanto que algo parecido nunca havia sido filmado.Apenas na cidade de Pampa no Texas um tornado também fez coisas piores com caminhões e estruturas de aço de mais de uma tonelada que estavam parafusadas no chão! a filmagem captou carros , caminhonetes no ar ,mas bem de longe . Isso mesmo, falando é difícil de acreditar. Aqui está o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=7DRi6lnWTAU.
    Já o do Dallas do post está aqui
    clareado por computador
    http://www.youtube.com/watch?v=hl20-clT-to&feature=plcp&context=C4055156VDvjVQa1PpcFMCnOO1wfibSgOS2B1n8B-bzIu7v3UPyY8%3D ..è claro que isto nos faz lembrar do filme Twister de 1995, que pra mim deveria ter tido uma sequencia. Vou confessar aqui que sou apaixonado pelo fenômeno, e me viciei em assistir.. rrsrsrs.. è claro ninguém gosta de ver as mortes que ás vezes ocorrem. Eu também não. Parabéns ao Hype e Natasha Romanzoti pelo post.

  • Wesley:

    É a natureza mostrando quem manda nesse mundo hahaha

    (seus humanos de merda)

Deixe seu comentário!