Vídeos no Youtube e Twitter mostram que a internet está influenciando as campanhas eleitorais no Brasil

Por , em 24.08.2010

A eleição no Brasil mudou consideravelmente na era da internet. Este ano, os candidatos estão brigando não só por votos, mas também por cliques entre um número grande de usuários de internet.

Os principais concorrentes à sucessão do presidente Lula tornaram-se ávidos tweeters, investiram em sites que podem recolher doações, e participaram do primeiro debate presidencial online do país recentemente.

O debate entre a coalizão governista de Dilma Rousseff, seu principal oponente, José Serra, e a candidata do Partido Verde, Marina Silva, foi transmitido ao vivo em redes como Twitter e Facebook. Embora a TV continue a ser o meio mais poderoso no Brasil, a internet está crescendo rapidamente em importância à medida que milhões de consumidores compram computadores a cada ano.

Os dois principais partidos estão tentando importar os aspectos da estratégia que ajudou Barack Obama ganhar a presidência dos EUA em 2008, através da organização de adeptos e da coleta de doações on-line.

Segundo o Banco Mundial, o número de usuários de internet no Brasil atingiu 72 milhões em 2008, o dobro de quatro anos antes. Os brasileiros acumulam mais tempo online por mês do que qualquer outra nacionalidade.

Assim como a “Obama Girl” nos EUA, no Brasil também tem um vídeo ficando famoso, do “Dilmaboy”, com milhares de exibições no Youtube. Nele, o estudante universitário Paulo Reis dança e canta sua admiração a Dilma, dizendo ao seu adversário: “Sabe que o povo tem fome e quer comer. Sorry, Serra, mas essa você vai perder”.

O vídeo é um raro momento de alívio cômico para os eleitores no Brasil, pois a televisão e as estações de rádio estão legalmente proibidas de fazer qualquer humor envolvendo candidatos nas vésperas da eleição.

Serra, ex-governador de São Paulo, usa sua página no Twitter desde o ano passado para formar um elo direto com os eleitores. Na luta contra a sua imagem de um pouco duro e distante, ele faz reflexões mais leves sobre futebol e sua rotina diária. Serra está atrás da Dilma nas pesquisas de opinião, mas pelo menos tem uma maior presença no Twitter, com mais de 370 mil “seguidores” contra 174 mil da rival.

O popular Lula ainda não tem página própria no Twitter, mas uma mensagem de vídeo dele foi publicada na página da Dilma, exortando os usuários da internet a ajudar a tornar Dilma a primeira líder mulher do país.

Segundo os especialistas, cada usuário da internet é um formador de opinião. Neste momento, apenas os militantes parecem interessados na ferramenta, mas os pesquisadores acreditam que muita gente vai procurar informações online sobre os candidatos perto do dia da eleição.

Já os céticos dizem que o envolvimento dos brasileiros em sites de relacionamento como o Twitter é superficial, e pouco provável que se traduza em ativismo popular pelos candidatos, em grande parte não-carismáticos e com origens semelhantes.

Segundo uma pesquisa do Datafolha, apenas 7% dos eleitores obtém informação de campanha na internet, em comparação com mais de 20% nos Estados Unidos. Os especialistas dizem que no Brasil os partidos ainda estão aprendendo a usar este meio, então ainda há muita incerteza sobre o seu impacto. [Reuters]

10 comentários

  • kátia:

    Gente, eu fico impressionada como existe tanta gente competente nos bastidores desta vida, é gente que é melhor técnico, gente que é melhor atriz ou ator, gente melhor professor, melhor governador, melhor médico, cientistas, negociantes, enfim, só não consigo entender pq esses “KRIKIS”,ficam como parasitas e não resolvem todos os problemas existentes no mundo.Eles sabem fazer “tudo” e melhor claro!!!Juntem-se todos e formem a ong os “melhores”,esse povo estudou, mas mal sabe administrar sua casa, familia etc, mas ficam criticando o Lula que mal aprendeu a fazer o nome, mas administrou o pais,não deveriam ser vocês os bambans da vez, cultos, inteligentes, sensatos, QI acima da média, não são barraqueiros, mas estão ai com o barquinho quase á naufragar no mar das dividas e insucessos.

    Mas nós somos democráticos, falamos o que queremos falar, né?

  • criancinha:

    Se não fossem as chacotas no Youtube, hoje talvez a Mulher do Roriz estaria eleita.

    “Eu quero defender toda aquela corrupção!!” (Maldita ignorância).

  • Josiane Camargo:

    Não dá pra saber qual candidato é pior, infelizmente… só espero que o Lula não volte mais e ainda disse que não esperava estar vivo para ver o grande indice de desemprego… fala sério

  • Eduardo:

    Olha, quero tecer um comentário sobre o governo lula. Mas antes quero deixar claro que estou neutro nessa politicada sem fim.

    O PT fica pixando toda hora o governo do Fernando Henrique, acusando o cara de ter privatizado um monte de empresas.

    Vamos lá! Realmente, é uma baita sacanagem o FHC ter feito isso. Mas sacanagem MUITO MAIOR é o governo manter um monte de estatal e não dar o cuidado que merecem. Querem um exemplo? As rodovias. É ‘sacanagem’ pagar pedágio? É! Mas sacanagem muito maior é o governo deixar a gente na mão, com pistas perigosas, matando mais que levando as pessoas em segurança.

    Então, senhor “LUIZ INAÇU”, BATE NA TUA BOCA (e na da Dilma) ANTES DE SIMPLESMENTE FALAR MAL DO FHC.

    Faz melhor que o cara, então. Quer manter as coisas nas mãos do governo! Eu aceito! Acho lindo! Mas só se funcionar…

    Porque as rodovias que o teu governo mantém, estão todas um lixo. Dá uma trafegada pelas BRs para o Sr. ver a porqueira que estão. Culpa de quem? Do teu governo, que só critica a gestão anterior mas não faz o trabalho que tem que fazer.

    E sim, sr Luiz. Eu estou PT da vida com essa babaquice de vocês todos.

    Só por isso, eu JAMAIS votaria na Dilma! JAMAIS!

  • Luciana:

    Tenho muito mêdo quando uma mulher chega ao poder maior numa nação. As mulheres costumam se mais cruéis para compensar o quesito feminilidade\ competência.
    Quanto a senhora Dilma, recebi emeils denegrindo sua imagem, afirmando que em sua fase guerrilheira ela inclusive portou armas, lançou bombas, etc. Me sinto insegura, pois do passado dos outro candidatos nós temos conhecimento, mas do passado dela não.

  • Rogerio:

    Faltou apenas ao autor da música pesquisar o passado da Dilma…

    Qureiada amiga portuguesa, nunca fale mal da Dilma Barack Osama, pois se ela for eleita você poderá ser banida para sempre do Brasil, ha ha

    Abaixo, alguns excertos extraidos de mensagens de pessoas inteligentes…

    Procurem pesquisar a lei da mordaça que o PT está implantando silenciosamente no país (e eu espero siceramente que o Hipescience publique meu comentário)

    O primeiro jornalista a sofrer cerceamento do direito de bem informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e procedentes comentários contra os desmandos do atual governo, foi o
    Boris Casoy. De acordo com o noticiário da época, ele foi demitido a pedido do próprio Lula.
    Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos:

    O Programa do Jô tirou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o quadro “As Meninas do Jô” que era apresentado às quartas feiras onde as jornalistas Lilian Witifibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia Hippólito e, por vezes, outras mais, traziam à público e debatiam todas
    as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do país. As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer brilhantismo.

    O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo retaliação. Já foi processado, condenado, amordaçado e por aí vai. Sua participação diária, às 07:10 na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que tinha, haja vista que está impedido de falar sobre assuntos que envolvam a política nacional e o atual governo.

    A jornalista Lúcia Hippólito, que tinha uma participação diária, às 07:55 hs na Rádio CBN, não está mais ocupando o microfone da emissora como fazia e nenhum comunicado foi feito pelo âncora do horário, o jornalista Heródoto Barbeiro. Sorrateiramente, colocaram-na como âncora em outro horário, onde enfoca matérias mais amenas e sem a habitual, verdadeira e procedente contundência.

    Diogo Mainard, da Revista Veja, além de processado, vem sofrendo várias ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base aliada ao Lula) e de integrantes dos chamados “Movimentos Sociais”.

    O jornal “Estadão” de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos 300 dias.

    Pelo que se vê, Fidel Castro está fazendo escola na América do Sul.
    O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o direito de imprensa foi Hugo Chaves, e pelo andar da carruagem o nosso PresiMENTE está trilhando pelo mesmo caminho.

    Constitucionalmente:
    Onde está o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?

    Onde está o
    LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO?

    Onde está a
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

    Onde está a
    LIBERDADE DE UMA NAÇÃO?

    Por isso tudo, PT nunca mais…

  • mavila:

    pois é…olha o nivel dos candidatos.
    Batoré, Tiririca, Taty quebra barraco, Simoni, Netinho, Reginaldo Rossi…que eu me lembro agora.

  • Eddy:

    ESSE VÍDEO COM QUALIDADE ARTÍSTICA ZERO. MUSICAL ZERO. IDEOLÓGICA ZERO.
    OU SEJA, SER POPULAR OU ESTAR COM A MASSA É MASSA?
    CRIAR DE(PT)ENDÊNCIA NÃO LIBERA NINGUÉM
    ou será que o vídeo é uma gozação????
    Olhando pelo lado poética da reportagem… como dizia Caetano.
    Imagine a Internet sendo usada para coordenar decisões de ação popular com assinaturas, como AVAAZ, etc.? Por isso têm gente querendo cobrar por Internet… não por acesso/conexão, por USAR a REDE.
    NÃO VÃO CONSEGUIR NÃÃÃÃÃÃO

  • ana paula camoesas:

    Sou Portuguesa,não gosto de discutir politica,nem quero.Nunca fui ao Brasil,mas está no meu coração,nem sei porquê.DEUS queira que essa SRA consiga,é tudo o que desejo.Sou emigrada na Holanda,mas tanto cá,como em Portugal,os meus melhores amigos são Brasileiros,e eu torço por eles.

  • Elizabeth:

    Putzgrila!!! Vídeos assim fazem parte de campanha eleitoral? Por isso que tem muita gente desinteressada pela política…

Deixe seu comentário!