Você é viciado em sal?

Publicado em 18.05.2010

Imagine se você fosse proibido de colocar sal na comida. Se tivesse que comer todas as refeições apenas com o sal natural dos alimentos. Difícil, não é? Bom, a Food and Drugs Administration (FDA, órgão que controla a qualidade dos alimentos nos Estados Unidos) está descobrindo que isso é parte de uma “cultura do sal”. Ao longo dos anos, o sal foi se tornando cada vez mais necessário na dieta das pessoas.

O sal em excesso é um vilão na saúde. Devido ao alto nível de sódio (e estamos falando do sódio adicional contido no produto, e não do sódio “natural” do sal, o “Na” do NaCl, cloreto de sódio), aumenta o risco de ataque cardíaco devido à elevação da pressão sanguínea. Por essa razão, os americanos querem limitar o consumo de sal da população.

Essa mudança, segundo o FDA, deve partir tanto das pessoas quanto da indústria de alimentos. À população, cabe tentar reduzir, gradativamente, a importância do saleiro na mesa durante a refeição. Segundo eles, a maioria dos alimentos salgados naturalmente não precisaria de mais sal, mas o paladar das pessoas já se habitou a quantidades acima da recomendada. Por isso a mudança deve ser gradual, já que seria intragável comer salada, por exemplo, sem sal, para quem já se acostumou.

E as indústrias alimentícias também devem colaborar, com produtos menos salgados. Se as empresas forem diminuindo paulatinamente a quantidade de sal nos alimentos, segundo a FDA, será mais fácil para os consumidores “aceitarem” a diminuição. Não pode haver um “choque” na retirada de sal.

Um médico americano experimentou, com quatro colegas, fazer uma dieta livre de sal e anotar os resultados. Com uma semana nesta dieta, o nível de sódio no organismo (medido através da urina) caiu 90%, eles perderam, em média, 1,3kg. Segundo ele, não foi muito difícil entrar na dieta livre do sal. O difícil foi manter-se nela.

“Eu não poderia ter mais vida social. Em qualquer restaurante, as comidas têm sal, eu teria que levar uma sacola com meu próprio lanche sempre que saísse com meus amigos. Não é fácil ter uma dieta totalmente diferente do mundo à sua volta”.

Por essa razão, o FDA defende que a mudança não pode simplesmente partir do indivíduo. É preciso que a “estrutura alimentícia” da sociedade leve menos sal, e isso inclui as indústrias, os restaurantes e lanchonetes. [CNN]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. eu tbem :S… todos os dias tenho que comer sal…. a sensação de sentir as pedras salgadas a desfazerem-se na boca é absoluta :S…. enfim, mas tenho que começar a parar de fazer isso!

    Thumb up 0
  2. Olá

    Infelizmente sou APAIXONADA por sal, desde pequena, meu sangue deve ser bem salgado, se não tem sal, peço pelo saleiro.
    Levo até na minha bolsa uns pacotinhos de 01 grama, ah se me proibirem o sal acho que morro de tristeza, pois não existe mal tão gostoso quanto , uma pena , pois TUDO que não presta é delicioso, parec até uma maldição , ninguém merece ter que se privar da sua delícia preferida !

    Thumb up 0
  3. O sal é um perigo e eu gosto muito,porém,estou diminuindo o consumo não quero ficar hipertenso por causa de um vício.

    Thumb up 0
  4. Eu tenho tipo uma diabete só que com sal! kkk
    Já até desmaiei uma vez por causa disso,e ainda assim gosto muito de salgados,macarrão instantâneo e muitas coisas q tem sal. Mas isso é ruim pra mim.
    Hoje mesmo eu comi um peixe muuuuito salgado,e agora estou com taquicardia(coração batendo forte demais e ansiedade).
    Me sinto péssima,Nunca mais vou comer peixe tão salgado,é que tava tão gostoso! A situação só não é pior porque eu como salgados e bebo bastante água ao mesmo tempo,então a quantidade de sal diminui.Eu tenho quase certeza disso,afinal de médico e louco todo mundo tem um pouco!kkk

    Thumb up 0
  5. Isso já se desconfiava!!! XD

    Aqui em Portugal o consumo de sal é brutal quando comparado com os restantes países da europa. Era o chourissinho, o paozinho e o bacalhauzinho, tudo “bem regado” com sal.

    À 2 ou 3 anos quando o Serviço Nacional de Saude começou a recomendar o corte no sal, uma das primeiras reacções foi ao pão!!!
    Muitas pessoas reclamavam que os padeiros tinham ficado sem sal…

    Relembre-se que em Portugal os casos de doenças cardiacas, hipertensão e AVC’s, atingem rankings brutais quando comparados com muitos outros paises….

    Thumb up 0
  6. eu sou viciada sim, a ponto de pegar punhadinhos de sal grosso e deixar derretendo na boca! desesperooooooo

    Thumb up 7
    • Achei que eu fosse a única a fazer isso, rsrs. Mas o fato é que sou viciada em sal, de verdade. Coloco sal num copinho de café e fico colocando na boca o tempo todo. O que eu faço para parar com isso, hein?

      Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
two girls in quarrel
Crianças que mentem serão bem sucedidas na vida adulta

Se seu filho tem ape...

Fechar