Que tipo de padrão alimentar é o seu? Conheça o mais saudável e os com maior risco de morte

Por , em 21.07.2011

Um estudo que durou dez anos descobriu dois padrões alimentares específicos que aumentam o risco de morte em adultos mais velhos.

Os pesquisadores monitoraram os hábitos alimentares de 2.582 adultos com idades entre 70 a 79 anos. Eles diminuíram as dietas a seis padrões: Alimentos Saudáveis; Produtos Gordurosos; Doces e Sobremesas; Carnes, Frituras e Álcool; Cereais Matinais e Grãos Refinados.

Num geral, comparado a pessoas que comem alimentos saudáveis, homens e mulheres nos seus 70 anos que comem alimentos com alto teor de gordura ou muitos doces e sobremesas têm um risco de morte 40% maior.

Mesmo após o ajuste para fatores de risco como sexo, idade, raça, educação, atividade física, tabagismo e consumo calórico total, os padrões alimentares “Produtos Gordurosos” e “Doces e Sobremesas” ainda mostraram um maior risco de mortalidade do que o padrão de alimentos saudáveis.

O nome do grupo normalmente tem a ver com a quantidade de calorias ingerida de apenas um grupo de alimentos. O grupo “Doces e Sobremesas” tira 25,8% de sua energia total de doces. O “Grãos Refinados” tira 24,6% de sua energia total de grãos refinados. O grupo de “Cereais Matinais” tira 19,3% de sua energia total de cereais, e o grupo “Produtos gordurosos” tira 17,1% de sua energia total de alimentos lácteos com alto teor de gordura.

Os seis padrões de consumo alimentar são:

“Alimentos Saudáveis”: maior consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas, grãos integrais, peixe, aves e legumes. Menor consumo de carnes, frituras, doces, bebidas energéticas e gordura.

“Produtos Gordurosos”: maior consumo de sorvete, queijo, e 2% de leite e iogurte. Menor consumo de aves, produtos lácteos com baixo teor de gordura, arroz e macarrão.

“Doces e Sobremesas”: maior ingestão de donuts, bolos, biscoitos, pudim, chocolate, doces. Baixo consumo de frutas, peixes, outros frutos do mar e vegetais verdes escuros.

“Carne, Frituras e Álcool”: maior consumo de cerveja, licor, frango frito, maionese, molhos/salada, bebidas de alta densidade energética, nozes, salgadinhos, arroz, massa e gordura. Baixa ingestão de produtos lácteos com baixo teor de gordura, fibra de cereais matinais, farelo e outros cereais matinais.

“Cereais Matinais”: maior ingestão de fibra, farelo e outros cereais. Baixa ingestão de nozes, grãos refinados, vegetais amarelos escuros, e vegetais verdes escuros.

“Grãos Refinados”: maior consumo de cereais refinados (como panquecas, waffles, pães, bolos, e aveia) e carne processada (como bacon, salsicha, presunto). Baixo consumo de bebidas alcoólicas, cereais matinais e grãos integrais.[WebMD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Gethulio Reis:

    Eu como a Panicat. E ai ?

  • SANDRA BRUNHARA GONÇALVES:

    A saúde depende de nós mesmo! Primeiramente a pessoa tem que querer e ter força de vontade para fazer uma ótima alimentação, gostar de si própria e amar seu corpo!
    Não adianta fazer por uma semana uma dieta para melhorar a saúde evitando doenças indesejáveis e depois de uma semana começar tudo errado novamente? FORÇA DE VONTADE É A SOLUÇÃO!
    AME VOCE MESMA EM PRIMEIRO LUGAR!!!

  • gabriel:

    acho bom comer comida saudavel mas sem exagero, para que ficar bebendo leite desnatado –‘ vivam a vida meus caros

  • Lucas:

    “Alimentos Saudáveis”: maior consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas, grãos integrais, peixe, aves e legumes. Menor consumo de carnes, frituras, doces, bebidas energéticas e gordura.

    Quem é dessa àrea como eu da joinha!

  • ALX:

    O INDICE DE DIABETES NO BRASIL ESTA ALTISSIMO, ENTÃO CUIDADO AI GALERA. É IGUAL A MORTE, VOCE NUNCA SABE QUANDO SERA A VITIMA, O LADO BOM É Q TEM COMO EVITAR E VOCE SABE A RECEITA…

  • Lucas:

    Declaro que sou do grupo “Carnes, Frituras e alcool”, lógico que mais carne e frituras né! kkkkkkkkk

  • Miguel:

    a minha é “Alimentos Saudáveis”: maior consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas, grãos integrais, peixe, aves e legumes. Menor consumo de carnes, frituras, doces, bebidas energéticas e gordura.

    Mas como eu pratico Fisicoculturismo, eu como mais carne branca que peixe.

  • Filipe 17 anos:

    A minha dieta é baseada em frutas, verduras, legumes, peixe, …sem sal e sem açucar…

  • Marcelinho:

    Cerveja, Alcool e Bebidas com Alta densidade é meu padrão.
    Ah Batatas fritas como sobremesa.

  • gloria:

    Ñ sou radical,mas ñ gosto de carnes,adoro açucar mascavo mas controlo o consumo,eu , como verduras , legumes e grãos, peixes e pouco leite integral e queijo branco, uso azeite extra virgem pouco sal, evito produtos industrializados, tbm os refrigerantes e nada de cigarros e nada de alcool.

  • Felipe:

    Eu sou o ‘ Carne, Frituras e Álcool ‘. E vocês?

    • Carlos Machado:

      Disse tudo!

  • Patrocínio Vicente:

    Quero parabenizar a todos que lutam diariamente para através deste portal,nos fornecer todos os dias tão úteis informação muito obrigado.

Deixe seu comentário!