Remédios para a asma são tão eficazes quanto inaladores

Por , em 5.05.2011

As coisas podem ser mais simples do que são: segundo uma nova pesquisa, uma droga para asma raramente prescrita é mais fácil de usar e tão eficaz quanto o tratamento convencional com inaladores.

A asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, e causa chiado, aperto no peito, tosse e falta de ar.

Os pesquisadores britânicos descobriram que comprimidos chamados antagonistas de receptores de leucotrienos (LTRAs, na sigla em inglês) controlam a asma com sucesso, da mesma forma que inaladores de esteróides e outros inaladores usados em conjunto.

No estudo, 650 pacientes com asma crônica foram acompanhados por dois anos. Os cientistas demonstraram que os LTRAs são uma alternativa eficaz para pessoas que têm problemas em usar inaladores ou são incapazes de usá-los por causa dos efeitos colaterais.

Os pesquisadores também constataram que a adesão ao tratamento da asma melhorou em até 60% entre os pacientes que receberam comprimidos de LTRAs uma vez ao dia, pois eles não precisavam se preocupar com uso correto das técnicas de inalação.

Os LTRAs, vendidos sob as marcas Singulair (montelucaste) e Accolate (zafirlucaste), estão no mercado há muito tempo como alternativa ao inalador de esteróide comumente usado por pessoas com asma para evitar ataques. No entanto, eles são menos populares.

Os pesquisadores esperam que os novos resultados aumentem as opções tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde quando prescreverem tratamento para essa doença comum, mas que incomoda tanta gente. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Leonardo:

    Faltou falar que antagonistas de leucotrienos são várias vezes mais caros que as bombinhas com antiinflamatórios esteroidais.

    Outra coisa que faltou ser mencionada é que existem outros estudos que atribuem eficácia maior para os esteroidais.

    Esse post é pago???

Deixe seu comentário!