10 descobertas científicas pelas quais deveríamos ser gratos

Por , em 23.11.2011

O que nós, seres humanos, temos a agradecer? Muita coisa. E, no campo da ciência, alguns avanços nos ajudaram muito. Confira 10 descobertas científicas pelas quais deveríamos ser agradecidos:

1 – Vacinas

Vacinas salvam vidas. Mais de 1.000 anos atrás na China, África e Turquia, as pessoas inocularam-se com pus da varíola para se prevenir a doença. A prática se tornou viral, por assim dizer, em 1796, após o cientista inglês Edward Jenner descobrir que poderia usar o pus de uma forma mais branda de varíola para inocular a doença.

Nos séculos seguintes, os pesquisadores desenvolveram vacinas para doenças mortais como a difteria, tétano, febre tifoide, pólio e sarampo. Hoje, temos até vacinas que protegem contra o vírus do papiloma humano, que causa câncer. O próximo passo são vacinas terapêuticas, que estão sob investigação como um método de estimular o sistema imunológico em pacientes que já estão doentes com hepatite, HIV e câncer.

2 – Germes causadores de doenças

Durante os anos 1800, provas começaram a surgir de que as doenças não eram causadas por falta de ar ou geração espontânea. Acredite ou não, a ideia de que poderia haver algum tipo de “coisa” causando o contágio era controversa.

Esta controvérsia veio à tona em 1854, quando um surto de cólera atingiu o bairro Soho de Londres com fúria mortal. Nos três primeiros dias da epidemia, 127 pessoas morreram no bairro.

Dentro de semanas, o número de mortos chegou a 500. Mas o médico John Snow entrevistou famílias à procura de um fio condutor comum. Ele encontrou-o em uma bomba de água contaminada, na esquina da Broad Street. Uma vez que o punho da bomba foi removido para que os moradores não pudessem bombear a água, a epidemia parou. Foi preciso ainda vários anos para a comunidade científica aceitar plenamente que as doenças são causadas por germes.

Hoje, os surtos como a SARS (síndrome respiratória aguda grave), a gripe aviária e a gripe H1N1 têm o potencial de se tornarem globais em poucas horas. Obrigada aos epidemiologistas estudando o nível apropriado de resposta a essas ameaças.

3 – Ressonância magnética

O crânio é um osso duro de roer, por isso somos felizes que agora podemos olhar dentro dele sem precisar de uma serra. Neuroimagem é uma das tecnologias mais novas para pesquisadores e médicos.

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética (MRI) ajudam profissionais a dar uma boa olhada em tecidos moles, incluindo o cérebro. Com o advento da ressonância magnética funcional, ou fMRI, na década de 1990, pesquisadores foram capazes de observar o cérebro em ação, e descobrir que áreas tornam-se mais ativas durante várias tarefas mentais.

Ressonâncias magnéticas foram usadas para revelar de tudo, da maturidade do cérebro ao efeito de jogos de videogame violentos no cérebro adolescente. As varreduras do cérebro até já entraram como prova em julgamentos de assassinato.

4 – Microscópios

Microscópios foram essenciais para a descoberta da célula – o bloco de construção da vida como a conhecemos. E de que outra forma poderíamos assistir cromossomos se replicarem ou maravilhar-nos com o padrão de mosaico de um olho de mosquito? Sem microscópios, uma parte surpreendente de nosso mundo estaria invisível.

5 – Estudo do passado

Nossa compreensão da vida antiga na Terra através de restos fossilizados remonta ao grego Xenófanes, que, por volta de 750
a.C., reconheceu que moluscos presos em rochas em uma região montanhosa pareciam mariscos do mar.

No entanto, o campo progrediu pouco durante um longo período. No século 11, o naturalista persa, Ibn Sina, propôs uma teoria de fluidos petrificantes. Mas levou mais alguns séculos antes de fósseis e sua relação com a vida passada serem entendidos.

Agora, graças ao progresso constante da ciência, conhecemos muitos fósseis e suas histórias, que nos ajudam a compreender milhares de coisas. A foto acima é de um fóssil com mais de 120 milhões de anos. Cientistas mapearam traços de metais no fóssil para revelar padrões de pigmentação original do espécime.

6 – Telescópio Espacial Hubble

Orbitando 579 quilômetros acima da Terra e pesando até dois elefantes adultos, o Hubble da NASA é um gigante entre gigantes. O telescópio concluiu cerca de 93.500 viagens ao redor do planeta, tirou três quartos de um milhão de fotografias e analisou 24.000 objetos e fenômenos celestes. A cada dia, o telescópio envia 3 a 4 gigabytes de dados para Terra, o suficiente para encher seis CDs.

Hubble tem indiscutivelmente mudado a nossa visão do universo, com realizações como uma das primeiras fotos diretas de um exoplaneta. Com uma exposição de milhões de segundos de duração, suas pesquisas revelaram as primeiras galáxias da chamada “idade das trevas”, o tempo logo após o Big Bang. A foto acima é uma imagem da Nebulosa da Águia, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble.

7 – Satélites

O primeiro satélite soviético a entrar em órbita na Terra pode ter dado medo em alguns corações em 1957, mas o mundo do século 21 agora é viciado em sua frota crescente de comunicação, navegação e sensoriamento remoto.
Satélites GPS ajudam os motoristas a encontrar o caminho da mais próxima farmácia, e guiam aviões com milhões de pessoas por todo o mundo.

As pessoas também podem ser gratas pelo rádio via satélite e a televisão via satélite, assim como todos estamos esperando a internet via satélite, carros inteligentes guiados por satélite e outras coisas. Enquanto isso, os satélites de sensoriamento nos dão, talvez, algumas das melhores vistas da Terra até à data.

8 – Grande Colisor de Hádrons

Colisões de velocidade super alta que liberam enormes quantidades de energia e poderiam revelar partículas exóticas, e até mesmo recriar as condições no universo apenas um trilionésimo de segundo após o Big Bang: isso é ciência que qualquer viciado em adrenalina pode amar.

Os segredos da matéria escura, os mistérios da partícula de Deus, e dimensões extras no universo são apenas algumas das exóticas descobertas que os cientistas estão esperando fazer com o Grande Colisor de Hádrons, que fica perto de Genebra. Façanha recente: a criação de pequenos big bangs.

9 – Busca por vida alienígena

A busca por inteligência extraterrestre (SETI), que oficialmente começou cerca de 50 anos atrás, não encontrou sinais de
homens verdes até agora. Mas ainda há muito a ser grato pelos astrônomos que escutam os sinais de rádio de sistemas estelares que poderiam ser a casa de estrangeiros.

Como um esforço de tentar entender um universo que se estende muito para além da humanidade e sua existência em um planeta rochoso, essas pesquisas nos obrigam a considerar o significado por trás de nossa existência – somos únicos, ou tem vida inteligente em outro lugar?

Alguns especialistas dizem que não vamos encontrar aliens por muitos séculos, e outros preveem que vamos encontrá-los dentro de 25 anos. A foto acima é da matriz do Instituto SETI. Esses telescópios rádios têm vasculhado o cosmos atrás de sinais alienígenas desde 2007.

10 – Dormir até tarde

Em 1999, Charles Czeisler descobriu que os relógios intrínsecos dos seres humanos têm um dia normal de 24 horas e 11 minutos. Claro, há muita variação dentro da população: alguns de nós, com relógios de curta duração, levantam cedo.

Outros dormem razoavelmente, enquanto o resto tem relógios mais lentos, dormindo e acordando mais tarde, os “noturnos”. As corujas entre nós são gratas por esta explicação, porque isso é prova de que querer dormir até tarde não nos faz preguiçosos! O problema está no ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. Qual o problema em recuperar o sono perdido? Nenhum, né?[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,80 de 5)

64 comentários

  • Francyelly:

    Gelatina..

  • Newton Sanches:

    Pena a autora não saber diferenciar invenção de descoberta.

  • Priscila Brasil:

    “Mas o médico John Snow…”
    You know nothing, Jon SnowwwwwOHHH

  • LuValli:

    O PAPEL HIGIENICO!!!

  • Alisson Ferreira:

    faltou o viagra, o q o povo mais usa rsrs

  • claudemir da silva:

    são descoberta importantes q mudaram muito nossas vidas

  • Mario:

    a melhor eu não sei mas a pior invenção é aquela que agride a moral humana.

    • John Fellipe:

      a moral humana tb é uma invenção humana.
      rs

  • Benigno Dias:

    Sou arreligioso, portanto, não estou induzido a apresentar um conceito anagógico aos eventos considerados extraodinários. Todavia, reconheço que, ora, a humanidade encontra-se no vértice de uma bifurcação, sem outras escolhas: uma vertente que leva ao niilismos (anomia total) e outra que nos empurra para uma ditadura logística ou psicossomática (domínio de corpo e mente). Esta última parece mais factível e perseguida.
    Atualmente, o que há de mais sofisticado no monitoramento individual é o verichip e, no global, pode-se afirmar que sejam a constelação de satélites ECHELON/GPS, dos Estados Unidos. União Europeia opera o Galileo; China, o Compass e a Rússia o Glonass. Porém, a eficiência destas parafernálias se restringe a quem deixa dados em operações e/ou comunicações eletrônicas. Leitoras da iris, das impressões digitais e, mais recentemente, os Estados Unidos pretendem instalar sensores capazes de identificar pessoas com base na foronomia (jeito de andar) peculiar de cada indivíduo. Nunca os governos investiram tanto em neurociências, ou em armas psicotrônicas.
    -Pesquisadores da marinha americana teriam conseguido inspirar pensamentos em seres humanos, sob influência das ondas ELFs (de baixa frequência).- A vidente Edna, da extinta União Soviética, seria capaz de enxergar quaisquer pontos na terra. -O cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, conseguiu a façanha de fazer um macaco, a partir dos EUA, mover um robô que se achava no Japão, só com a força do pensamento (telecinesia) do símio. -Máquinas que já tomam decisão conforme o pensar do operador, fruto do trabalho do professor mexicano José Contreras, dentre outros nomes. É claro que essa corrida tem um objetivo maior. Você que se julga tão inteligente, poderá ser relegado à condição de cachorrinho de cambão. Quem sobreviver, verá!
    A propósito, o homem já conseguiu produzir centenas de aparatos capazes de captar e decodificar os mais variados espectros de ondas eletromagnéticas. -Lembre-se e tenha em mente: o pensamento se propaga através de uma forma de onda! Então, fique atento: nada de papa-hóstia ou papa-dízimo, a ameaça maior à humanidade está no uso pandemônico e sagaz das neurociências associadas à eletrônica digital. E o combate ao terrorismo será um ótimo catalisador e pretexto para acelerar as pesquisas nesse campo. Comenta-se que, para localizar e eliminar o Osama Bin Laden, teriam forjado uma campanha de vacinação lá no Afeganistão, a fim de que seu DNA fosse capturado.
    Já viu, quando os bandidos que governam nosso país nos convertermos em servomecanismos sob o comando deles?

    • Marcos – DF:

      Olá Benigno !
      Muito bom seu comentário, parabéns !
      Abração

    • Toinho:

      Também gostei muito do seu comentário, as pessoas estão sendo lentamente controladas pelo governo, através desses meios de comunicação, desculpem-me os políticos honestos (se estes existirem), mas se há uma coisa que me dá ódio no governo (e talvez em toda a humanidade) é a sua ganância de poder, dinheiro.

      Na minha vida, espero ser bem sucedido no trabalho e ter um bom sustento monetário, mas para pesquisas científicas, quero descobrir as verdades do universo que Deus criou, creio que Ele nos criou para que descubramos os mistérios que Ele nos ocultou. E me parece que Deus não gosta dessa fome de poder…
      Viva à ciência!

    • Troll:

      Juro que li e tentei entender

    • Ezio Jose:

      O sujeito entra numa congregação evangélica, torna-se pastor, faz um program de rádio e dpois vai para televisão. Candidat-se e ntra para um bancada evangélica que seguiram os mesmos trilhos. Ai aparece os nomes deles como Sanguessugas e outros tantos escandâlos. Tude em nome da religião,tudo em nome de Deus.

  • Ezio José:

    Aquí é um espaço para ciência, mas, vai um versículo bíblico para aqueles que gostam:

    A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
    Romanos 14:22

    • asdsaasdsad:

      n sei pq te negativaram, pq seu comentario eh legal de ler, faz os cristãos refletirem sobre a passagem. acho q qm negativo era ateu. (n quis escreve certin)

  • Karllos Henriqque:

    lISTA FRACA, FALTOU O MIOJO

  • Felipe:

    Chuveiro elétrico!!!
    Eu pelo menos aqui do sul agradeço muito!!!

    • Troll:

      O artigo é sobre “descobertas” e não sobre “invenções”.

    • asdsaasdsad:

      e o telescopio é descoberta ou invenção…

  • CARLOS CORGA:

    Muito fraca essa matéria; as pessoas não têm nem idéia de quem inventou o transistor, ou seja, Ton Bearden ou a energia elétrica em corrente alternada, o motor de corrente alternada, alternador, controle remoto lâmpada fluorescente que é Nikola Tesla, Esses dois são os maiores inventores dos últimos tempos,

  • Chuck Norris®:

    Desodorantes e antitranspirantes também.

  • Paulo Alves do Nascimento:

    O homem inventa sem parar.
    Deus criou o homem simples e ignorante, cabe ao homem progredir até atingir a perfeição através de várias vidas.

    • du:

      Sempre a falar em deus, que criou isto e aquilo. Quero ver um post de ciência sem tocar nesse nome

    • Eu:

      Quero ver um post onde não tem alguém reclamando porque o outro tem fé em deus. Isso sim eu gostaria de ver…

    • Ezio José:

      Na Bíblia está escrito: “Tens fé? Guarde-a para ti”

    • Eu:

      E outras coisas dirá em relação a propagar a fé… eu que nem creio na bíblia.

    • Luiz Fernando:

      Se o mesmo não concorda com os princípios da ciência para que discutir num site que é direcionados a pessoas de mente-aberta e que não ficam presos em uma só teoria(criação).

    • Felipe:

      “cabe a ao homer progredir”
      Teoria da Evolução meu querido!!!
      Vaza daqui

  • marcos:

    Pra mim foi a mulher que Deus inventou p/ o homemmm;;;

  • Elizabeth:

    Agradecer por colisor de hádrons??? por busca por vida alienígena??? e outras coisas que só fazem complicar a vida no nosso planeta e nada acrescentam ao nosso bem estar?
    Sei não…

    • marcio ribeiro oliveira:

      querida elizabeth, são pesquisas como estas é que tornam possíveis descobertas que melhoram nossas vidas. o forno microondas é um bom exemplo como foi o raio x o dna ect…

    • Elizabeth:

      marcio, é que sou da opinião que devemos preservar nosso planeta. Tem muita coisa sendo feita e que em nada nos ajudará, como isso de procurar vida alienígena. Tanta gente passando fome no mundo e gastam fortunas com isso.
      Pior que isso, é que muita coisa que foi descoberta ou inventada, hoje serve para destruir a humanidade.

    • Dancer:

      Elizabeth, compreendo bem o que você quer dizer. Na escala de importância dos problemas atuais do mundo, a descoberta ou não de vida alienígena parece estar bem lá no fim da lista. Chamo atenção porém, para o fato de que você não questionou a tomografia. Hoje ela tem um papel fundamental no diagnóstico de doenças e muitos casos de câncer só são curados graças à ela que permite a detecção de um tumor ainda pequeno, quando ainda dá tempo de se fazer alguma coisa. O que talvez você não saiba é que a tomografia foi desenvolvida a partir de pesquisas que também sofreram críticas como as que você faz ao colisor de Hádrons e ao SETI. Muitas coisas que hoje facilitam nosso cotidiano tais como mouse, copiadoras, leds, xerox, lcd, óculos, microondas e um “zilhão” de outras coisas mais se originaram de pesquisas que na época ninguém sabia muito bem para que serviria. Eras apenas pesquisa científica e ponto. Mas também acho que nesta lista de apenas 10 itens algumas coisas foram omitidas para dar lugar a outras que impressionam mais o autor que a maioria das pessoas. Não que não sejam importantes, mas por que agradecer pelo Hubble antes de agradecer pela descoberta da eletricidade e da química? Pelo colisor de Hádrons antes da penicilina ou da anestesia (será que o autor consegue imaginar como era a medicina antes destas duas)? E afinal, o que tem a ver o item 10 (noites de sono) com o tópico?

    • Marcos – DF:

      Olá Dancer !
      Muito bom seu comentário ! Parabéns !
      Abraços

    • Felipe:

      Usinas hidrelétricas também poluem nosso planeta, carros movidos a combustíveis também.
      Então pq vc não compra umas velas, uma carroça e volta 200 anos no tempo? Vai ver como é bom. E você só ta comentando nesse site porque a poluição que hoje existe permite a vc fazer isso!!!

    • Lulu:

      Passam fome pq não existe controle de natalidade!!!

      Vai numa zona de miséria pra vc ver quantos não se pare nesses lugares!!!
      Em um cômodo vive em média 5 gerações de um família! Faça-me o favor!!!
      A lógica é simples: não tem recursos para prover a prole, não procrie!!!

  • Samuel:

    RAQUETE ELÉTRICA DE MATAR PERNILONGO.

    • Ezio José:

      Legal! Gosto de ouvir os estalos quando a uso. Não dá nem tempo do pernilongo colocar a viola no saco.

  • Gui Melo:

    Então, muito obrigado!

  • Ezio José:

    As descobertas são consequências das buscas incessantes que a ciência tem praticado ao longo de seus estudos teóricos. O mais importante disto tudo é que na busca de algumas respostas, a ciência acaba encontrando soluções para outros problemas diversos que precisamos, seja no quesito saúde, no conforto ou até mesmo para o próprio espírito animador coletivo ou individual.

  • Evandro:

    Totalmente questionáveis se essas coisas foram realmente boas. Gostamos delas porque convivemos com elas, e fazem parte do nosso dia-dia, de modo, que seria nada comodo para nós que já vivemos com elas, de repente, perdê-las.

    Mas por outro, a medicina por exemplo. Seus avanços fez com que eliminasse muito a seleção natural no homem. Ou seja, estamos com uma sociedade de humanos pouco resistentes naturalmente e mais propensos a doenças, alias, doenças que antes não se falava, ou muito pouco. Diminuiu absurdamente a taxa de mortalidade, o que trouxe um dos maiores problemas para a humanidade na atualidade e para o futuro (já comprometido), que é uma população muitas vezes maior do que o que poderia ser sustentável, saudável para o mundo.

    Esse tipo de discurso também está cheio daquela ‘arrogancia moderna’, de achar que os tempos de hoje são melhores do que o do passado. Que as pessoas de hoje são mais felizes do que antes do computador, celulares. Ou seja, é um discurso também muito positivista.

  • João Batista:

    Realmente são descoberta q tornaram a nossa vida bem melhor. só q essa 10ª sem duvidas é uma das melhores

  • João Batista:

    de todas as descoberta a decima com certeza é uma das melhores

    • biel:

      nao entendi, por que?

  • Instigante:

    Posso ate estar enganada, mas na foto 5, parece um graveto de arvore….

  • Jonatas:

    Todas foram muito importantes, outras faltaram na lista, de fato, mas tudo bem. Alguém dirá que só descobertas a se agradecer sejam as na questão de saúde e bem estar, mas as espaciais e atômicas são apenas uma consequência da curiozidade que acompanha a humanidade desde o início de nossos tempos. A questão levantada anteriormente, o que é “descoberta”, aí devemos adicionar a “invenção”. Como manipular o fogo foi uma descoberta, a fogueira uma invenção. Como combater as doenças uma descoberta, os métodos pra isso a invenção. Logo, o título da reportagem deveria fazer mensão a descobertas e invenções.

    • Ezio José:

      Com toda razão Jonatas. Devemos observar que cada descoberta seguida de uma invenção sempre é acompanhada de outras que vem ajudar na saúde. Um pequeno exemplo: a bomba atômica e o RX.

  • O Outro:

    É por estas e por outras que estou mesmo, mesmo a um passo de cancelar a subscrição deste site.

    De facto, que “descobertas” são estas?!

    Enfim!!!

  • Marisa:

    São estas descobertas que nos fazem perceber o quanto vale a pena insistir e investir em pesquisas.

  • Renata:

    Oq é que o GRANDE COLISOR DE HÁDRONS tem a ver com essa lista?

    Alias, seria bom deletar esse artigo e fazer outro.

    • Romário Huebra:

      Hoje ele pode parecer sem utilidade, mais um dia vc vai agredecer por ele existir.
      Quando os primeiros satélites foram lançadas as pessoas falavam a msm coisa, hoje naum conseguiriamos viver sem.

    • Álvaro:

      Não conseguir viver sem o colisor de hádrons?

  • Z3hr0_C00l:

    Que tal a ANESTESIA?

  • WILSON:

    A maior invenção que está faltando para mim seria a roda !

    • EltonPaes:

      hahaha
      Boa!

    • Eduardo:

      Criatividade é admirável… HAHAHAHAHA

    • Ezio José:

      Em qualquer borracharia você encontra uma.

    • Jonatas:

      Os preservativos são a maior invenção.

  • gloria:

    Pilula anticocpicional,preservativo, sorvete, macarrão, enbalagens plasticas, avião, antibióticos,dipirona, absorvente íntimo, botão, borracha,descoberta do fogo….todas essas coisas são tão ou mais importante q essa lista besta aí.

    • EltonPaes:

      Uma única mulher que eu goste, essa invenção é muito mais importante que essa lista besta ai!

    • Ezio José:

      Enquanto você não gostar de si mesmo essa busca será eterna. (rs)

    • Ezio José:

      Gloria!
      Um invento sobrepõe o outro.

  • 3dx:

    o q é q o sono tem a ver com descobertas científicas??

    • Ezio José:

      Creio que foi só para enfatizar a frase: “Deus ajuda quem cedo madruga”.
      Tem gente que fica dormindo em dogmas enquanto a ciência vai caminhado em passos rápidos.

Deixe seu comentário!