10 Erros bobos no currículo que podem lhe custar a vaga

Por , em 2.04.2012

Fazer um currículo parece algo relativamente simples, mas você vai se surpreender com algumas coisas bobas que podem fazer com que os empregadores não contratem você. E eles dizem ver esses tipos de erros o tempo todo. Aqui estão dez dicas para você evitar prejudicar a si mesmo da próxima vez em que for enviar um currículo:

1 – Muitos detalhes

Vários detalhes podem ficar de fora do seu currículo. Telefones demais, por exemplo – o seu celular e telefone da casa já são suficientes. Evite nomes de referência, salários por posição e endereço de empresas ou escolas. Esses dados, se necessários, vão ser solicitados posteriormente.

2 – Muito espaço em branco

Não precisa deixar o currículo tão cheio a ponto de parecer um jornal, mas um currículo de meia página pode mostrar que você não tem trabalhos suficientes ou experiências de vida. Mesmo que você nunca tenha tido um emprego, deve ter feito pelo menos um trabalho voluntário, atividades extracurriculares ou tido posições de liderança. Não apresente um currículo mostrando apenas seu objetivo.

3 – Segunda página

Não faça um currículo com duas páginas, a menos que simplesmente liste referências. Se você não conseguir fazer um currículo em até uma página, pode dar a impressão que falta capacidade de se comunicar de forma sucinta – o que está se tornando cada vez mais crucial no nosso mundo de redes sociais.

4 – Foto

Muitas pessoas cometem o erro de colocar uma foto de si mesmo no currículo, pensando que a boa aparência vai ajudar a conseguir uma entrevista. No entanto, uma empresa não pode considerar uma imagem na hora de determinar se você está ou não qualificado para a vaga. Várias empresas descartam imediatamente currículos com fotos.

5 – Dados imprecisos

Tome sempre cuidado para colocar períodos de trabalho, títulos e responsabilidades de maneira consistente e correta. Imprecisões no currículo podem causar grandes problemas em entrevistas.

6 – Fatos que distraem

Conheça a linha entre as boas informações e muita informação. Listar premiações ou vitórias desnecessárias podem causar má impressão. Certas informações causam mais distração do que adição positiva no currículo.

7 – Escola primária

Nada de colocar onde você completou seu ensino fundamental no currículo. O importante para o empregador são os graus universitários e formação profissional.

8 – Passatempos estranhos

Não coloque passatempos ou interesses estranhos em seu currículo. Há melhores maneiras de mostrar sua individualidade.

9 – Fontes bobas

Usar Comic Sans, letras coloridas ou qualquer fonte que grita “eu não sei o que estou fazendo!” é uma péssima maneira de fazer um currículo.

10 – E-mail fofinho

Nada de usar e-mails bonitinhos que você tinha na sua adolescência. Se você ainda usa florzinha_21@hotmail.com para se comunicar, é a hora de criar um e-mail profissional. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,17 de 5)

40 comentários

  • Bruno Reinoldes:

    Faltou os erros de português como gramática e pontuação.

  • Paulo Robson:

    Pessoal.
    Se eu colocar uma coisa meio estranha no email de entrevista,isso pode fazer alguma diferença na minha pontuação para um estágio?
    tipo coloquei a frase:
    Conclui meu curso de TTI e estou atrás de estágio para conclusão do curso.
    Conclui a parte teórica,mas para receber certificado tem que ter a parte prática,estágio.
    Eles já entraram em contato comigo e mandaram enviar curriculo para entrevista.
    essa frase não é muito estranha.
    Mas é a melhor empresa do ramo e tô pensando que eles podem ficar analisando até o detalhe do email..
    Se possível me ajudem..tô meio pensativo com isso..
    Grato desde já..

    • Milena Pedrosa:

      Dicas
      Reticências sempre com três pontos: …
      Espaço depois da pontuação: abacaxi, maçã, pêssego

      Escrever bem é meio caminho andado 😉

  • F4L4M3RD4:

    Bom, recebo o lote de CV e mesmo sem olhar superficialmente, separo 1/3 e jogo no lixo.
    Eu sei, vocês podem me perguntar: Não é um erro? Não poderia estar no meio daqueles currículos descartados, o profissional que a empresa procura?
    Não.
    Não, meu caro amigo.
    Não quero ninguém sem sorte trabalhando ao meu lado!
    🙂

  • Ariane Fernanda Bandeira:

    Essa matéria foi ótima e me ajudou muito, mas estou com extrema dificuldade para fazer o meu currículo, pois estou à procura do primeiro emprego e não possuo nenhuma experiência no mercado de trabalho, terminei o Ensino Médio no final do ano passado e possuo um curso Técnico em Administração de Empresas. Meu currículo coube em uma página certinha, mas sinto que está muito vazio em informações, se alguém puder me ajudar serei grata,
    Ariane Fernanda Bandeira.

  • Vini:

    Legal,

    quando começar trabalhar ja sei como sera meu curriculo ^^

  • brad:

    Matéria muito boa ! Parabéns !

  • Dai:

    O item 4, a foto, não necessariamente está errado. Muitas empresas hoje em dia levam em conta sim a aparência do candidato.
    Acho que vale a pena pensar para que tipo de vaga se está concorrendo. Por exemplo, recepcionista, vendedor(a), secretária… interessante ter foto.

    • Ivan Defaveri:

      Geralmente quando empresas abrem processos seletivos para alguma vaga,se for o caso de o currículo ter foto, eles já pedem, encaminhar curriculum com foto. Caso contrário é bom não colocar a foto.

  • Leo:

    Acho complicado uma empresa deixar de avaliar um currículo só pq ele tem foto. Claro, não tem nada a ver fotos de festas cortadas ou coisas do tipo. Mas a foto 3×4 é tranquilo. Até mesmo pq existem empresas que exigem. Seria no mínimo ignorancia de uma empresa gastar dinheiro e tempo com o processo de recrutamento / atração de pessoas para depois simplesmente deixar um currículo de lado por causa da foto. Eu trabalho com recrutamento e seleção de pessoas e pelo menos comigo, ninguém perde ponto por isso. Até mesmo por que estou interessado nas atividades, formação e experiências profissionais dos candidatos.
    O currículo com até 2 páginas é aceitável. Não pode é passar disso. Se for o caso, coloque as experiências, palestras e cursos mais importantes p o cargo em questão e se for chamado para a entrevista, ai sim pode levar um currículo mais completo.
    Concordo com os outros pontos da matéria.

    • Leandro Pereira:

      Cara, se vc olhar os processos de seleção de outras empresas, que não trabalham com gente da sua área, ia se surpreender. Já vi gente sendo renegada só por que moram na Zona Leste, darem preferência pra gente que tem sobrenome mais “bonito”, já vi currículo nem ser avaliado só por que estava escrito “curso de microinformática básica na microlins”, ou uma escola que começa com “EEPSG”. Tanto que ao invés de colocar o nome “popular” da minha universidade, eu deixei o nome completo. É melhor Universidade Nove de Julho do que Uninove, ou Universidade Bandeirantes, no lugar de Uniban.

      Concordo que existe muita gente como voce, mas tem MUITA GENTE sem bom senso!

  • Igor:

    Poxa, eu fico pensando… como as pessoas tem tanta experiencia pra encher uma página… Meu currículo só vai ter umas 5 linhas… rsrsrssrs

  • Jonvas:

    Já recebi currículo com e-mail para contato negao_tigrao@…. é dose!

    • Carolina:

      Rsrsrsr… negao_tigrao?!

      Eu acho que, caso a pessoa esteja disposta a querer uma vaga, que crie um novo e-mail! Ninguém merece receber currículos com e-mails do tipo: belezinha69; juhh2345; coelhinhaaa1…. rsrsr.

    • Tatiane:

      kkkk Nossa, negao_tigrado@…Nao dáaa neh

      Poxa!

  • Antônio:

    Dica n° 11: passe um revisor ortográfico antes de encaminhar. Sempre ajuda evitar erros bobos de grafia que podem comproneter o significado das coisas.

    • Elton:

      Então né senhor Antonio…

    • Mandel, Amom:

      Acho que você se atrapalhou “um pouco”, ou foi proposital..

  • Wesley:

    Fui lendo e comparando com o meu, está tudo ok^^

  • Wallace Silva:

    Teve um colega meu que colocou no curriculum – Nome, idade, em seguida “mulher e filho”. Pelo amor de Deus gente, quem colocaria isso em um curriculum? Nunca coloque isso! Resultado – perdeu a vaga.

  • João da cruz:

    Bastante cignificante a análise do problema, quando enviamos um currículo nos oferecndo para on trampo*, clão que em um currículo , não interessa nossas sensualidades mas, sim nossa capacidade de atuarmos é o que é mais importante, para 1uem oferecermos nossos prétimos.

    • Vívian:

      Se você cometer os erros de português que cometeu nesse pequeno trecho de comentário meu amigo… você estará descartado na hora!! (“cignificante” foi de dar dor no estômago!aff…)

    • F4L4M3RD4:

      …Então Sr João da Cruz, aguarde o nosso telefonema…

  • marcos antonio:

    Hoje em dia acho que não leem nem uma folha quanto mais duas.

    • Bel:

      Eu acho extremamente complicado fazer currículo,
      pois não tenho experiência no mercado de trabalho e
      ainda estou cursando a universidade. 🙁

    • Ana Maria:

      Se quiser eu ajudo você. Se não tem experiência profissional, coloque os dados pessoais, escolaridade … Apenas não sei como contatar vc pois este é meu primeiro comentário aqui.
      Ahhh … isso é boa ação mesmo. Não cobro nada, não quero nada em troca. Aoenas tenho facilidade para realizar este tipo de trabalho.
      De qualquer forma, boa sorte !

  • Alessandra:

    Ótima matéria, isso ajuda bastante no nosso conceito de fazer um curriculo vitae. Me contaram que tem empresas que simplesmente joga fora sem nem olhar milhares de curriculos sem ao menos lerem o que tem neles. Acho que a primeira aparencia é que manda. Quanto menos folha melhor, sim mas lembrando que é atualizado, no maximo as duas ultimas empresas, e de preferencia a estabilidade conta, experiencias extracurriculares contam dependendo do que vc quer fazer, dependendo do tipo de empresa, nao conta nada que vc fez, se nao for da area… referencia nem usa isso mais, um telefone e email no maximo. Dizem que não se pode dar muita informação pessoal em curriculo, então, so telefone e email esta de bom tamanho…Obrigado pelas informações.

  • Carlos:

    No item da foto é fundamental sim postar a foto. em certos caso na entrega do curriculum há sempre uma prévia entrevista onde dependendo de sua atuação a equipe que vai selecionar vai requerer vc e na hora escolha lembram do individuo e pedem os dados de contato e procuram o “tal de rafael” que deixo o curriculum e no fim tem mais de cinquenta com o mesmo nome e sem a foto para dar destaque vc perde a oportunidade.

    • Karen:

      Meu, é CURRÍCULO

    • Stéfani:

      Gente, ambos estão certos, currículo é português, curriculum latim!

    • Caroline Garcia:

      Esta questão de curriculum ou currículo me aflige. Primeiro, porque eu não coloco esta nomenclatura nos meus currículos. Coloco meu nome destacado no início e sigo com as informações. E depois que se o cara vai escrever em latim que escreva correto, ou seja: Já vi com dois L’s, com dois M’s… sem contar a salada de frutas “Curriculum Vital”, ou “Currículo Vitae”. Eu, particularmente, prefiro nem colocar.

  • Maurício:

    O melhor é um currículo de trás prá frente, com apenas uma página, sem foto, principalmente se você já aprontou alguma e nada de nº de documentos. Em caso de interesse, mandar pedir o currículo mais detalhado. É tiro e queda: se ninguém ligar de volta, já era.

  • Alessandra:

    Bom dia,

    Trabalho em uma consultoria em recursos humanos como consultora/headhunter e acredito que a maioria dos itens que mencionou realmente são necessários atender. Porém, o item 3 está fora de nossa realidade, uma vez que depende da vaga que estamos assessorando e da experiência de cada um. Podemos ser sucintos, mas não necessariamente faremos o currículo em uma página, se derem duas páginas com certeza não será fator para não realizarmos contratação de um candidato.
    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,
    Alessandra

  • telmo flores:

    quáquáquáquáquá, florzinha21@hotmail foi de matar, pior que tem gente que faz mesmo

  • gomes:

    gostei muito dos dez erros bobos do currículos muito bom o incentivo parabems

  • fabio de vasconcelos:

    bom dia? vai ser muito útil as informações aqui molhida para mim.

  • MAC G:

    Muito útil. Valeu.

  • Müller:

    Se usar Comic Sans o empregador capaz de te chamar na empresa, te entregar um revólver e dizer: “Nesse mundo não tem vaga para você”
    hahaha

  • Bruno Ávila:

    Um currículo objetivo, que qualquer pessoa ao pega-lo consiga rapidamente captar as informações nele contidas, e com uma estética bem profissional é fundamental. E, claro, as vezes você entrega o currículo e a empresa não te responde mais, então, tem que ser persistente e mostrar interesse na vaga. Só correndo atrás para conseguir as coisas.

  • Gustavo:

    obrigado garanto que isso irá me ajudar muito

Deixe seu comentário!