10 armas antigas fabulosamente estranhas
A humanidade sempre lutou, e talvez sempre vá lutar em guerras. E para isso, precisamos de armas. Usando qualquer tipo de ajuda disponível, o homem construiu ferramentas para destruir seus inimigos. Toda nação teve armas únicas em seus exércitos.
Hoje, quando falamos sobre armas antigas, automaticamente pensamos em espadas, lanças, martelos e machados. Mas existem algumas que são diferentes da norma. Confira:
10 – Porrete
Usado pelos Maoris da Nova Zelândia, essa arma de aparência simples, mas muito sólida, foi construída com jade do tipo nefrite. Estranhamente, os Maoris usavam um porrete de 30 a 50 centímetros para socar ou arremessar, ao invés de bater de cima para baixo como era mais frequentemente usado.
Para o povo, ele era uma arma muito espiritual. Os porretes ganhavam nomes e eram passados de geração para geração. Eles até acreditavam que o objeto continha mana (força espiritual) por natureza.
Eles eram um símbolo de liderança e devidamente venerados. Quando um considerado importante era perdido, a tribo fazia grandes esforços para localizar e entregar ao respectivo dono.
9 – Espadas gancho
Talvez uma das mais conhecidas da lista, as espadas gancho chinesas eram frequentemente carregadas pelos – normalmente – calmos monges Shaolin do norte chinês. Lindas e artisticamente construídas, as lâminas eram curvadas até parecer um anzol, o que permitia o portador conectá-las, formando uma arma de longo alcance.
Elas eram ótimas para bloquear golpes, assim como cortar inimigos que chegassem muito perto. Uma das extremidades era em forma de lâmina, para ataques de curta distância.
As espadas tinham de um a quase dois metros e eram usadas mais pelos civis, já que o exército não as possuía.
8 – Kpinga
A kpinga era uma faca usada pelos experientes guerreiros da tribo Azande. O povo Zande era residente da Nubia, uma região africana composta pelo norte do Sudão e o sul do Egito.
A faca (também conhecida pelo apelido Hunga Munga) tinha até 60 centímetros de comprimento, e possuía três lâminas. A mais perto da mão tinha o formato dos genitais masculinos, representando o poder do homem. O alinhamento das lâminas aumentava a chance de empalar o inimigo.
Quando o portador da arma se casava, ele presenteava a família da noiva com a kpinga.
7 – Macuahuitl
O macuahuitl era basicamente um largo pedaço de madeira, em formato de espada, com lâminas de obsidiana (um vidro vulcânico) nos lados. Já que ela não tinha uma ponta, era incapaz de ser usada para perfuração.
Entretanto, os vidros laterais davam um poder cortante altíssimo. A madeira era pesada e poderosa o suficiente para ser usada como porrete, permitindo aos Astecas capturassem o adversário vivo, e o usassem nos famosos rituais de sacrífico.
Há registros de maquahuitls capazes de decapitar um cavalo, o que é impressionante, já que a cabeça do animal é muito mais forte do que a de um homem adulto.
6 – Tesoura
Essa arma de estranha aparência era usada nas arenas, pelos gladiadores do antigo Império Romano. O engraçado é que os guerreiros que a usavam nos combates eram conhecidos também como “tesouras”.
O compartimento de metal formava um longo tubo para o braço do gladiador, o permitindo bloquear, aparar e contra-atacar.
Feita de aço pesado, a tesoura media cerca de 50 centímetros. Era incrivelmente leve, pesando em torno de três quilogramas, o que permitia ser manuseada com grande velocidade. Essas características com certeza a tornaram uma das favoritas do público.
5 – Chakram
Por favor, não pense que isso é algo como um frisbee. Ao contrário, o chakram era comumente arremessado na vertical.
O círculo mortal de aço tinha em torno de 30 centímetros de diâmetro. Era extremamente afiado nas bordas, o que permitia cortar braços e pernas com facilidade.
Originário da Índia, ele foi usado extensivamente pelos famosos Sikhs. Ele podia ser amontoado e arremessado várias vezes. Um dos métodos de uso mais interessantes e complexos era rodar o chakram no dedo indicador e com um movimento do pulso arremessar a lâmina no oponente.
4 – Chu Ko Nu
Outra dos chineses, o chu ko nu é basicamente o ancestral do rifle automático. A caixa de madeira em cima da arma podia alocar dez flechas, colocadas no gatilho após a outra ser atirada.
Um fato interessante é que o último uso do chu ko nu foi nas guerras sino-japonesas, em 1894 e 1895, anos depois do surgimento das armas de fogo.
A arma podia atirar uma média de dez flechas em 15 segundos, o que é um grande avanço se comparado com os arcos anteriores. Para um feito mais mortal, as flechas eram molhadas em veneno.
3 – Ninho de Abelhas
De novo os chineses se mostram criativos, com a quarta arma deles na lista. O terceiro lugar vai para o ninho de abelhas, ou fogo voador. Basicamente, ele consiste em um estojo de madeira cheio de tubos hexagonais, que visto de frente lembra uma colmeia.
Dentro de cada tubo está uma flecha “foguete”. O sistema de fogo lança os artefatos com mais poder do que qualquer arco tradicional. Até 32 flechas podem ser lançadas do ninho, de uma só vez. Os chineses usavam milhares delas ao mesmo tempo, matando um número enorme de inimigos.
2 – Katar
A arma indiana dava ao guerreiro garras de Wolverine. O katar parece, em uma primeira olhada, uma lâmina única. Mas quando um gatilho era ativado, virava três.
O fato de ser composta por três lâminas não apenas tornava a arma mais efetiva, mas também intimidante. A posição da arma também facilitava o bloqueio de golpes.
O design diferente tinha ainda outro propósito – a lâmina tripla conseguia facilmente atravessar as armaduras asiáticas.
1 – Zhua
Apenas uma olhada nesse aparato bizarro é mais do que suficiente para colocá-lo no número um da lista. Não se engane que esta ‘mãozinha’ não serve para coçar as costas. É outra invenção dos chineses (eles são bons nisso, não?), a mão de ferro no final do zhua era capaz de penetrar e arrancar a pele dos inimigos.
Só o peso do zhua já era capaz de matar uma pessoa, mas as garras o tornavam ainda mais perigoso. Quando empunhado por um profissional, podia ser usado para derrubar soldados dos cavalos. Mas o objetivo principal da estranha ferramenta era tirar os escudos dos inimigos, deixando-os expostos à terrível mão com garras de ferro. [ListVerse]
37 comentários
5- Xena <3 usaram inclusive uma foto da série
7 – Macuahuitl
Não é vidro vulcânico, é vidro de dragão!
1 – ZHUA
muito usado para coçar as costas
Quem jogava Ragnarok deve estar familiarizado com o Katar. 🙂
ALGUNS INVENTAM ARMAS MORTAIS E OUTROS AS TRANSFORMAM E COÇADORES DE COSTAS…E O BEM E O MAL SE DIGLADIANDO CONSTANTEMENTE… QUEM VENCERÁ?
Estou vendo que não estão levando a sério esta fase de pré história em que o homem começou a usar um modo de defender-se ,e ao memso tempo usar apetrechos para a sua sobrevivência.Ao dizer que isto mais parece um seriado de televisão no minimo foi isto que aprenderam ,e hoje as coisas de base para o nosso conhecimento ,está nas nuvens,veja a arqueologia ,a história antiga ,são fatos que nos direcionam a fazer hipoteses sobre como eram os povos no limiar da sua vida. presuponhe qu hoje copiamos o modelo e nos tornamos inventor de uma maquina e daí cobram roalties pela invenção?Nem pensavam que eles teriam tanta curiosidade e desconsideração pelas suas engenhocas .Prof.DAHM
e a 9 que e a arma da xena
as armas sao muito antigas e daora
Desde o primeiro homem na terra q as armas fazem parte de seu cotidiano, primeiro os homens tentavam dominar os animais com suas armas, e conseguiam, se ñ dominavam p\ come-los dominava-os para servi-los com o passar dos tempos os homens começaram a dominar o s de sua propria espécie p\ mostrar poder usando e inventando armas c\ aparencia inofensiva, as urnas eletronicas . Os mais espertos convencem os ignorantese boçais c\ uma palavra magica”Democracia” enganando-os q é “do povo para o povo”
A Xena usava Chakram e as espadas gancho, Kabal ^^
9 – Kabal Wins.
essas armas sao muito interessantes
Os Chineses são em inventar armas de guerra,eles também utilizam pipas para lançar bombas a distancia.
a 5 é a arma da xenaa!!
graande xeena!
Amigos, a grande arma de um povo é a sua cultura. E a base dela é o conhecimento da própria língua. Assim, é bom frisar que artesanal é com “s” e não com “z”. Um abraço a todos.
sim cultura é a maior arma de um povo mas não é muito boa numa guerra
Eu não consegui entender o formato da tesoura, a foto tá muito estranha..
A tesoura e um tubo de aço,que o gradiador coloca o braço dentro dele usando como se fosse uma luva de cano longo.
Os chineses pelo o que eu sei também inventaram a pólvora.
Incrível como eles tendo inventado tantas armas ainda conseguem ter sido dominados por mongóis, europeus e japoneses (esses últimos ainda enfiaram um pau nos chineses na guerra sino-japonesa embora os chineses também terem dado um trabalho para eles).
Acho que a arma mais estranha do mundo é a capacidade que o ser humano possui para enganar as pessoas, fingir um sentimento por muito tempo, dentre outras coisas que me espantam. Nunca se conhecerá a capacidade do ser humano por completo na minha opinião.
a moderação me ama
¬¬
ta escrito no texto sim, mais não quer dizer que esta corerto
a questão do “Lucyano Valdez” é se existia conhecimento cientifico para forjar aço de forma artezanal
tem muita gente ae que pensa que ferro e aço é a mesma coisa
voce deve ser um
Essa Zhua aparece no filme “Kung-Po”, na versão com uma corrente, ao invés de cabo.
Feitos de aço, a Tesoura e o Chakran? Havia, na época, o conhecimento de se fazer aço?
Não sei, pergunta pra eles. 🙂
Os chineses já possuíam o conhecimento da fundição do aço desde o século II AEC. Não é difícil imaginar que este tenha sido difundido pelo leste asiático ao longo da história, embora tenha chegado à Europa apenas no final da Idade Média. Agora, a tesoura, sendo arma romana, acho difícil; provavelmente era de alguma liga de ferro mais leve.
a lamina esta muito bem forjada né cara, cheia de detales … sem contar que ela abre e fecha
talvez seja aço mesmo … e não um metal qualquer
O “porrete” Maori é muito bonito! Ficaria ótimo na parede da minha sala. 😀
lembrei da xena a pincesa guerreira quando vi o chackram
Não é atoa que os chineses ainda vão dominar o mundo! O__O
Concordo, mas diria que a arma do sucesso chinês é o intenso investimento na educação. Para mim, o Brasil deve espelhar-se na China quanto a este aspecto.
Na verdade o sudesso Chines esta mais no medo, lá para todos os crimes graves a sentença é simples, tiro na nuca e a familia paga a bala, corrupção é um dos crimes graves por lá, e normalmente o corrupo e o corruptor e condenado a revelia, sem julgamento, bastando ter provas do crime. o Brasil seria um dos paisses mais rico e poderoso do mundo se não fosse os corruptos. Já pessou se resolvessem fazer o mesmo por aqui, condenar a morte todos os crimes de corrupção??
A meu ver este site é de novidades cientifícas,curiosidades em geral . Fazer apologia a pena de morte para politicos corruptos pode ser perigoso para a democracia e liberdade que todos nós queremos, no entanto poderiamos,embora dificil cobrar talvez dos novos políticos que ainda não possuem vicio de cooperativismo , uma mudança no código penal e tambem na costituição,porque existe tanta brecha na lei,que qualquer crime ,mesmo com comoção popular, o criminoso responde em liberdade e quando muito cumpre um terço da pena.Dessa forma há uma revolta e insatisfação popular.Não vamos ser demagógicos, pois quando um crime afeta nossos amigos ou familiares queremos vingança na forma de justiça: que o criminoso seja privado da liberdade e cumpra os anos conforme o crime praticado, o que não ocorre. me desculpe por revidar seu comentário e aproveitar o gancho , e que sirva de consôlo é que cometi o mesmo pecado: o assunto aqui era sobre armas estranhas e interessantes.Um abraço de quem sabe, um futuro amigo..
Quando eu vi o chakram(nº5) me lembrei do filme Tron onde havia as guerras de disco.
Meu Deus! Os chineses são feras em fazer armas artezanais!
já vi o CHAKRAM no seria do da “Chena´´ que passava no canal 4
porra mano, CHena?