A pintura dentro da pintura: 10 imagens escondidas sob obras famosas

Por , em 7.03.2016

Pode parecer roteiro de filme, mas as histórias abaixo são todas reais: várias pinturas clássicas já nos surpreenderam com “segredos” ocultos por séculos, até que técnicas de restauração ou novas tecnologias revelaram algumas imagens escondidas do mundo da arte. Como:

10. The Wood Sawyers

imagens escondidas pinturas 10
Usando refletografia infravermelha, uma imagem de uma cabeça foi exposta acima do ombro esquerdo de um dos homens na pintura de Jean-Francois Millet, “The Wood Sawyers” (Les scieurs de long). Mais tarde, outras partes da imagem escondida foram completamente reveladas. Era a figura da famosa estátua francesa La Republique.

imagens escondidas pinturas 10-

Alfred Sensier, biógrafo do artista, disse que a imagem foi criada originalmente para uma determinada competição estadual. Infelizmente, Jean-Francois não ganhou o prêmio, então pintou The Wood Sawyers sobre a imagem original. Ele reutilizou a mesma tela simplesmente para economizar dinheiro.

Outros detalhes encontrados pela digitalização foram algumas partes dobradas, lágrimas e buracos escuros, provavelmente causados pelo ajustamento da tela original para o seu novo tamanho.

9. View of Scheveningen Sands

imagens escondidas pinturas 9
A pintura “View of Scheveningen Sands” foi criada por Hendrick van Anthonissen por volta de 1641 e doada ao Museu Fitzwilliam em 1873. A tela retrata uma cena inocente de pessoas reunidas em uma praia calma no inverno, aparentemente por nenhum motivo.

Um belo dia, uma estudante foi encarregada de remover um amarelecimento da pintura, e descobriu um segredo peculiar na obra. No horizonte do oceano, uma figura surgiu ao lado de uma forma que se assemelhava a uma vela. Depois de mais limpeza, conservadores encontraram uma imagem de uma baleia encalhada. A “vela” acabou por ser sua cauda.

Não havia nenhuma indicação de que a pintura de van Anthonissen tivesse uma baleia encalhada quando o museu a adquiriu. Análises posteriores sugeriram que a tinta utilizada para esconder o animal foi aplicada nos séculos 18 ou 19. Acredita-se que a baleia foi oculta porque a imagem de um animal morto era considerada ofensiva nessa época. Sem a baleia, a pintura era provavelmente mais vendável.

8. Patch Of Grass

imagens escondidas pinturas 8
Vincent van Gogh é um artista hoje muito valorizado, apesar de nunca ter colhido os frutos de seus trabalhos. Uma de suas obras mais famosas é “Patch Of Grass”, feita em Paris em 1887.

No entanto, em 2008, cientistas da Holanda e da Bélgica revelaram um retrato esquecido escondido por trás desta pintura. Enquanto a imagem final é composta principalmente de tons azuis e verdes, o retrato é feito inteiramente em marrom e vermelho.

imagens escondidas pinturas 8-

A imagem oculta foi descoberta com a ajuda de uma técnica de mapeamento de cor avançada feita com raios-X fluorescentes. Os detalhes mostram uma mulher que parece uma camponesa. Sua identidade é desconhecida.

De acordo com especialistas em arte, van Gogh reciclava bastante suas telas para economizar dinheiro, o que explica por que esta imagem permaneceu coberta e esquecida.

7. Young Woman Powdering Herself

imagens escondidas pinturas 7
O pintor George Seurat intencionalmente escondeu parte da sua pintura “Young Woman Powdering Herself”. A tela retrata uma jovem aplicando maquiagem. Ela era a modelo Madeleine Knobloch, amante de Seurat. O fundo da pintura é de um quarto com vários itens em exposição. Um desses itens é um espelho na parede que reflete um vaso de flores sobre uma mesa.

Inicialmente, Seurat pintou seu autorretrato sob o espelho. Recentemente, ficou provado que o artista acrescentou o reflexo das flores para cobrir sua própria imagem. Isso porque, antes da pintura ser exibida, Seurat supostamente pediu a opinião de um amigo. Sem saber do affair, o amigo comentou que o retrato na sala era cômico. Seurat, em seguida, decidiu cobrir sua imagem para manter seu caso extraconjugal em segredo.

6. Portrait of Don Ramón Satué

imagens escondidas pinturas 6
Um retrato inacabado de um homem em um uniforme formal foi descoberto quando cientistas digitalizaram o “Portrait of Don Ramón Satué”, de Francisco de Goya. Os detalhes da face não foram concluídos, então o homem não foi identificado. Mas isso não impediu a especulação sobre quem ele foi.

A decoração vista no uniforme só foi usada pelos homens do mais alto escalão de uma ordem de cavalaria criada por Joseph Bonaparte, nomeado rei da Espanha por seu irmão, Napoleão Bonaparte. Historicamente, apenas Joseph e 15 outros generais tinham o direito de usar este tipo de uniforme.

Joseph Bonaparte reinou de 1808 a 1813. Depois que foi expulso do poder, Goya continuou como pintor da corte para o novo rei. Logo, o artista provavelmente pintou outra pessoa sobre o homem de uniforme porque teria sido perigoso pintar alguém do antigo regime com um novo monarca no poder.

5. Retrato de Isabella de’ Cosimo I de Medici

imagens escondidas pinturas 5
Depois de alguns especialistas duvidarem da autenticidade do Retrato de Isabella de’ Cosimo I de Medici, um conservador no Museu Carnegie, em Pittsburgh, nos EUA, fez um exame detalhado da pintura do século 16. Em última análise, a obra era autêntica, mas os peritos ainda assim tiveram uma surpresa.

Através da camada superior da pintura, eles encontraram uma outra pintura com a verdadeira face da nobre italiana. Aparentemente, a imagem passou por uma reforma drástica no século 19 (uma espécie de “Photoshop”) para tornar o rosto da mulher muito mais jovem e bonito.

Durante séculos, as pessoas tinham acreditado que de Medici era daquele jeito. A pintura original revelou uma pessoa mais velha com uma cara enrugada e mãos grandes que o restaurador do século 19 decidiu mudar.
Especialistas confirmaram que a pintura escondida era a aparência real de Isabella de Medici. Eles acreditam que a tela foi alterada para torná-la mais atraente e vendável.

4. Still Life With Meadow Flowers And Roses

Van gogh_2
Desde 1974, experts têm debatido se Vincent van Gogh de fato pintou “Still Life With Meadow Flowers And Roses”. Isso porque muitos detalhes – como formato, composição e até mesmo a localização da assinatura – desta pintura não coincidem com outras obras do artista.

Com a sua autenticidade em questão, a pintura foi removida do catálogo do pintor. Foi apenas quando a imagem de dois lutadores foi descoberta sob a tela que o trabalho foi considerado um verdadeiro van Gogh. Especialistas em arte sabiam que Van Gogh já tinha feito imagens de lutadores antes e pintado sobre eles.

Depois de 10 anos de cuidadosa investigação, incluindo um estudo dos pigmentos utilizados pelo pintor, a obra foi declarada um autêntico van Gogh. O artista havia até mencionado a imagem dos lutadores em uma carta de 1886: “Esta semana eu pintei uma coisa grande, com dois torsos nus e dois lutadores”. Ele acrescentou que ficou muito contente com os resultados.

3. Madame X

imagens escondidas pinturas 3-
imagens escondidas pinturas 3
Quando a pintura de John Singer Sargent “Madame X” foi exibida pela primeira vez em 1884, tornou-se um assunto de controvérsia e desaprovação entre muitos comentaristas contemporâneos. Naquela época, a pintura foi considerada indecente porque apresentava uma dama em um vestido preto simples com uma alça caindo de seu ombro direito de uma forma sugestiva.

A mulher era Madame Pierre Gautreau, uma expatriada de Nova Orleans que era famosa por sua grande beleza na sociedade parisiense. Eventualmente, sua família humilhada exigiu que o retrato fosse removido da exibição. Com medo de que a sua pintura fosse destruída pela família Gautreau, Sargent decidiu alterar a obra para colocar a alça do vestido em seu devido lugar.

Atualmente, o retrato é exibido no Metropolitan Museum of Art, nos EUA, onde a versão anterior foi descoberta.

2. Woman at a Window

imagens escondidas pinturas 2-
Como “Madame X”, a obra “Woman at a Window” do pintor italiano Palma Vecchio foi drasticamente alterada para se adaptar às normas sexuais e morais da sociedade no momento em que foi concebida.

Uma restauração planejada revelou os segredos da pintura: a mulher, na verdade, tinha cabelo loiro. Além disso, sua mandíbula tinha sido ajustada e seus mamilos cobertos. Seus olhos, que poderiam ter sido a parte mais expressiva do retrato, também tinham sido alterados. Estas mudanças quase tornaram o retrato em uma pessoa totalmente diferente.

Na imagem original, os seios mais proeminentes, o olhar distante e a aparência geral indicam que a mulher poderia ter sido uma prostituta. Isso explica por que sua mera presença era socialmente inaceitável e a pintura teve ser alterada.

1. Mona Lisa

imagens escondidas pinturas 1
De todas as pinturas clássicas famosas, “Mona Lisa” é sem dúvida a mais conhecida. A identidade da mulher na pintura tem sido debatida durante séculos. A maioria acredita que ela era Lisa del Giocondo (ou Lisa Gherardini), a esposa de um mercador florentino.

Mas uma descoberta recente pode mudar essa crença. Dois outros retratos foram encontrados debaixo da pintura de Mona Lisa. Pensa-se que um deles pode ser a verdadeira Lisa. Pascal Cotte, o cientista francês que descobriu e reconstruiu as outras duas imagens, observou que os resultados podem destruir muitos mitos e alterar a nossa visão da obra-prima de Leonardo da Vinci.

No entanto, outros historiadores da arte ainda não estão convencidos. Eles argumentam que as imagens escondidas simplesmente mostram o processo criativo de da Vinci conforme sua pintura evoluiu a sua forma final. Até agora, representantes do Museu Louvre em Paris, onde a pintura é exibida, não comentaram publicamente sobre essa situação. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!