Pintura perdida de Leonardo Da Vinci foi encontrada

Por , em 4.07.2011

Um dos maiores gênios da história, Leonardo Da Vinci, continua nos presenteando: uma de suas obras que ficou perdida por séculos, o “Salvador do Mundo”, foi finalmente encontrada. O rosto retratado pode lembrar o de Mosa Lisa, mas não se engane: é o de Jesus Cristo, abençoando o planeta.

A história da obra é ainda obscura, pois não há nenhum registro de propriedade dela entre os séculos 17 e 19. O primeiro proprietário foi o rei da Inglaterra Charles I, seguido de seu filho Charles II. Depois disso, o destino do Salvador do Mundo se tornou um mistério.

Mas, a partir de agora, a beleza da obra será propriedade do mundo e não apenas de antigos livros de artes e história. Sua atual localização é no museu Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. A obra foi entregue ao museu há dois anos por um grupo interessado em arte que gostaria que ela fosse oficialmente examinada para confirmar sua veracidade.

Segundo um funcionário do Metropolitan, a princípio os especialistas acharam que era uma cópia da pintura de Da Vinci, pois a pintura apresentava partes escuras e camadas grossas. O que aconteceu é que ela tinha sido limpada várias vezes por pessoas sem preparo, o que ocasionou alguns danos.

Os restauradores conseguiram retirar cuidadosamente a química lesiva que estava sobre a superfície da pintura. Com isso, os pesquisadores observaram que era realmente a pintura original. Não há nenhuma dúvida: todos concordam é uma autêntica obra do brilhante Leonardo Da Vinci. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

52 comentários

  • Laísa Gomes:

    Essa pintura é uma clara alusão ao axioma hermético “O que está em cima é como o que está embaixo”, ou “Assim na Terra (representada pela esfera sobre a mão esquerda de Cristo) como no Céu (três dedos da mão direita apontando para cima)”. O gesto é praticamente o mesmo feito pela figura Baphomet, que está sempre presente no ocultismo, esoterismo, etc.

  • PAULA DENTRO:

    Mais uma tela feia de Da Vinci! Pra quem conhece sobre sua vida logo vai perceber a assintura incontestável…
    Da Vinci fez sucesso devido a vida que levava pois o mesmo era um mendigo em sua época, não tomava banho só morava de favor e tinha idéias sempre originais e surpreendentes, um grande exemplo é o helicóptero projetado por ele anos antes de sua concepção atual… Mas que suas telas parecem sempre com sua vida de mendigo… haaaaa, isso parece!

    • Rosana Oliveira:

      Só pelo nome que você inventou de si mesmo como nick, dá pra perceber o conteúdo da sua caixola e isso explica o porquê de não conseguir apreciar as obras de Leonardo: falta de capacidade, já que para apreciar arte é necessário cérebro.

  • Edinei Júnior:

    Amarante, poderia me dizer onde encontrar o livro que possui estes escritos, ou indicar um lugar onde eu encontre esta história de forma completa?

    Fica aqui meu e-mail, caso possa me ajudar: edicat_junigato@hotmail.com

  • zecaa:

    10 no trabalho

  • Carlos Alberto:

    Gostaria de saber o que indicou que o quadro é de Leonardo da Vinci? Que técnica usaram?

  • LINK:

    na verdade essa pintura é “Salvator Mundi, ou Salvador do Mundo” pintado por “Antonello da Messina (1430-1479)”.
    e não do Leonardo da Vinci

  • racionais mcs:

    muito boa a pesquisa

  • zeus:

    Rosto sem expressão,gesto indefinido,olhar frio e cruel e com uma cruz invertida nas vestes,boa coisa esse cara não representa:Se é que ele existiu…Serial killer com certeza.

  • Germana Bongliovinni:

    Nem todas as obras de Da Vinci foram descritas por Dan Brown, babies.

  • Surreal:

    Realmente, é uma pintura bastante estranha. Parece-me que a cabeça é desapropriada para o corpo da imagem, o vestuário é sem dúvida renascentista quanto ao decote e tecido e é sem dúvida o rosto o mais perturbador. O cabelo parece-me bastante feminino, o bigode muito esquisito e a boca demasiado próxima do queixo. Além disso, os olhos são ainda mais baixos e mortiços que os da Mona Lisa, cuja expressão oscila entre o desdém e o enfado. Quanto à tal cruz invertida que vêem no peito, parece-me mais duas faixas cruzadas como ornamento.
    Não é comum nos quadros religiosos antigos as figuras icónicas ostentarem a posição dos dedos da forma que está representada no quadro?

    • Laísa Gomes:

      Assim como Baphomet, essa é uma figura andrógina. No caso de Baphomet, a androginia fica evidente através do falo (masculino) e dos seios (femininos) presentes em um único ser. No caso desse Cristo, o que evidencia tal característica é a barba (masculina) e o cabelo (feminino). Obviamente essa figura não está relacionada ao divino.

  • EltonPaes:

    É esta certo que são duas obras distintas, mas prefiro mil vezes The stary night by Vicent V.G!

  • paulo:

    Foi encontrada como ? onde? Por quem?

    • joão:

      era memso isso que me lembrei a ppouco, essa imagem é muito estranha.

  • Lucas Miranda:

    o olhar não é muito agradável, tem uma cruz invertida no peito. e se olhar bem, os peitos são bem femininos (volumosos)

    • Igor:

      Que cruz filho, tá doidão??

    • Azan:

      Se lesem mais não mandavam palpites para o ar.Leonardo da Vinci era homossexual… Num raio x feito a famosa pintura mona lisa descobriram um pequeno esboço de Leonardo por detrás da original..nesta pintura Leonardo quer assimilar-se a um Deus…este homem era um génio..reparem nos olhos.. expressam o mesmo que os olhos de leonardo…..

  • João:

    lol é para rir? o dia das mentiras não foi 1 de Abril?

  • Flor de Lis:

    Da Vinci sempre nos impressionou com suas obras… acho que a humanidade ainda tem muito por descobrir nas obras deste gênio ainda incompreendido.

    • Dorival José Borges:

      Você é a [Flor de Lis] do Maranhão? rsrsrs

    • PAULA DENTRO:

      Incompreendido? De onde vc tirou isso filha ?

    • PAULA DENTRO:

      Incompreendido ? De onde vc tirou isso ?

  • likki:

    Enlouquecido!!!!! Claro q não suspeitaria de um baseado, mas é só analisar o trabalho de Da Vinci para não ver jamais aquele tipo de olhar, de expressão… E aquela bola de crsital, como dito acima,que é aquilo… Que ele estava doidão, ah, estava…

  • ALX:

    É, ATE Q FAZ SENTIDO, TEM A BOLA DE CRISTAL NA MÃO E NA ROUPA ALGO PARECIDO COM UMA CRUZ, JA QUE NÃO DA PRA VER A FOTO INTEIRA, OLHOS CLAROS… PODE SER JESUS NÉ? VAI SABER

  • ALX:

    PAPO FURADO ISSO AI… TALVES A MONALISA É A MÃE DESSE PINTOR E ESSE AI É O PAI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. FALA SERIO

  • Natália Cristina:

    Imagina quanto não deve valer uma pintura dessa encontrada só agora.

  • Alex:

    Alguém notou a ‘Bola de Cristal’?
    Notaram que as roupas são praticamente femininas mesmo para a época, isso para não falar da face que exceto por aquele bigodinho ralo também é muito feminina.
    Notaram que há claramente uma cruz praticamente de cabeça para baixo?
    E um gênio em retratar, como era Da Vinci, conferiu à imagem esse ar de desdém?

    • Ecles:

      Outro detalhe interessante são os dedos cruzados para cima lembrando muito a posição da figura de Baphomet. Mesmo que não fosse isso, no mínimo poderíamos lembrar que ele pode estar mentindo a respeito de algo.
      O povo começou a ler e vai ficar cada vez mais difícil para eles fazerem chacotas ocultas com símbolos religiosos.
      As feições femininas são para que não se esqueça a supremacia da “Mãe dos Céus” que pra eles não é Maria mas uma outra entidade.

    • Nina:

      Cruz invertida??? Desde quando uma cruz que mais parece um X pode ser chamada de invertida? Esse tipo de cruz, aliás, se chama “Cruz de Santo André”, porque o santo foi morto num artefato com essa forma. Nada a ver com cruz invertida, portanto. E os dois dedos para cima, que erradamente associaram ao Baphomet, por favor, é um símbolo manual bem antigo adotado pela Igreja Católica para abençoar. Vão ver filmagens e fotos de papas abençoando multidões etc e fazendo isso com os dois dedos da mão direita, como na pintura. Um pouco de História não faz mal algum, e um tanto mais de filtro em relação a ‘demonices’ de caçadores de bruxas também é bem saudável.
      Aliás, ao se referirem ao Baphomet, não se esqueçam que é uma figura meio humana, meio animal com dois dedos das DUAS mãos apontando uma para cima (solve) e para baixo (coagula), mpstrando a dissolução e a recomposição da matéria.

    • Maria Emilia:

      Olha Nina, eu concordo com vc em alguns aspectos, como cruz invertida, que na verdade é um x, a posição dos dedos, lembra a característica de papas e afins da igreja católica. Porém, daí vc considerar que quem pensa e ve diferente de vc é desinformado ou ignorante, há uma longa distancia. Modere-se.

    • Nina:

      Maria Emília, não é o caso de pensar diferente de mim ou não; existem algumas centenas de livros disponíveios, de várias épocas, desde a Idade Média, que tratam de assuntos assim, do tipo Baphomet. O que eu postei aqui é uam crítica à demonização de coisas sobre as quais existem preconceitos sem se enxergar a origem. Só isso. Aliás, não usei em hora alguma o termo ‘ignorante’ ou ‘desinformado’, mas sim que é bom usar um filtro quando se ouve ou lê por aí que tal ou tal coisa é do diabo ou coisa parecida.

      É muito fáci chamar os outros de alguma coisa pejorativa, e eu NUNCA faria isso aqui até porque quem se dá ao trabalho de entrar num site de ciências e curiosidades do mundo como esse aqui está buscando conhecimento e auto-aprimoramento, o que eu respeito, e muito.

    • maria emília:

      Nina, relendo os comentários, vi que fui um pouco precipitada em te julgar, desculpa,com certeza deveria estar em um daques dias que se entende tudo atravessado. Se puder, me desculpa.

  • Bruno:

    Mas quando é que o mundo se convence que a Mona Lisa é na verdade uma pintura de Cristo, que retrata o anti-cristo ? god

  • Nina:

    Não parece mesmo estilo do Leaonardo, já que ele exercia busca pela simetria em vários níveis. O rosto dessa imagem é muito irregular e assimétrico (daí a sensação desagradável de alguns comentaristas daqui, acho eu)e as linhas que sobem do nariz às sombrancelhas fazem um arco que não é característica do artista, mas de um outro pintor cujo nome me foge agora. O cabelo encaracolado e pintado de maneira artificial não combina em nada com a leveza do estilo do mestre Leonardo. Está estranho isso, apesar de um especialista ter descrito um monte de distorç~eos feitas ao longo dos anos por maus restauradores.

    • Rosana Oliveira:

      Leonardo
      sobrancelhas (sem “m”)
      distorções.

      E não, este não é o de Antonello da Messina.

  • David:

    Pode-se ver claramente traços ocultistas e “Illuminatti” na pintura dele.

    • Rosana Oliveira:

      Illuminati tem 1 “t” só, tá? É latim.
      O povo tem costume de tachar tudo de Illuminati hoje em dia.
      Achou estranho? É Illuminati.
      Achou feio? É Illuminati.
      Não foi com a cara? É Illuminati

  • EltonPaes:

    Pra mim parece o irmão da Mona lisa, o Mano Liso!

    kkk

  • hanna:

    esse só pode ser o anti cristo,credo

    • Nerdgf:

      Você pode provar o seu ponto?
      Por favor, evite ser falaciosa.

  • anderea:

    porque pinturas do leonardo da vinci parecem iguais uma as outras ….. falta de criatividade acho que não…

    • Maria Emília:

      Eu creio que existe um porque. Algo oculto. Ainda saberemos.

  • drew:

    com todo o respeito,más parece que ele fez jesus com cara após tomar um basado…heheh.

  • Zacca:

    Não me sinto bem olhando para esta pintura.

    • Maria Emília:

      Interesante, eu também não me senti nada bem olhando para ela.
      Existe algo de estranho, oculto, sei lá.

    • Ju:

      Talvez nem Da Vinci fosse capaz de explicar este ar oculto das suas obras.

    • Erto13:

      Acredito que essa sensação se deva ao fato de que sempre ouvimos falar que em suas obras havia algo oculto.

    • Maria Emilia:

      Eu creio que saberia sim.
      O que me parece, é que assim como a Mona Lisa, este também tem um ar de sarcasmo, tipo: “voces são todos tolos, pensam que estão vendo uma coisa e na realidade é outra muito diferente”.

  • OddStrikesAgain:

    Milhões de ateus agora vão odiar o grande génio da humanidade!

    • Thyago Hills:

      Não sou tão intolerante quanto você! Sei entender que arte está além do preconceito para mim. ^^

Deixe seu comentário!