10 pontes que ninguém quer atravessar

Por , em 2.06.2011

Algumas das estruturas dessa lista são consideradas as pontes mais perigosas do mundo. Outras possuem vistas magníficas – mas é necessária muita coragem para chegar perto delas. Mas todas têm algo em comum: causam arrepios e hesitações até mesmo na menos medrosa de todas as pessoas. Confira:

1 – Ponte Imortal (China)

O Monte Tai, na província Shandon, tem significado cultural e religioso há milhares de anos. É uma das cinco montanhas sagradas da China e está associada com o surgimento de nascimento e renascimento. Se você quiser ir até lá, no entanto, vai encontrar com isso: a Ponte Imortal. Essa ponte é composta por três pedras enormes e várias pequenas. Abaixo dela há um vale, e ao sul um abismo. Ninguém sabe ao certo como essas enormes rochas foram parar em seu lugar atual, mas é bastante provável que estejam assim desde a última idade do gelo.

2 – A velha ponte de Konitsa (Grécia)

Essa ponte centenária está em cima do rio Aoos, na Grécia, que fica cheio no inverno. Se você olhar cuidadosamente para o meio da ponte, verá um pequeno sino. Os moradores locais dizem que quando há vento suficiente para fazer o sino soar, é perigoso demais atravessar a ponte.

3 – Ponte de Carrick-a-Rede (Irlanda)

Carrick-a-Rede é uma ponte de corda suspensa perto de Ballintoy, Irlanda do Norte. A ponte liga o continente à ilha minúscula Carrick. Ela tem um alcance de 20 metros e fica 30 metros acima das rochas abaixo. Hoje, a ponte é principalmente uma atração turística, recebendo 247.000 visitantes em 2009. Quando está ventando, atravessá-la é uma experiência (terrível se você tiver medo de altura) emocionante.

4 – Ponte real do desfiladeiro (EUA)

A ponte é uma atração turística perto de Canon City, Colorado, dentro de um parque temático. A ponte está 291 metros acima do rio Arkansas, e deteve o recorde de maior ponte do mundo de 1929 até 2003, quando foi superada pela ponte sobre o rio Beipanjiang, na China. É uma ponte pênsil com um vão principal de 286 metros. A ponte tem 384 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, com uma passarela de madeira com 1.292 tábuas. Está suspensa a partir de torres que estão a 46 metros de altura.

5 – Ponte de corda inca (Império Inca, Peru)

As pontes de corda incas eram pontes de suspensão simples sobre cânions e desfiladeiros que forneciam acesso para o Império Inca. Pontes desse tipo eram adequadas, pois os incas não usavam transporte sobre rodas. Essas pontes foram parte integrante do sistema viário inca e são um exemplo de inovação em engenharia. Elas eram usadas com frequência para entrega de mensagens. Os incas usavam fibras naturais encontradas na vegetação local para construi-las. Essas fibras eram tecidas em conjunto a uma corda suficientemente forte e eram reforçadas com um piso de madeira. Cada lado era então ligado a um par de âncoras de pedra, e diversos cabos. Os cabos que sustentavam o caminho eram reforçados com galhos entrançados. Esse sistema era forte o suficiente para levar até os espanhóis com cavalos depois que eles chegaram. No entanto, as pontes enormes eram tão pesadas que tendiam a cair no meio, e isso fazia elas balançarem com ventos fortes. Parte da força e da confiabilidade da ponte vem do fato de que cada cabo era substituído a cada ano pelos moradores locais. Em alguns casos, os camponeses locais tinham a única missão de manter e reparar as pontes. A maior ponte desse tipo residia na garganta Apurimac, ao longo da principal estrada norte de Cuzco.

6 – Ponte Suspensa Pulau Langkawi (Malásia)

O céu se estende em torno da ponte desfiladeiro em Pulau Langkawi, que é a maior ilha do arquipélago de Langkawi, na Malásia. É suspensa a 687 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas magníficas sobre o Mar de Andamão e a ilha Tarutao da Tailândia. A vista da ponte é de tirar o fôlego – suas curvas oferecem diferentes perspectivas das paisagens. Ela é uma das pontes mais espetaculares do mundo. Tem um único cabo suspenso por apenas uma coluna de apoio. Esta coluna de 95 metros é mantida por 8 cabos de balanceamento de carga. A ponte tem 125 metros de comprimento e 1,83 metros de largura.

7 – Ponte de Ojuela (México)

A ponte de Ojuela fica a noroeste da cidade de Durango, no norte do México. A cidade é hoje conhecida como uma cidade fantasma, por causa do minério esgotado. A única estrutura sobrevivente e funcional é uma ponte suspensa, conhecida como “Puente de Ojuela” pelos moradores. A ponte original foi projetada pelos famosos irmãos Roebling, que também desenharam a ponte do Brooklyn, EUA. Na época da construção, a Ponte de Ojuela era a terceira maior ponte suspensa do mundo. Foi reconstruída recentemente pela empresa Peñoles, e a original foi demolida. Apenas os arcos principais estão em exposição.

8 – Ponte suspensa de Hussaini (Paquistão)

Conhecida como a ponte mais perigosa do mundo, a Ponte Suspensa de Hussaini é apenas uma das muitas pontes de corda precárias do norte do Paquistão. A viagem naquela região é muito difícil, e inclui pontes frágeis que atravessam montanhas, córregos e rios. Entre elas está a Hussaini, cruzando o lago Borit. Esta ponte de corda é longa e mal conservada. Muitas tábuas estão faltando, e os ventos fortes a abalam. Apesar de seu aspecto perigoso, a Hussaini é uma ponte relativamente segura e tem se tornado uma atração turística, com curiosos testando seus nervos enquanto tentam atravessá-la.

9 – Ponte sobre o rio Vitim (Sibéria)

A ponte é feita de madeira e não está em boa condição. É larga o suficiente apenas para um carro, mas tem 570 metros, por isso são precisos bons 3 minutos para atravessá-la – se você for um piloto qualificado. Se você não é tão hábil, pode encarar uma queda de 15 metros no rio Vitim, que não é nada divertida: como a ponte está na Sibéria russa, a região torna-se brutalmente fria a maior parte do ano, com temperaturas muito abaixo de zero e coberta de neve e gelo. A ponte se transforma em um pingente, sem nenhuma tração, ainda assim os locais a usam, por ser a única forma de cruzar o rio.

10 – Ponte Natural de Bryce Canyon (EUA)

A Ponte Natural, atração popular do parque nacional americano Bryce Canyon, não é na verdade uma ponte. Sua nomeação causou um alvoroço entre os geólogos porque, mesmo que a estrutura natural pareça uma ponte, é na verdade um arco. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

82 comentários

  • Marielle Araújo:

    PONTE SUSPENSA PULAU LANGKAWI (MALÁSIA)
    OBRA RIQUÍSSIMA PROJETO INCRÍVEL
    PONTE SUSPENSA DE HUSSAINI (PAQUISTÃO)
    ESTILO JOGOS MORTAIS KKK

  • O RLY?:

    a ponte de hussaini parece a ponte que tinha no crash bandicoot 1 kkk

  • marcelo:

    passar pela Ponte Do Desfiladeiro fazendo o Moonwalk…doido d+++….ai tinha q entrar para o Guiness

  • marcelo:

    Agora me respondem, como eles construiram a Ponte do Desfiladeiro (EUA),como?como?como?como eles iriam esticar akilo????

  • jessica:

    a 9 nem parece tão perigosa guando vou pescar (eu não né rss) atravesso uma mais pequena

    nds a ver a 9

    • matheus:

      vc nem deve ter certeza, por que aposto que não leu o texto, e nessa área neva e tem 570 metros, e é Quando e não guando

  • Danorton Tadeu:

    Lindas, fantásticas, devem ter todas elas uma vista maravilhosa… Eu sou bastante modesto, fico deste lado mesmo. Qua se aventurem os cortajosos.

  • Ivan:

    ESTAS PONTES SÃO BRINCADEIRAS PARA TURISTAS QUE NUNCA ANDARAM PELO INTERIOR DO BRASIL E DESCONHECEM NOSSA REALIDADE. kkkkkkk

  • Milena Karla:

    Eu queria atravessar a Ponte Real do Desfiladeiro,ela é linda!

  • cientista8:

    é… claro… “ponte turística” é sinônimo de “ponte que ninguém quer atravessar”. Vai nessa Natasha.

  • claudemir da silva:

    o mais belos são a visões em cima destas pontes como q tem gente q andam nesse resto de ponte ai do paquistão incrível!

  • Sólito:

    E quem foi o hiper corajoso que pendurou aquele sino na Ponte de Konitsa . . . sei, sei, ele foi obrigado kkkk

  • Rosane Bastos Siqueira:

    adorei esta matéria…
    Eu mesma não arriscaria em passar nestas 10 pontes!

  • clairton:

    9 – Pontes sobre o rio Vitim (Sibéria)
    Como poder ser a única forma de cruzar o rio.
    Aquela ponte nova, linda e grande do lado direito é de enfeite

  • Mario:

    se você for um piloto qualificado atravessa a 9 se for mulher, nem pensar.

    • kiddo:

      1. hahaha ! vc acha mesmo ? tenho uma amiga que é bem capaz de guiar melhor do que vc, véio !
      2. piloto qualificado atravessa “chutado”, de ré, e olhando pelo espelho !
      3. se toque ! rsrs

  • Mario:

    Faltou a ponte da aliança lá, todo mundo passa.

  • Renato:

    achei a primeira interessante deve ser algo provaçao para poder atingir a iluminação de buda ou algo assim xDD me lembrou os filmes de kung fu da decada de 70 e 80

  • Rodrigo:

    A 1° é a única que eu não arriscaria… nem a pau!

  • Jeh:

    Que vontade de atravessar algumas dessas aí, adrenalina pura!

  • adalberto leite:

    monstrinhos de plantão a verdade é que se eu estivesse ralmente em frente de uma dessas ponte eu gostaria de atravessa-la

  • CaiusSouza:

    Atravessaria a 5

  • Dig’s_ 2011:

    Tirando a 8ª ponte, as outras eu atravessava sussa… A 6ª ponte é maravilhosa e a vista parece magnifica e boa para pular de bungee jump…….

  • Lucas:

    A primeira eu tenho coragem de atravessar, e a oitava, talvez, depende da profundidade do lago, se é muito frio, se tem jacaré, piranha, ^^

  • santinha:

    adorei aver as fotos das pontes!! muitas são bonitas e outras perigosas,eu que não queria atrvessar essas pontes.

  • zlic:

    Esta foi a mais espectacular de todas:

    http://www.youtube.com/watch?v=j-zczJXSxnw

  • beneserio:

    Acho sinceramente que o titulo da materia não se justifica.

  • suzana:

    oLHAS AS PONTES SÃO MUITO INTERESSANTES, mas mais interessantes são as fotinhas de perfil de todos vcs adorei como faço pra ter a minha? Desculpem pela pergunta mas sou nova na net….

  • Dr. Laboceta:

    “A ponte representa muita coisa em nossas vidas”

  • ALX:

    REALMENTE SERIA UM DESAFIO EM TANTO,MAIS NADA QUE UMA GRANINHA NÃO NOS ENCORAJA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,DIFICIL VAI SER SAIR VIVO PRA PEGAR A GRANA DEPOIS!

    • Wanderléia:

      A mais perigosa que achei foi a Ponte suspensa de Hussaini (Paquistão).Que meda atravessar isso..Pior se cair e ñ souber nadar.O governo deveria investir numa coisa mais segura para a população.

  • vanildareis:

    Achei todas as pontes magnificas.Queria saber como foram feitas,pois sao todas perigosas.eu atravessaria,e concordo com CNTP.

  • Eu Mesmo….:

    Faltou a ponte do PONTE DO RIO QUE CAI….

  • Zé da Morte:

    A ponte 6, suspensa por uma barra e cabos, é uma belíssima e inteligente gambiarra!

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Esqueceram da PONTE HERCILIO LUZ em floripa que é uma “teta” para o desvio de verbas , estão sempre reformando e fazem mais de 20 anos que ninguém pode usar !

  • Carmen Silvia de Siqueira:

    GOSTARIA MUITO DE SABER COMO AS PONTES COM VÃOS E ALTURAS TÃO IMENSAS SÃO CONSTRUÍDAS?

    • Carmen Silvia de Siqueira:

      COMO A PONTE 4 POR EXEMPLO

  • clarice:

    affff….eu heimmmm..morro de medo de subir até num banquinho ksksksksk

  • Carlos Machado:

    essa ponta da malasia é muito fantastica!

  • EuláliaReis:

    Tirando as pontes naturais, as outras usam andaimes, cordas, etc e material da Empreiteira Macaé … È ou não é propaganda da Tal Macaé????? Me poupa Fala sério!

  • EuláliaReis:

    São realmente perigosas e com vistas espetaculares, mas eu já atravessei cada ponte? Tem uma em Bangu no Rio de Janeiro,que vc atravessa pelo cano que passa a água … Aqui no Brasil, tem cada uma … Em Petrópolis, tem ponte de madeira que mede mais de 200 metros atravessando canais!Em Magé tb atravessando para outra cidade!Pena que não fotografaram!Isso aqui está parecendo um comercial da Empreiteira Macaé … Fala sério!

  • Ameli:

    OLà! Se já teve gente que cruzou, se precisase, também cruzaria. Com um pouco de medo , mas tentaria. Tentaria só nessas feitas por mãos humanas. Naquelas formadas pela natureza, nem pensar.

  • Edilson Lima:

    Faltou a ponte JK em Brasilia! E vai cair!

    Jornal Correio Brasiliense
    Roberta Abreu
    Publicação: 20/01/2011 16:14h.

    Bombeiros interditam completamente a ponte JK por oscilações na estrutura

    O tráfego na Ponte JK está completamente interditado desde as 12h30 desta quinta-feira (20/01/2011). O movimento da pista assustou um ciclista que passava pelo local, que acabou acionando os bombeiros. Com uma equipe técnica enviada à ponte, as oscilações foram confirmadas, causando a interdição. Integrantes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Corpo de Bombeiros e um dos engenheiros responsáveis pela construção analisam a estrutura, na parte superior e inferior. A ponte continua interditada até que o laudo fique pronto.

    Segundo o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Maurício Canovas Segura, a ponte não passa por uma manutenção desde que foi inaugurada, em dezembro de 2002. Segundo ele, já existe um projeto em andamento de licitação para que a manutenção seja feita. De acordo com o diretor, algumas medidas devem ser tomadas. “Os riscos serão avaliados. Aparentemente não é nada grave, a redução da velocidade e o fim do tráfego de caminhões sanam o problema”, explicou.

    O secretário de Obras, Luiz Pitiman, garantiu que nesta semana deve ficar pronta a licitação para a manutenção da ponte. “O pedido havia sido feito pelo governador Agnelo Queiroz desde o dia 3 deste mês”, garantiu

    Uma prévia do laudo será divulgada durante uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (20/1).

    http://www.correiobraziliense.com.br…strutura.shtml

  • eduardo:

    Há uma q não foi citada… a ponte rio-niterói tb é muito perigosa… os bandidos adoram dias de engarrafamento (q é sempre)…

    • Digao:

      Com certeza essa ponte faz mais vítimas do que todas as 10 juntas

  • Jéssica:

    Ponte sobre o rio Vitim (Sibéria), é a unica forma de atravessar o rio??? e aquela ponte de ferro azul no canto da foto??? ¬¬

    • Gumercindo Barbosa (Guima da Lica):

      Da uma olhada no google ela sai em uma outra direção do desvio do rio

    • Rodrigo Paim:

      É ponte ferroviária. Já a da matéria é a unica para os outros meios de transporte.

  • darlene:

    caraca eu não atravesso não

  • marcos:

    faltou a ponte para a morte essa é obrigado a atravessar…

  • CNTP:

    Todas essas pontes são fáceis de atravessar e superar. Mas há pontes que a humanidade não querem ou não conseguem superar, que é a ponte do preconceito, da discriminãção, da guerra e do ódio, do racismo, e tentam chegar em algum lugar, que pelo jeito fica em lugar nenhum. É preciso mais do que coragem ou força para atravessar essas pontes, é preciso querer.

    • brian:

      muito chato seu comentario. na boa mesmo. fora do assunto total. nem adianta fazer uma falsa alegoria com pontes e preconceitos. o assunto aki é ponte fisica.

  • JUCABALA:

    Faltou a ponte da amizade.

    • Yuicki 優伊貴:

      Cê acha que a muamba vai entrar por onde???

  • NEGRINI:

    caramba, estas pontes da medo, mais sao lindas
    esta do mexico e do paquistao sao as q mais me deu medo…
    ai ai ,
    mais eu acho que atravesaria,pra sentir a emoçao…

  • Maria Emilia:

    eu apenas tiraria fotos ( e de longe) heheheh

  • Marcos- DF:

    Olá a todos !
    Deve ser legal atravessar estas pontes, ou seja lá o que forem !
    Abraços

  • Lu Senne:

    Não conseguiria chegar nem perto da ponte 8, além de ter medo de altura, vc obrigatoriamente tem q olhar p baixo p não pisar em falso e aí a tontura. Nem por um milhão de dólares. Qto às outras, acho q daria p passar.

  • edu:

    A 1 é considerada ponte? Liga o que a onde?

    • Digao:

      Eu fiquei com a mesma dúvida. Vi parede de um lado, parede de outro, e não entendi porque aquilo se chama ponte.

    • Ivan:

      Na verdade são aquelas pedras, que ligam um lado ao outro…

  • Ivan:

    Pessoal, vamos evitar as contradições!
    A descrição da ponte número 8 começa: “Connhecida como a ponte mais perigosa do mundo”, e termina com “Apesar de seu aspecto perigoso, a Hussaini é uma ponte relativamente segura”. Como assim???

  • Eduardo Sganzerla:

    Já passei na Carrick-a-bridge (3) e não tem nada de mais, é super segura, a ponto é fixada com 4 cabos de aço de +- 10cm de espessura cada um… Com vento ela fica em curva no meio, mas nada demais… Mas muita gente se mata de medo lá hehehe

  • CristianoR:

    Façam pontes e não cercas…

  • RODRIGUES:

    AINDA BEM QUE NÃO MOSTRARAM AS BRASILEIRAS.

  • Natália Cristina:

    Eu não passaria nem ferrando nessas pontes que bala~ça
    como a 8,5,3 D:

  • David Sousa:

    O que eu ia dizer o Luiz já disse por mim…

  • sandinho:

    EXISTE UMA PONTE QUE NÃO FOI CITADA, ELZA É MUITO ESTREITA PORÉM FIRME E CONFIANTE: CRISTO, A PONTE QUE UNE O HOMEM A DEUS.

    • Márcio:

      Affff… Sempre tem um…

  • tiago:

    Tai uma coisa para as agencias de turismo – Levar turistas pelo mundo conhecendo lugares inospetos

  • Kátia:

    Gostei muito das pontes mas, não teria coragem de atravessar essas de cordas bjssssssssss.tchauuuuuu

  • Max Diniz Cruzeiro:

    Todas as pontes são elos para um futuro.

  • VILMA QUITERIA:

    wilson queiroga, pois vai atravessar sim (cedo ou tarde, lhe garanto) kkk

  • Luiz:

    A número 9 tem uma bela ponte moderna paralela no lado direito. Não creio que essa é a unica forma de cruzar o rio…

    • Rodolfo:

      Não entendi a ponte 8.. ela é ou não é segura?
      No começo fala que é conhecida como a mais perigosa do mundo e depois fala que é relativamente segura…

    • Eduardo Sganzerla:

      Aparentemente a ponte do lado é para trens…

    • Digao:

      A ponto a que você se refere é para trens. E não me parece tão moderna assim.

  • WILSON QUEIROGA:

    A única ponte que não quero atravessar é a ponte da vida para a morte !

    • Marcelo Ribeiro:

      Infelizmente é a única que TODOS NÓS certamente vamos atraverssar!

    • André:

      Inevitavelmente

    • Lucas:

      A menos que você tenha a Pedra Filosofal

  • TrueLogic:

    Se eu tivesse dinheiro eu iria…

Deixe seu comentário!