10 razões pelas quais os tubarões brancos são incríveis

Por , em 23.06.2010

O tubarão branco é considerado um dos animais mais assustadores da Terra – e isso não tem apenas um motivo, mas dez. Confira 10 razões pelas quais os bichões são verdadeiras máquinas do terror:

1 – Eles são enormes:

O tubarão branco é o maior tubarão carnívoro que existe. Os maiores chegam a seis metros de comprimento e pesam cerca de duas toneladas e meia.

2 – Eles podem viajar o mundo:

O mesmo tubarão pode viajar pelo Atlântico, Pacífico, Índico, agüenta o frio das águas da Antártica e o calor das águas tropicais próximas à linha do equador. Além disso, eles não nadam apenas em alto mar, mas também em águas mais rasas, procurando por vítimas (ou por uma perna de algum surfista desavisado).

3 – Eles podem matar antes mesmo de nascerem:

A matança começa antes mesmo de eles nascerem. No útero da mãe, alguns “irmãozinhos” se devoram. Quando mais de um filhote sobrevive, eles podem chegar até cinco por “ninhada”. Mas assim que nascem eles tratam de escapar rapidinho, já que a mãe pode achar que eles são o jantar. Quando ainda são pequenos, os “tubas” se alimentam de peixes, incluindo tubarões menores, mas quando crescem o “menu” pode incluir elefantes marinhos, leões marinhos e até pequenas baleias.

4 – Eles têm sentidos muito aguçados

Para encontrar suas presas mais facilmente, o tubarão branco vem “equipado” com um “focinho” alongado que tem um olfato apuradíssimo. Eles podem sentir o cheiro de sangue na água com até cinco quilômetros de distância. Os peixões também têm uma audição boa e conseguem ver cores, como nós. Até as presas mais “espertinhas” que tentam se camuflar não têm chance: eles podem detectar campos de eletricidade que os músculos da vítima geram, através de uma estrutura chamada ampola de Lorenzini, uma rede de canais que fica em volta da cabeça do tubarão.

5 – Eles formam gangues cheias de “leis”

Os tubarões se juntam para caçar. Os tubarões maiores são hierarquicamente superiores aos menores e as fêmeas estão acima da hierarquia, sendo as “chefonas”. Para saber quem é o superior, os tubarões nadam lado a lado, se comparando. O bicho que perceber que perderia uma luta se encolhe e vai embora. Na hora de dividir uma presa, os tubarões espirram água com as caudas. Aquele que espirrar mais água ou que espirrar mais vezes tem prioridade sobre a refeição.

6 – Eles são caçadores muito velozes

Como têm forma de “torpedo” os tubarões “cortam a água” mais facilmente, sendo muito velozes. Eles chegam a perseguir uma presa com velocidade de até 70 km/h. Seus esqueletos também não são feitos de ossos pesados, mas de cartilagem (o mesmo material que estrutura as suas orelhas e parte do seu nariz) – isso faz com que eles possam fazer curvas mais rapidamente do que outros animais marinhos.

7 – Eles não são assassinos de sangue-frio. Não completamente.

Para poder suportar diversas temperaturas de água e para caçar presas mais ágeis (como leões marinhos), os tubarões brancos desenvolveram uma forma de manter a temperatura do corpo mais quente do que a água ao seu redor. Uma estrutura de veias localizada uma em cada lado do corpo do bichão conserva o calor, aquecendo o sangue arterial que é mais frio com o sangue venoso. Esse mecanismo deixa certas partes do corpo do tubarão mais quentes (como o cérebro) e deixa as nadadeiras e o coração na temperatura do mar. Esse mecanismo faz com que o tubarão possa explorar águas muito frias em busca de presas, mas, por conseqüência, eles precisam comer mais para ter energia e fazer essa estrutura funcionar.

8 – Eles são estrategistas

Assim que encontram seu lanche, o tubarão adota uma estratégia para surpreender a presa: ele nada por baixo do outro bicho, para que ele não o veja. Como eles têm as costas cinza eles conseguem “se camuflar” na areia do fundo do mar. Eles também são conhecidos por atacar antes do nascer do sol, quando são ainda mais difíceis de ver na água. Assim que “miram” a presa, eles investem em um ataque feroz, que pode resultar naquelas famosas cenas de um tubarão saltando para fora da água com um bichinho inocente em sua boca.

9 – Eles têm uma mordida afiada

Apesar da sua mordida não ser muito forte (os tubarões brancos não têm grandes músculos no maxilar, suas cabeças são muito estreitas) o que torna a mordida do tubarão branco letal são os dentes afiados e serrilhados. Eles chegam a ter 3 mil dentes “lâminas triangulares”, algumas chegando a ter 6 centímetros de comprimento. Assim que conseguem capturar uma presa, eles sacodem a cabeça, para partir o pobre bichinho em várias partes. Quando a presa é muito grande (uma baleia ou um elefante marinho) eles dão uma dentada, nadam para longe e esperam o lanche sangrar até morrer.

10 – Eles comem… gente?

De todos os ataques de tubarões contra humanos que acontecem todos os anos, os tubarões brancos são sempre responsáveis por quase metade das ocorrências. No entanto, a maioria desses ataques não é fatal. E o número de pessoas que é morta por cães todos os anos é maior do que o número de gente que morreu na boca dos tubarões brancos nos últimos 100 anos. Na verdade, somos um perigo maior para eles do que o contrário. O número desses peixões está diminuindo significativamente, por eles se prenderem por acidente em redes de pesca. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

34 comentários

  • lucas:

    assustador, intaun meu cachorrinho é mais perigoso q essa máquina mortífera armada ‘até os dentes’!

  • BD:

    Rafael, Vitor e Angelo, por favor leiam um livro de português antes de comentar, afinal, esse é um site para pessoas inteligentes, ou, no mínimo, alfabetizadas.
    Quanto à matéria, todos sabem que os tubarões só matam humanos quando se sentem ameaçados, porque, obviamente os monstros somos nós aos olhos de todos os animais.
    Obs: Pouca idade não é desculpa para escrever errado, tenho 13 anos e fiz isso sem ajuda de ninguém.

  • angelo vitor:

    vcs cupal o tubarao de tudo mais ele e irasional nao sabe o que ta fazendo nos humanos que somos cupados que estamos destruindo a area que eles vivem

    podem achar aquen quise3r de mim tenho 13 anos e gosto munto dos tubarão

  • victor:

    para mim tubaroes sao maquinas de matar e sempre seram por isso se eu vou na praia nao sismo para ir ao fundo

  • rafaelbarbosa viana:

    os tubaroes e muito perigosos tenho 10 anos e sei tudo sobre tubaroes so perguntar

    • Hermione Addams:

      Ninguém sabe tudo sobre alguma coisa.
      Ainda mais você com 10 anos.
      pfff

  • Lee:

    “mas também em águas mais rasas, procurando por vítimas (ou por uma perna de algum surfista desavisado).” tsc… não sabe o que fala, lógico que eles não procuram. por mais que seja uma piadinha esse tipo de coisa só aumenta o preconceito. se fôssemos mesmo parte da dieta deles, eles nos engoliriam, morderiam mais e mais pra aproveitar cada pedacinho, e não é (definitivamente) o que acontece 😉

    e é uma pena alguém achar que eles poderiam ser extintos, que não fariam falta a ninguém… achar que um animal, que está no topo de uma cadeia alimentar, não faria falta a ninguém é, no mínimo, inocência e/ou ignorância.

    outra, não aguento surfista falando que todos os tubarões tem que morrer! se inventassem uma corrida, um cooper ou qualquer outra coisa lá no meio da savana e um guepardo corresse atrás pra atacar, também iam querer que matassem todos eles? gente sem noção! rs

  • thailene alcantara:

    eu acho que os tubaroes tem que morre por que os tubarões mordem as pessoas e as pessoa morrem e as familías ficam muitos tristes mas eu não sei o que os outros dizem ,mas eu sei que é muito pirigozo também nunca fui lá nu fundo no mar também nunca quero ir agora eu sei que é muito pirigoso rsrsr ************** que essas pessoas tomem muitos cuidados quando entra no mar e ir lá bem para o fundo boá sorte para vcs todos

  • Cássia:

    Caro Chacal,

    eu, por fazer parte do ramo ambiental, por ter afeição, respeito e uma filosofia de vida diferente, voltada ao estilo ecocêntrico vejo o mundo biótico e abiótico de outra maneira, em harmonia.
    Pensamentos antropocêntricos se deu a Era Industrial… nem nos tempos medievais o ser humano deixou de respeitar a natureza e os seres que nela habitam. Qdo digo, que o tubarão “pensa” – deveria ter destacado antes, pois achei que todos teria a capacidade de pensar e compreender o que eu quis dizer em relação a “INSTINTO”.

    Respeito o seu modo de pensar, embora me pareça antiquado para os tempos de hj.

    Outra questão, pesquisei sobre seres humanos serem cardápio de tubarões, não vi nada do tipo. Já fui em mtoS encontros e palestras e sempre o que ouço os biólogos e professores dizerem foi o que comentei anteriormente.
    O desequilíbrio ambiental e pertubação de seu habitat tb pode ocasionar sérios problemas ecológicos e de desequilibrio em sua cadeia alimentar, talvez seja esse o caso.

  • Chacal:

    Retificando a nossa amiga que disse que o tubarão pensa!
    Eles podem ser os maiores predadores dos mares,mais daí a dizer que pensam!era só o que faltava!!!

  • Daniel Duarte L.:

    O H.S já teve comentários muito melhores. O que aconteceu? Falaram do site no Gugu ou no Ratinho? sinceramente… “LAMENTAL” o povo que se instalou aqui… só comentários estupidos. isso só reforça o que eu acho e sinto pela humanidade/sociedade.

  • Marcos:

    Cássia,
    para mim, tudo que se move no mar faz parte da dieta dos tubarões, principalmente do branco.
    Na minha opinião, dizer que ele confunde o surfista com uma tartaruga não exprime a verdade. Ele ataca porque é comida, só isso …
    Abraços

  • Marco:

    Tem um pescador contando história ai hein… ter um tubarão branco em casa só acredito vendo… huahauhauahua

  • kiddo:

    existem vários muito perigosos… cabeça chata, galha preta, galha branca, mas o mais perigoso mesmo é o do colarinho branco !
    esse não é mole não ! tá cheio lá em Brasília, no Paranoá !

  • diego:

    sao animais magnificos e como disseram na reportagem sereshumanos matam muito mais do que os pobres animais
    muitas pessoas me perguntao qual a funçao deles no ciclo marinho é muito simples imagina se houvese caçador de lixeiros e garis estariamos numa sujeira federal imaginem que o tubarao é um caminhao de lixo marinho tudo fuciona como uma engrenagem se flata uma peça ta feita a merda assim como tambem as baratas e ratos dividem s cidade com a gente se tivessemos cobras e aranhas em grande quantidade nao teriamos prblemas com esses bichos escrotos essa é minha opiniao abraços e uma boa noite

  • Diego Willrich:

    Isso da mordida do tubarão não ser forte não é verdade. Um tubarão branco pode exercer uma força de até 3 toneladas por centímetro quadrado.

  • Renato Bueno:

    É lendo esses comentários que eu tenho a certeza que vamos nos auto-destruir antes que tenhamos chance de viver com dignidade!

  • Washington Luiz Gomes F.:

    Espero que meus amigos(as) nunca se esqueçam, tbm as(os) que tem medo!
    Que nenhum animal, na face da Terra, jamais chegará aos pés da bestialidade predatória humana.
    Haja vista: Aquários e gaiolas! quanta estupidez!

  • Carlos:

    Tubarões e Seres Humanos

    Devido a quantidade de Sal que temos no corpo. Um tubarão branco ou de outra espécie arrancando um membro de um individuo pode engolir e em seguida algumas horas devido este sal que temos ele fica enjoado e depois vomita.

    Ps.: Acho que comentários inuteis e idiotas deviam ser apagados como o cabeça de aquário ai acima. Tem que melhorar esta moderação dos comentários.

  • Sucupira:

    Na costa brasileira tem incidência de tubarão branco? Se sim, acho que é rara, né-não?

  • Cássia:

    Essa é nova pra mim, rs. Vou pesquisar. Eles estão ficando espertos assim agora?! Meeeeu Deus… eu morro de medo, tenho pavor! Por isso prefiro as plantinhas, rs.

  • L:

    Cassia!

    [vo se chato/
    Li esses dias, e sim, eles procuram por pernas, fizeram uns testes, e comprovaram que o tubarão nao confundi o surfista com outro animal, ele sabe que nao é uma tartaruga, e ataca, pq sabe q ele tbm pode come kkk ^^

  • Cássia:

    Boa a matéria, porém, uma observação a fazer no 2° item, “em águas mais rasas, procurando por vítimas (ou por uma perna de algum surfista desavisado)”. Sabemos que, os seres humanos não fazem parte do cardápio natural destes animais, portanto, eles não nadam a procura de nenhuma perna, rs. O que ocorre na verdade, é que, os tubarões ao olharem de baixo os surfistas deitados de barriga pra baixo em suas pranchas com os membros exposto confundem os tubarões, eles pensam ser tartarugas marinhas e por isso os atacam. Ao perceberem que o que havia lá não era a sua “comida”, logo se retiram, mas… daí, já é tarde demais!

  • Williams:

    Já imaginaram se esse animal andasse em terra seca?!!!!!! Ainda bem que é um dos seres que não evoluiram praticamente nada…

  • Leopoldo:

    Mesmo com tudo isso, não são páreo para a inteligencia da orca:

    http://www.thaindian.com/newsportal/health/whale-can-beat-shark-in-fierce-combat_100328041.html

  • DOUGLAS:

    terrivelmente bom, suas máterias a equipe é maravilhosa. grato por vcs existirem!

  • Boraí-Gojoi:

    Principal razão pelo qual tubarões bancos são incríveis:

    Diga a eles que eles não são.

  • hp:

    e ainda tem gente que diz “o que vem de baixo não me atinge…”
    kkk..esperimenta isso entao…

  • adriano o grande:

    otima materia campeão, sou biologo e isso muito mim interessou, bota mais materias sore vida marinha. se possivel sobre algas.

  • Prof. Moisés Prado:

    Infelizmente, dantes existia filmes e documentários que retratavam o tuburão como “máquina mortífera” – um assassino em série. Mas no real, isso não existe. Todo ser vivo, usa suas estruturas evolutivas para várias razões, muitas delas – sobrevivência. Entre as mais aguçadas e a que melhor explica os ataques dos tubarões, é a proteção (defesa) e alimento. Já que na maioria dos casos, surfistas e banhista costumam não se precaver quanto seu banho no mar, deixando rastros bem pequeno de lesões, além do cheiro característico do corpo humano, além é claro, da temperatura corporea – pequenos, mas perceptível para um animal com recursos tão apurados.

  • ThiagoSperandio:

    Agora, quando nadar mais para o fundo do mar, vou ter mais medo do que está “embaixo”, onde os raios solares não alcançam… xD

  • Luiz Carlos:

    Fascinante!!!

  • Rafael:

    São 10 razões para você ficar mais paranóico quando entrar no mar hehehe

  • VAVANY COSTA:

    por mim que morriam todos assim como os dinossauros morreram
    acredito que não fariam falta a niquem, quem quer ter um destes em casa.

Deixe seu comentário!