13 carros-conceito muito estranhos

Por , em 22.11.2010

Um carro conceito, ou carro conceitual, é uma criação que serve como exercício de estilo, no qual o fabricante testa novas tendências que em breve poderão estar em carros comerciais. São as reações do público, da imprensa e da indústria que vão guiar a decisão de comercializar ou não um carro que tenha um conceito diferente. Confira 13 deles, e dê a sua opinião. Você andaria em um veículo desses?

1) P-Eco

O P-Eco foi desenhado por Jung-Hoon Kim. É um carro elétrico feito para facilitar a vida na cidade. O veículo é bem adequado a regiões desérticas, já que a falta de um teto pode se tornar um problema em outros climas. Equipado com dispositivos piezoelétricos na parte dianteira e traseira do assento do motorista, o carro começa a carregar assim que a ignição é ligada.

2) eRinGo

O eRinGo é um veículo elétrico em forma de anel. Ele tem uma roda grande em seu centro, e duas rodas médias em cada lado. Quando o carro está em movimento, as rodas laterais o ajudam a virar, e quando o carro está parado, elas lhe proporcionam equilíbrio e apoio. Um sistema de rotor/giroscópio ajuda a manter o equilíbrio na roda central. O carro possui dois lugares e dois volantes, permitindo que qualquer um dirija.

3) Peugeot Egochine

O Egochine é um veículo finalista de um concurso de design da Peugeot. Seu criador, Paolo De Giusti, diz que ele é um veículo construído para transportar uma pessoa muito auto-centrada. O carro foi concebido com uma célula combustível de hidrogênio na fuselagem, que alimenta um par de motores elétricos. O carro é inspirado no Isotta-Faschini e outros carros conceituais. Sua forma não deve ser coincidência: ele também parece ser inspirado na lâmina de barbear Gillette Fusion Power.

4) Peugeot Moovie

Esse carro seria muito útil na sociedade atual: ele certamente facilitaria o estacionamento e as manobras na cidade. O veículo foi projetado pelo designer português André Costa, em 2005, em um concurso da Peugeot. Ele tem duas rodas laterais enormes sem eixo central. Cada roda é acionada independentemente por um motor elétrico, permitindo que o Moovie gire sobre seu próprio eixo e se esprema nos pontos mais apertados de estacionamento. Para aumentar a estabilidade, as duas rodas laterais são inclinadas para dentro num ângulo de dez graus.

5) A360

O A360 foi criado pelo designer Huynh Ngoc Lan. Não é muito bonito, mas tem peculiaridades interessantes. O veículo triangular tem um teto panorâmico de vidro, e um sistema de câmera externo que proporciona informações adicionais ao condutor. O carro se move sobre três rodas esféricas, não redondas. Assim, elas não precisam se mover conforme o carro muda radicalmente de ângulo. A cabine do motorista teve que ser ajeitada; como a roda não precisa virar, a cabine é capaz de uma rotação completa. Para atender a essas funções, uma bola de controle assume o papel de volante, com funções integradas para esquerda, direita e rotação.

6) Kassou

Kassou é uma palavra japonesa que significa “Deslize”. É um veículo compacto de 3 rodas, com portas traseiras, que imita um Jet-ski ou uma moto, já que tem um banco central para duas pessoas e é controlado na frente. Os vidros grandes estão ligados a uma borracha ajustável que pode ser expandida ou contraída para melhorar a aerodinâmica. Um carro lateral pode ser adicionado ao veículo através de uma seção inferior, que também fornece uma estrutura extensível para armazenar o que interessar.

7) BMW Lovos

O carro é coberto de partículas e estruturas que quando fechadas dão uma aparência de escamas de peixes. O veículo tem 260 peças intercambiáveis idênticas em sua estrutura. Quando abertas, essas escamas funcionam como freios a ar, e mantém a sua direção para o sol, para colher energia solar. Além das escamas no corpo do veículo, 12 escamas cobrem cada uma das rodas do carro, e conforme elas giram, as escamas se retraem para criar uma aparência de turbinas. A designer Anne Forschner diz que criou o carro para chamar atenção a sua forma. A mundanidade das produções em massa é quebrada com Lovos, que encoraja os espectadores a escapar do conformismo agradável.

8 ) Aurora Safety Car

A aparência do Aurora era a última coisa em questão. O carro, criação do padre americano Alfredo Juliano, foi projetado para a segurança dos passageiros e pedestres. As características de segurança do veículo incluem: cintos de segurança (raros em 1957), pára-choques com enchimento de espuma, barras de rolar embutidas no teto, e uma coluna de direção telescópica. O pára-brisa arredondado tinha a intenção de eliminar a necessidade de limpadores de pára-brisas.

9) Mazda Nagare

O Nagare é considerado pelos seus criadores um exercício de design de automóvel natural e orgânico. Seu nome significa “Fluxo”. Ele foi projetado por Laurens van den Acker, diretor global de design da Mazda, e sua equipe, na Califórnia. As linhas do carro fluem como líquido através de seu design suave. O veículo tem um grande pára-brisas que se inclina em um ângulo muito íngreme no teto de vidro. As rodas grandes e agressivas são envolvidas por uma cavidade, que as incorpora como parte do corpo do carro.

10) Honda Fuya-Jo

Não é tão incomum carros conceituais se tornarem modelos de produção. O Japão, em especial, tem uma cultura automobilística que dá chances significativas aos veículos de conceito. Um deles é o Fuya Jo, da Honda, projetado para quem curte a emoção da vida noturna. Com um nome que significa “Cidade que não dorme”, o veículo foi concebido para permitir que os ocupantes se levantem e dancem entre o transporte de um local a outro. O interior tem um tema de boate, com um painel concebido para se assemelhar a uma mesa de DJ, e um volante em forma de mesa giratória. Como esperado, o sistema de som do carro é bastante poderoso.

11) Toyota EX-III

Criado em 1969 e exibido na Tokyo Motor Show, o EX-III é um carro conceitual a moda antiga. O carro tem um corpo grande e aerodinâmico, construído muito baixo, com uma frente pontuda, um longo capô, laterais fortemente inclinadas, traseira afilada e nenhum pára-choque. Talvez tenha um motor de turbina a gás, mas a informação não é confirmada.

12) Magnet Car

O Magnet foi desenhado por Mat˙ö Prochczka, como uma solução para o desafio de encontrar métodos mais eficientes de transporte. O veículo usa ímãs da mesma polaridade da estrada, o que torna o carro 50% mais leve. Porém, o carro é totalmente conceitual, já que estradas magnetizadas são uma ideia puramente hipotética, ainda a ser realizada.

13) 1965 Dodge

Esse caro de 1965 foi colocado em leilão em 2009. Construído para o Autorama Detroit na década de 60, por Mike e Larry Alexander, o Dodge Deora mais tarde se tornou um dos primeiros carros de brinquedo da Hot Wheels. A parte mais estranha do veículo é a falta de portas. Mas não é necessário atravessar as janelas laterais para entrar nele; a frente do carro se abre como uma planta carnívora. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

45 comentários

  • Jessé R Lopes:

    O nº 3 me lembrou o Prestobarba Mach 3, ñ sei pq!

  • Natan Bittencourt:

    Bem futurístico!

  • PsiAninha:

    Sou mais a minha bicicleta!

  • William Rox:

    Esse Peugeot Egochine eh um Mach3 ambulante!!!

  • JOSUE:

    esse ERINGO bastaria virar um tonel de oleo e pronto….

  • kati:

    Esse 3 parece um aparelho de barbear.

  • Lucas:

    todos são lindos com exessão dos numeros 8, 10, 11 e 13.
    todos são magníficos com exeção do ultimo (13)
    mas o mais importante é q alguns não poluem o meio ambiente.

    Mesmo assim o pessoal está enlouquecendo, o carro não é para ser o filho predileto do cara, é apenas para ser um meio de transporte, e o unico benefício q esses carros tem é q eles não poluem o meio ambiente.

    PS: qualquer carro sem teto aki em joinville é mesmo q jogar dinheiro fora, já q aki chove mais do q gota de chuva cai do céu.

  • Lucas:

    todos são lindos com exessão dos numeros 8, 10, 11 e 13.
    todos são magníficos com exeção do ultimo (13)
    mas o mais importante é q alguns não poluem o meio ambiente.

    Mesmo assim o pessoal está enlouquecendo, o carro não é para ser o filho predileto do cara, é apenas para ser um meio de transporte, e o unico benefício q esses carros tem é

  • katrom:

    bem gosto e que nem …. cada um têm o seu. Se esses foram os capeões imagine so os perdedores? mas fora a estética, e por causa dessas criações e que temos os carrões de hoje.
    Mesmo com todas essas tecnologias eu prefiro o meu kadett.

  • Mats:

    sou + meu fusca azul

  • Tiago ¬¬:

    prefiro meu v8

  • Joao Marcos:

    Esse HONDA FUYA-JO deve ser ótimo pra grandes
    viagens!!!!!

  • Sr. dos Carros:

    Sou especialista e designer de carros da Volkswagen. Minha opinião é que o design futurístico destes carros é excelente. Só o Dodge Deora e o Toyota EX-III deixaram a desejar.

  • ianna melo:

    Já pensou um homem e uma mulher dirigindo juntos o ERINGO? Não ia dar certo….

  • Mi:

    Entre alguns outros poderiam ter colocado o GINA da BMW.

    http://www.bmwusa.com/Standard/Content/AllBMWs/ConceptVehicles/GINA/Default.aspx

    http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_GINA

    Os carros conceitos não são necessariamente para serem ideais de beleza ou consumo, mas dentre as propostas estão os testes de novas tecnologias que nem sempre são somente para áreas automobilísticas somente.

    Filmes como Minority Report, e Eu robô usaram automóveis conceitos.

    O transporte coletivo também usufrui de tecnologias desenvolvidas com carros conceitos.

  • Pri:

    QUE OS MODELOS SÃO ESTRANHO TENHO QUE CONCORDAR, MAIS NAVE ESPACIAL???
    PUTZ, NÃO SEI, NUNCA VI UMA!

  • claudemir da silva:

    alguns modelos se parecem com naves espaciais

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Todos são uma bela porcaria. Não agrada nem a um ET.

  • Tereza:

    Curti o número 9 mas achei engraçado o arrepiadinho (número 7)

  • Altair:

    Concordo com o Zé,transporte de massa é o futuro!!!

  • Felipe:

    Belos carros. todos eles. se eu pudesse, teria um de cada.

    E José, um falso moralista

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    Este número 11 ai parece que tem uns 200 anos.

  • DimasDark:

    O Mazda é o melhor ctz e o design é muito massa

  • clarice:

    tá parecendo mais os carros do desenho animado Os Jetsons

  • eduardo:

    eu compraria, se tivesse dinheiro……

  • José:

    Transporte motorizado individual é coisa do século passado. A indústria automotiva ainda insiste em nos manter gordos e frouxos… E realmente, que carros horrorosos

  • Filippe:

    FEIOS??? ah para, achei super legais os carros!! o A360 então, meu Deus… sempre sonhei com um carro que usasse rodas esféricas… LINDOS

  • Thiago Carlos:

    O Peugeot Egochine se parece bastante com um prestobarba! kkk
    Já o BMW Lovos deve ser uma “facilidade” para lavar! Tu imagina lavar de uma por uma essas escamas!! Deus me livre !! kkkkk

  • ANILSON MARTINS:

    É muito carro feio em um pacote só !

  • samuel:

    Toyota EX-III é o própio Mach 5 do speed-racer

  • serginho:

    O magnetismo vai ser o futuro do meios de locomoção e geração de energia…aguardem.

  • Nilsao Ramos:

    É…conceito o menos feio é o 9 o MAZDA.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    Em algumas áreas a capacidade de criatividade do homem parece estar se esgotando. estes carros são feios pra caramba.

  • DORIVAL:

    ESSES CARROS CONCETUAIS, SÃO BONITOS, MAS AO MESMO TEMPO MEIO ESQUISITOS, MAS TUDO É VÁLIDO PARA MELHORAR O TRÂNSITO MALUCO DE NOSSA ERA.
    VALEU A TENTATIVA

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Hoje, estranhamos muito estes veículos, mas em futuro próximo,
    eles estarão circulando e nós estaremos bem familiarizados com
    eles. Basta lembrar da Romizeta, que era uma carro bem pequeno, a porta era pela frente, e seu apelido carinhoso era
    ” Ovo Móvel “

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Os projetistas tem realmente muita imaginação !
    Legal ver estas idéias !
    Abraços

  • Joner Vonus Yantufucker:

    P.M., quanta coisa feia junta.

  • Lucyano Valdez:

    Tudo muito redondinho, muito feio… Que bosta! Por isso, não passam de um conceito… Aliás, mau conceito…

  • Tata:

    Gostei do Magnet Car e do Peugeot Moovie

  • ElD:

    O meu uno bala não é conceito mas é um veneno.

  • vinicius:

    Porque carro conceito tem sempre que ser tão feio?

  • ni:

    Alguns poderiam ser comercializados!

  • Theman:

    3) Peugeot Egochine OOU seria Peugeot Prestobarba excel? com 5 laminas! kkkk que estranhoo

  • Alexandre S.:

    Eu andaria com todos, sem problemas, mas os que me chamaram mais atenção foram o “Mazda Nagare” e o “Peugeot Moovie”. Eu sempre gostei dos carros futuristicos, e das propostas novas que eles trazem.

  • ShadowsAV:

    Peugeot Egochine, A360 e o BMW Lovos realmente me impressionaram, só conhecia o 1965 Dodge por causa da Hot Wheels

Deixe seu comentário!