Veja 130 anos de temperaturas do planeta Terra

Por , em 5.08.2013

Como tem se alterado a temperatura da Terra? Para responder a esta pergunta, cientistas coletaram registros de mais de 1.000 estações climáticas em torno do planeta desde 1880, e combinaram essas informações com dados de satélite.

O filme acima dramatiza o resultado, mostrando 130 anos de mudanças de temperatura no planeta inteiro, em relação às temperaturas médias locais no meio dos anos 1900.

Nos mapas globais acima, vermelho significa mais quente e azul significa mais frio. Em média, a apresentação demonstra que a temperatura na Terra aumentou em cerca de um grau Celsius nos últimos 130 anos, e a maioria dos anos mais quentes já registrados ocorreram recentemente.

A mudança climática global é mais que um interesse passageiro — ela está ligada à severidade dos fenômenos meteorológicos globais e os níveis de água nas regiões costeiras. [NASA APOD, GISS, NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Brian Carvalho:

    vermelho significa mais quente e azul significa mais frio

    seria mais simples dizer que as areas em vermelho “esquentaram” e as areas azuladas esfriaram… Pq logicamente os polos não são mais quentes do que o Equador.
    Resumindo o que eu quis dizer: No fim do video podemos ver o polo norte bem avermelhado. Isso não significa que ele está mais quente do que o resto do planeta, e sim, que ele aqueceu mais do que as outras localidades.

  • Nysp:

    Sinceramente, ainda não tenho uma opinião formada sobre o debatido (mas inconclusivo) Aquecimento Global (ou a relação humana em suas causas) já que há argumentos variados entre os “prós” e “contras” essa teoria.

    Mas, pelo video, dá pra ver claramente como a região Centro-Sul do Brasil é uma das que mais passou de azul (frio) pra amarelo/vermelho (quente) recentemente e sentimos isso aqui na pele. Dá pra ver, por exemplo, como entre as decadas de 10 de 20 do Século XX, a região onde está o estado de SP, PR e MS ficou com azul bem forte, foi justamente numa época próxima em que houve a (suposta) última queda de neve na cidade de São Paulo (1918), mostrando como houve um frio mais intenso.

    E, como recentemente temos passado (pelo menos aqui no estado de SP) invernos cada vez mais curtos e raros – mesmo com a forte massa de ar polar da semana passada. Pessoas com mais idade sempre relatam como o inverno era mais rigoroso nas decadas de 60 e 70 onde, facilmente, se via pessoas usando luvas em plena luz do dia na cidade de SP, coisa raríssima de se ver nos dias atuais. Assunto bem interessante pra debates.

Deixe seu comentário!