15 terríveis monstros pré-históricos

Por , em 21.08.2010

Que Tiranossauro Rex que nada! Talvez as mais interessantes (e mais apavorantes) criaturas pré-históricas não sejam tão conhecidas. Confira essa lista com 15 terríveis monstros que não são tão famosos quando o T-Rex ou o Velociraptor:

1. Estemnosuchus:

Um dos mais bizarros animais pré-históricos. Apesar de se parecer com um dinossauro ele é um parente mais próximo dos mamíferos. Ele tinha o tamanho de um rinoceronte, um chifre sobre seu nariz e gloriosas antenas no topo de sua cabeça – na verdade eram chifres também, mas seu formato era como as “antenas” de uma girafa. Também haviam estranhos ossos saindo de suas bochechas (e ninguém ainda sabe ao certo para que elas serviam).

2. Acrophyseter:

Um parente antigo das baleias. As baleias normalmente não atacam ninguém e se alimentam de pequenos moluscos e crustáceos. Esse cara era o exato oposto – o terror dos sete mares. Ele se alimentava de mamíferos marinhos e, muitas vezes, até de tubarões. Os fósseis que revelaram os assustadores dentes do bichão foram encontrados no Peru.

3. Gigantopitecus:

Se você já ouviu falar do Australopitecus, você já pode adivinhar o que é, exatamente, um Gigantopitecus. Um primata monstruoso que andava pelas florestas da Índia e da China. Vegetariano, mas assustador do mesmo jeito, ele podia medir ate três metros de altura.

4. Epicyon:

Imagine um pitbull que tomou uma boa dose de anabolizantes. Esse era o epicyon, membro da família dos nossos companheiros cachorros. Mas os cachorros atuais são feitos para ter velocidade e resistência, enquanto esse primo tinha apenas a força bruta. Eles moravam na América do Norte, antes de serem substituídos pelos felinos Tigres Dente-de-Sabre.

5. Edestus:

Esse cara faz um Tubarão Branco parecer fofinho. O Edestus tinha sete metros de comprimento e era um dos principais predadores marinhos. Os dentes deles formavam uma “tesoura” assustadora que podia cortar praticamente qualquer criatura ao meio – mas os cientistas ainda não sabem como um Edestus velhinho (e banguela) conseguiria sobreviver.

6. Gorgonopsid:

O nome já é assustador. Eles eram os principais predadores antes do domínio dos dinossauros. Seus dentes incisivos (os caninos) são protuberantes como os de um tigre dente-de-sabre e poderiam atingir tamanhos maiores do que o de um rinoceronte.

7. Pássaro do Terror:

Cientificamente conhecidos como Phorusrhacids, eles foram, em uma época, os maiores predadores da América do Sul. Eles não conseguiam voar, mas eram muito rápidos (de acordo com cientistas, sua velocidade se comparava a de uma chita) e podiam medir até três metros de altura.

8. Madtsoia:

O pior pesadelo de quem tem medo de cobras. Apesar de apenas fragmentos da espécie terem sido recuperados, cientistas especulam que ela poderia medir cerca de 20 metros. Ela se alimentava de uma forma similar à da jibóia – quebrando os ossos da vítima para depois engolir inteiramente o animal.

9. Purussaurus:

O crocodilo gigante. Viveu na Amazônia e media cerca de 15 metros de comprimento. Na época e na região, ele era o predador mais eficiente das águas, e por bons motivos. Restos de animais cortados ao meio próximos às ossadas do purussaurus mostram sua força.

10. Entelodon:

Um porcão malvado. Ao contrário de seus parentes atuais, eles se alimentavam apenas de carne e está entre os mais monstruosos mamíferos que já existiram. Cientistas acreditam que, além de caçar, eles assustavam outros predadores e os afastavam de suas presas já mortas para se aproveitar das sobras.

11. Azhdarchids:

São parecidos com os famosos pterossauros (os mais conhecidos dinossauros voadores) e talvez tenham sido as maiores criaturas voadoras que já existiram. Eles mediam de 12 a 15 metros. Cientistas acreditam que eles não caçavam no vôo, mas se apoiavam nas asas e se alimentavam. Qualquer semelhança com o Grande Toruk, de Avatar, é mera coincidência.

12. Pulmonoscorpius:

O menor bicho da lista, mas ainda assim pode levar alguns à histeria ou causar alguns ataques cardíacos. Muito similar aos escorpiões atuais, mas poderia medir um metro. Assustado? Os cientistas não conseguem estimar o quão poderoso seu veneno seria mas, mesmo assim, posso apostar que você não gostaria de abraçar esse cara.

13. Xenosmilus:

Talvez o mais malvado felino que já andou pelo planeta. Seus restos foram encontrados na Flórida, junto com os de presas infelizes que cruzaram seu caminho. Diferente de seus primos tigres e leões, eles não caçavam quebrando o pescoço de suas presas de forma delicada e precisa. Seu estilo era mais parecido com o de dinossauros, que arrancavam grandes pedaços de carne do animal sem sorte do dia e esperavam que ele sangrasse até a morte (o que não demorava muito).

14. Megalodon:

Ele é mais conhecido, mas é tão grande e assustador que merece estar nessa lista. Similar aos grandes Tubarões Brancos de hoje, ele podia chegar a 20 metros de comprimento e pesar cerca de 60 toneladas – ou seja, seis vezes o tamanho de um T-Rex. Com um desses o filme de Spielberg seria um sucesso ainda maior (ou não, já que ninguém conseguiria ficar no cinema o filme inteiro).

15. Spinossaurus:

Quando saiu a terceira parte de “Parque dos Dinossauros” muitas pessoas reclamaram que o T-Rex amado havia sido substituído por um dinossauro “inventado”. Na verdade o Spinossaurus existe – ou existiu. Os restos do predador foram encontrados em 1915, no Egito, e o paleontólogo que os descobriu estava convencido que tinha nas mãos um amigo maior do que o Rex. Mas como os fósseis foram muito danificados em um bombardeio da Segunda Guerra Mundial, isso não pode ser provado. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

59 comentários

  • Pedro Henrique Souza Tavares:

    olha com o passarinho (pássaro do terror) eu até ficava,,eu acho que posso ficar com um…só vou pedir pra mamãe deixar né.

  • rosini:

    o 10 e loooouko

  • gloria:

    Esses deixaram de existir porque a natureza sabe se reciclar, eles comiam muito , afetavam a camada de ozônio, por isso ñ existem mais, o homem vem resistindo a natureza, tirando tudo dela p\ benefício e desperdício, os humanos ainda ñ pararam p\ pensar q os mais terríveis seres são os virus , alguns tipos de bactéria,e os fungos q ocupam pouco espaço, aumentam suas colonias em pouquíssimo tempo e tem como alimento nossa comida , nosso ar , nossa vida, tornando-nos doentes e c\ isso morremos dando a eles nossos corpos. Esses sim são os mais temíveis monstros desde a pre história,no começo de tudo eles estavam lá, permaneceram , equando um dia o último ser vivo morrer ,será deles ,os animais microscópicos.Pequeninos mas devastadores.

  • Victória:

    Num documentário que eu vi descobri que as aves do terror eram tão grandes que matavam tigres dente de sabre mais fácil que nunca!Achei ótima matéria!

  • beatriz silva:

    se vcs nau sabem o velocirrapitor consegue se estiver em grupos de 3 consegue comer o t-rex em:2:00 minutos.

    • murilo:

      errado o tiranossauro rex nao ia morrer se tivesse 3 grupos de velocirapitors por que o tiranossauro rex era o topo da cadeia alimentar entao so as veses ele morria so que por dinossauros maiores que ele

  • alexandre souza:

    eu queria que clonassem todos esses animais e soltassem em brasilia

  • Priscila:

    Eu já vi o gorgonopsid em um vídeo no youtube.E eu conheço 149 epécies de dinossauros.Gostaria de saber mais sites sobre dinossauros.

  • José Calasans:

    E tem gente por ai que está tentando desenvolver uma técnica de clonagem desses e outros bichos através de restos encontrados na natureza.Eu não duvido que consigam,que viver verá.

  • clarice:

    as ilustrações são ótimas…..mas ja pensou conviver com estes “bichinhos”!!!???

  • anomimo:

    Lucs, se vivessemos na época ds dinos como o Gabs dos anjos falou, estaríamos extintos antes de inventar a bomba nuclear.

  • anonimo:

    Legal gente, eu amo o Spinossauro e a Matdsoia,os dois podem matar um t-rex bem fácil. Mas o animal mais perigoso,assassino,feroz de todos é o HOMEM.

    • Josenias Ribeiro:

      Vai sonhando, o spino não tem força suficiente para enfrentar o t-rex, suas mandíbulas são muito fracas e ele ainda ė quadrúpede

  • ana luiza:

    as fotos desses animais são muito interesantes ,o passaro do terro me chamou a minha atenção é muito inportante conhencer animais que nem agente mesmo não conhece, gostei tambem do edestus gosto quando vejo coisas em preto e branco teve um dia na minha formatura que o fotografo tirou uma foto minha em preto e branco eu adorei aquela foto quando eu vi eu sempre fico vendo quando eu abro meu papel da sorte minha melhores amigas em 1 lugar; tacielly 2; carol 3 sammara

  • Lucas:

    eu sempre achei o espinossaurus muito mais assustador do que o meu bichinho de extimação (meu cachorro rex, mas ele é muito mais valente do q um t-rex, deveria ter colocado o nome de espinossaurus…)
    a propósito gabriel dos anjos, vc nun deve ter notado q o homem criou uma bomba chamada bomba atomica ou nuclear, vc acha q eles não exterminariam os dinassauros como fizeram os meteoros?
    MAS NÃO Q EU APROVE ISSO, MUITO PELO CONTRÁRIO, EU ACHO O SER HUMANO UMA PRAGA POR ESTAR DESTRUINDO A NATUREZA, ALÉM DE NÃO TER UM PINGO DE CONSIDERAÇÃO, ELES ESTÃO SE MATANTO EM VIOLENCIA E EM GUERRAS!

  • gabriel dos anjos:

    pessoal nao e taoa que nos nao vivemos na era dos dinossauros porque se nos vivessemos seriamos os mais fracos de todos e nao existiriamos meis porque todos seria comidos no ceu na agua e na terra

  • Ah Duvido!! | 15 Terríveis monstros pré-históricos:

    […] HYPESCIENCE linkwithin_text='Você poderá gostar […]

  • BiiaCX:

    Nossa, são LINDOS esses animais! E quando falo LINDOS não me levem a mal, mas REALMENTE acho eles lindos de tão incríveis e diferentes.

    E eu simplesmente amei esse Epicyon, foi o mais curioso e diferente do meu ponto de vista. Ainda mais para mim que sou amo qualquer animal canino, esse aí é muito fenomenal.

    Adorei essa lista!

    PS: Sobre os pássaros nem falo nada! Existe coisa mais bela do que aquela?

    A cada dia que passa eu fico boquiaberta com essa natureza!

  • Crystian:

    POW, SÓ FALTOU O CHUCK NORRIS. ELE HUMILHA TODOS AÍ.

  • socorro:

    so faltou oser mais terrivel destruidor por onde passa deixa um rastro de destruição, o homem que destroi nao para viver mais para ter, ganancia tambem mata

  • anonimo:

    o unico animal pre- historico vivo ate hoje e que causa muito medo ,e nao suporta a própria espécie, é o bicho -homem;

  • tarcio lemos:

    Esqueceram de citar o maior predador,o mais feroz,aquele que por onde passa só deixa cinzas ou destroços.dinosauro reks

  • crazydogg:

    eu gostei mais do Azhdarchids e do Epicyon, por que eu não conhecia eles(os outros eu já conhecia), muito boa essa postagem,
    seria muito legal se ainda existisse o Epicyon e eu ter uns deles aqui em casa, dai eu queria ver os meus vizinhos pulando o muro pra pegar a bola! rsrs

  • mister x:

    todos são muito loucos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    gostei muito !!

  • Everton:

    Claro Zeca! Eu sou seguidor do pastor Dawkins e tenho fé no nosso deus.
    Também concordo que as imagens acima são gravuras imaginativas, e que somente foram encontrados alguns milhões de toneladas de fragmentos ósseos que não provam absolutamente nada!
    Cadê as filmagens? Nem sequer uma única foto preto e branco? que absurdo!!!!

  • WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES – SÃO LUÍS – MA):

    Gente, livros “sagrados” até hoje não foram devidamente lidos e interpretados. O mesmo acontece com pesquisas científicas. A Bíblia é somente um desses ioncontáveis épicos que procuram tentar explciar oporquê das cosias, sem necessariamenet conseguri fazê-lo. Tudo, tudo mesmo tem sua explciaão científica. Mesmo que seja curar através da manipulação de átomos ou flutuar com a ajuda de campos gravitacionais e magnéticos. Saber explicar e manipular o processo é que são elas. Claro qe grandes animais pré-históricos existiram e sofreram mutações através dos milênios que nosso planeta possui de vida. É claro. Na época de Noé, muitas especies gigantascas nem mais existiam (ao menos, a grande maioria), Claro que num barco não cabem todas as espécies da Terra. Isso é convencionismo da religião judacia primitiva, que se achava o centro do universo. Claro, Zeca, com certeza as especulações foram feitas em cima de grandes ossadas. Nem poderia ser diferentes. Animais titânicos caminharam sobre a Terra. Negar isso é apresentar atestado de burrice. Ainda não conhecemos todas as formas de vida passadas e presentes. Radicalismo científico e religioso não nos leva a nada. O negócio é continuar sempre pesquisando e buscando. Tudo foi criado pela força maior do universo, mas seguindo ciclos e períodos por ela mesmo estabelecidos. Não acreditem fielmente e exclusivamente em textos antigos e mal redigidos.

  • Zeca:

    O Everton é cheio de comentários prontos dos kits do Pastor Dawkins e sua igreja. Boa parte, eu disse boa parte, dessas gravuras é pura imaginação em cima de uns fragmentos ósseos. Só servem pra aumentar as fantasias dos que mantém a ciência como refém.

  • Everton:

    Matheus,
    Não interessa se o Behemoth da bíblia é ou não um hipopótamo. Assim como a Arca de Noé, a Serpente do Paraíso que falava, a Terra com uma abóbada em cima, os insetos de quatro patas, os coelhos ruminantes,etc. Nunca existiu.
    Se concentre na notícia sobre os seres pré-históricos, faça um comentário relevante ao fato, e caso não saiba nada sobre o assunto, não escreva nada ou vá para um site religioso ou sobre a bíblia e poste seus comentários lá.
    Toda notícia sobre a Criação do Universo, Seres Pré-históricos, Planetas, homosexualismo, células-tronco, e outras mais que não me recordo, vem um religioso fazer um comentário fora de contexto e sem paralelo algum com a notícia.
    Eu não quero ser agressivo, mas vocês não me vêem em site católicos, evangélicos, hinduístas, fazendo comentários fora do contexto.
    Eu iniciei os comentários neste post falando sobre Behemoth e Leviatã, porque simplesmente é irritante como os extremistas religioso insistem em misturar os fatos e tentar convencer o planeta que a sua mitologia é a única verdade a ser seguida. Sim, eu sei que se não gosto não preciso ler, mas não consigo ficar obtuso.
    Perdão pelo desabafo a você e aos outros leitores. Que tenhamos somente comentários pertinentes ao assuntos dos posts.

  • Matheus:

    É só ler as supostas características do Beemute na biblía, e verá que ele não seria um Hipopotámo nem aqui, nem na China. Rs’

    Mas… Tudo bem, ótimo post Hype..

  • Val Brand:

    Em se tratando de bestas pré-históricas, esta matéria só estaria completa se alguém da Hipescience tivesse um conhecimento científico mais específico sobre a minha sogra…

  • ju:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, amei o comentário sobre o Lulassauro e da Dilma Rex, kkkkkkkkkkkkkk, alegrou meu dia esse comentário

  • ju:

    os monstros se aglomeraram lá em Brasília, lá é a capital desses terríveis e monstruosos animais, o que ainda não votar, infelizmente no Brasil votar é obrigatório, eu sei que sou eu que coloco esses monstros lá, mas primeiro devia existir uma lei de nao obrigatoriedade no voto.
    político é cada um por si e Deus por todos, uma grande sugeira,

  • ju:

    kkkkk, a Dilmassauro está tentando chegar no poder para poder destruir tudo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o Lulassauro ta apoiando a dilmassauro

  • Genivaldo:

    Talvés um fenda do tempo fosse aberta e estes monstros terríveis fossem para Brasilia fazerem medinho aos politicos.

  • vanilda:

    o assunto nao é nem sobre politica ,nem religiao,mas gente ,eu me diverti com os comentarios d voces,mas concordo com ocesar e ohappousai.

  • Orlando:

    Nao sei por que tanto se fala em feras pre-historicas se temos ainda alguns hoje. Palvez sejam piores ainda! Que tal comecarmos pela minha quase-sogra que tem poder para arrancar um coracao humano sem piedade e nao permitir que sua filha namorasse comigo???

  • Laboceta:

    se eu fosse um animal selvagem eu gostaria de ser a minha sogra

  • Murilo:

    Muito fascinante.
    Mas eu confesso que senti mais medo da presa do Epycion do que dele mesmo. xD

    Gostei mais do Entelodon. 😀

  • happousai:

    O pessoal ai so esqueceu que a materia é de seres pre-historicos, não um debate politico…

  • Cesar:

    Não sei o que tanto reclamam dos políticos. Político não chega no poder sozinho, ele chega lá pelo voto. Aquele voto que você, sua empregada, seu vizinho, e toda a torcida do Flamengo, a cada 4 anos coloca na urna.

    Querem outros políticos? Envolvam-se na política.

  • claudemir da silva:

    gostei da matéria nessa lista ai eu acho quer o unico animal existente até hoje e o escórpião

  • Crón:

    Pois é, este planeta maravilhoso já foi outrora o lugar das trevas. :p

  • Mauro:

    Tudo isso é fichinha perto do Lulassauro e da Dilma Rex. E o pior é que estes estão aí bem vivinhos e nos perturbarão por muito, muito tempo. Fazer o quê, né? Temos que aguentar os bichos.

  • Carlos:

    Esqueceram de citar o maior predador,o mais feroz,aquele que por onde passa só deixa cinzas ou destroços.
    Um ser carnívoro que além de exterminar seus oponentes, sugava-lhe todo o sangue
    O mais apavorante ser que já existiu na face do planeta, que certamente jamais em tempo algum haverá outro igual.
    O FAMIGERADO CANDIDATO.
    TODA NOITE, EM HORÁRIO NOBRE.

  • Marcos:

    Não encontrei na ilustração as características da descrição do Estemnosuchus (1): “Ele tinha o tamanho de um rinoceronte, um chifre sobre seu nariz e gloriosas antenas no topo de sua cabeça”. Se trata do animal de cor verde ou marrom?

  • Beto:

    E a Dilmasauro????????cade????????????

  • Murilo:

    Ah!Ótimo!Novamente uma pessoa “madura” incita a discussão emocionante e repetitiva de ateu militantes x crente fundamentalistas.
    Vão criar vergonha na cara, seus metidos a intelectuais da internet.
    >(

  • Alan:

    Roodney / 22.08.2010
    Francamente falando,não sei como existem pessoas que querem fazer paralelos com a ciência e a bíblia sagrada ,sendo que a mesma é um livro religioso não de Ciências,a bíblia em genesis bem como em alguns outros livros não narra de forma literal a criação mas de maneira figurativa para dizer que tudo o que existe foi criado com amor e sabedoria,e a teoria da evolução não é oposta a fé pregada pela religião,mas sim a evolução sem Deus,cada um sendo ateu ou crente(no sentido de aquele que crê independente do credo)devem se respeitar uma vez que a pauta da matéria é ciência e não religião.²
    (Falou tudo Roodney)

  • Roodney:

    Francamente falando,não sei como existem pessoas que querem fazer paralelos com a ciência e a bíblia sagrada ,sendo que a mesma é um livro religioso não de Ciências,a bíblia em genesis bem como em alguns outros livros não narra de forma literal a criação mas de maneira figurativa para dizer que tudo o que existe foi criado com amor e sabedoria,e a teoria da evolução não é oposta a fé pregada pela religião,mas sim a evolução sem Deus,cada um sendo ateu ou crente(no sentido de aquele que crê independente do credo)devem se respeitar uma vez que a pauta da matéria é ciência e não religião.

  • deka:

    Pior que a Dilmossauro e o Serrosauro não temmmmmmm…

  • gloria:

    que a história da arca é um conto da carochinha ,todos sabem,,agora…dinossauros a ciência prova através de fóceis q eles existiram.

  • Aline:

    Hoje o tal Traficantossauro também assusta bastante… mas de todos os que já existiram… certamente, eu não iria querer cruzar com aranhas gigantes…

  • Everton:

    3,
    2,
    1!
    Sabia!
    As características dos mitos de Behemoth ou Leviatã são tão esdrúxulas quanto aos insetos de quatros patas, aos coelhos ruminantes , os pássaros chamados morcegos e a serpente com laringe – para falar – da bíblia.
    E caso você não saiba, Behemot era com chamava-se o Hipopótamo por algumas tribos antigas.
    Estórias mitológicas de seres fantásticos existem no Bagavagita, nos Vedas, no Alcorão, no Torá, nas mitologias gregas, nórdicas, romanas, egipcias e nas outras centenas de livros religiosos da humanidade.

    “dois cães por exemplo podem micro evoluir para esse monte de espécie de hoje”
    Claro.! Não existe más formações genéticas, infertilidade e por acasalarem irmãos ou primos, mas ainda assim haverá variações polimorficas suficiente para alterar o DNA e gerar lobos, chiuauas, São bernardos, Collies…

    Uma espécie é considerada extinta, por muitas instituições de biologia, caso esta chegue ao número máximo de 25 indivuos, pois não haverá variações genéticas para criar descendentes sadios.

  • Moon:

    Tem coisa muito mais tensa que eles hoje em dia e Matheus:
    Behemoth não era bem um animal. Apesar de alguns dizerem que podiam ser hipopótamos a descrição de “um ser maior que qualquer outro” faz eu discordar disso. Leviathan por sua vez seria uma serpente marinha gigantesca e virtualmente indestrutível.
    Ambos esses seres são claramente maiores que a Arca (que segundo a descrição seria um pouco maior que um campo de futebol, se não me engano)e considerando que Behemoth é colocado como um ser que deve existir (sua presença no fim dos tempos é primordial no judaísmo) uma descrepância é criada entre as duas histórias.
    Minha intenção não é dizer que eles não existiram, na verdade adoraria que eles existissem, e nem menosprezar religião nenhuma, apenas apontar um fato.
    Agradeço a compreensão.

  • EUSTRÓPIO FIGUEIRA PEREIRA:

    TEM CANDIDATO AO PLEITO DE OUTUBRO QUE FAZ ESSES MONSTROS PARECEREM BICHINHOS DE PELÚCIA…
    SEJA SELETIVO COM SEU VOTO!!!

  • Matheus:

    Olha Everton… Não irei fazer comparações e nem dizer que esses animais foram extintos porque não couberam na arca; mas é obvio que se a arca existiu e dois exemplares de animais da época ( dois cães por exemplo podem micro evoluir para esse monte de espécie de hoje ) foram atraídos até a arca, por um poder sobrenatural suponhamos, essa mesma força(Deus no caso dos cristãos) pode ter não atraído esses gigantes para o bem dessa raça desgraçada que somos. O Behemoth e o Leviatã, SE existiram, e os ossos não foram encontrados, são só mais dois animais das infinidades que serão encontrados ao decorrer do tempo. O problema com a maioria dos criacionistas, é que eles parecem (e as vezes são) fanáticos. Eu sou criacionista e adepto de um diálogo saudável. Pena que algumas pessoas nos atacam sem ter o mínimo conhecimento no assunto. Depois nós é que somos burros, esdrúxulos, e tal, e tal. Meu caro Everton, você pode pelo menos me dizer sem olhar em qualquer fonte, as características desses animais que citou? Se souber, lhe dou parabéns.

  • ju:

    kkkkkkkkkkkkkkkk, concordo com o comentário do BOVIDINO, nada se compara a esses terríveis monstro que so sabem roubar de nós, prefeitossaurus, vereadossauros, eles só sabem roubamonossauros, são uma turma de idiotas e ladrões

  • Bovidino:

    Nada se compara aos atuais Senadorossauros e Deputadossauros que conseguem uma nação inteira.

  • Everton:

    Começando a contagem regressiva para alguém começar a fazer paralelos com Behemoth ou Leviatã da Bíblia, e dizer que os animais pré-históricos extinguiram-se porque não couberam na arca de Noé:
    10,
    9,
    8,
    7,
    6…

Deixe seu comentário!