, , ,

As 10 mais curiosas ideias sustentáveis

Por , em 16.06.2010

Atualmente, muito se fala a respeito de preservação ao meio ambiente, mas pouco se faz na prática. Confira aqui dez invenções inusitadas que respeitam a Mãe Natureza:

1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade

O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores

Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.

3 – Bordel oferece desconto aos clientes que forem de bicicleta

Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel “Maison D’envie”, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.

4 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel

Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

5 – Universidade constroi “telhado verde”

O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.

6 – Designer cria pia que utiliza água desperdiçada para regar planta

Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.

7 – Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água

O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho – seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.

8 – Designer cria interruptor que muda de cor para ensinar crianças a economizar energia

Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.

9 – Empresa cria grampeador sem grampos para evitar poluição

Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele “recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas”. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.

10 – Designer cria carregador de iPhone alimentado por aperto de mão

Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de “You can work it out” – uma brincadeira entre encontrar uma solução (work it out) e exercitar-se (to work out) – e foi pensado por Mac Funamizu. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

68 comentários

  • Méra Pereira:

    BOM DIA! GALERINHA SOU ACADÊMICA DO 5? PERÍODO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA, E GOSTARIA DE SUGESTÕES PARA CIAR UM PROJETO INOVADOR??

  • Batalha Lima:

    Sou tec. meio ambiente e encontrei no site um parceiro. muito bom.

  • Victoria Gonçalves Marques:

    Adorei , é um site ótimo , me ajudou muito com o meu trabalho do colégio ..!

  • Hugo L Alcantara:

    É extremamente necessário que o empenho usado nas grandes revoluções industriais seja revertido imediatamente nas soluções sustentáveis, antes que tudo tenha sido em vão.

  • Beaaaaa N:

    vlw esse site me ajudou muito com o meu trabalho! obg

  • Clara:

    OI
    Eu adorei esse site pois tem várias ideias sustentaveis! E me ajudou mt pois estou fazendo um trabalho sobre sustentabilidade e tirei várias ideias sobre meio ambiente! Indiquei para todos ta turma

    • Fabio Simioni:

      Ola Clara,
      vi que vc esta fazendo um trabalho sobre sustentabilidade, vc ira divulgar esse trabalho?
      pq eu tenho mto interesse poder ajudar a divulgar essas ideias

      obrigado

  • Clara:

    Adorei esse site pois tem várias ideias sustentáveis!Ajuda bestante pra quem esta precisando de ajuda sobre ambiente. Estou fazendo um trabalho sustentavel e este site me ajudou mt!

  • bruna:

    Amei o site, muito bem pensado. Me ajudou a montar um trabalho da escola.
    as ideias são muito doidas mas muito interessante,eu indiquei esse site para todos os meus amigos.o mais engraçado é que depois de ver essas ideias eu me interessei mais pela sustentabilidade. O trabalho da escola que estou fazendo é sobre sustentabilidade terremos que montar uma maquete e pegamos muitas ideias desse site.Agora todos de minha classe sabem desse site vai ficar muito mais fácil pesquisar mais precisa ser um pouco mais divulgado.

  • Thiago:

    Muito legais essas ideias sustentaveis para o planeta,eu apoio essa ideiai,alem do mais esse site é muito legal !

  • ilza:

    cada dia q se passa fico pensando como vai ser o futuro como meu filho vai viver daqui a 40 anos, e pensando nisso vejo que depende de todos nos, hoje agora lutarmos por um futoro melhor. quero poder respirar sem ajuda de um purificador d ar.essas ideias são d+ espero que vocês pensem mais no nosso amanhã.(D olho no futoro)

  • Verônica Uchôa:

    Oi

    Sou estudante em Design de Moda e estava atrás de projetos sustentáveis. Me impressionei com as idéias nesta área.
    São idéias sensacionais!
    Amei, PARABÉNS!

  • Roberto:

    CAIXA DE DESCARGA GERPLAN
    E a única caixa de descarga sanitária do mundo que:
    – Usa a cada descarga apenas 1 a 2 litros de água ————– ( tendo mais economia )
    – É fabricada com garrafas plásticas ——————————- ( o que ajuda na reciclagem de plásticos )
    – Não utiliza as mãos para acionar ——————————— ( evitando doenças contagiosas )
    – É única que limpa e higieniza o vaso ao mesmo tempo —- ( tendo mais higiene e conforto)

    MELHORES INFORMAÇÕES
    Contato: Roberto Germignani
    Tel. – 015-3233-1506

  • antonio:

    esse site é dez,muito da hora,ensina a gente a cuidar do ambiente de uma forma bizarra,quem fez isso é um eco-genio,é intligente e é eclogico,voces estao de parabens

  • Guilherme:

    Meu nome é Guilherme, tenho 16 anos. Há muito tempo, ouço perguntas direcionadas aos jovens à respeito da sustentabilidade. Dizem que somos uma geração sedentária. Mas como um jovem, acredito que temos capacidade de salvar mundo, e quando um de nós abrimos a boca para tratar desses assuntos, devemos ser escutados. Visando isso, e mostrando que preocupo não só com o meu futuro, mas sim de toda uma geração peço que reflitam minhas palavras e vejam o vídeo feito por mim para um concurso de sustentabilidade, e por favor, divulguem, POIS PRECISAMOS DE UM MUNDO MELHOR: http://www.youtube.com/watch?v=U2CPfEgjVtE&feature=player_embedded

  • Flávio Lima:

    Impressionante! estão de PARABÉNS.

  • Natália:

    Olá, sou estudante em Téc. em Meio Ambiente e estava atrás de dicas sustentáveis. Me impressionei com as idéias, não imaginava que muitas dessas coisas já estavam sendo postas em prática. São idéias sensacionais! Adorei, estão de parabéns!

  • henrique:

    Esse site e muito legal!!Ele fala tudo como preservar a natureza não economizar agua,eletricidade,outos.Esse site e muito louccooo cada coisa esquisita mais fala tudo!!:D

  • djalma:

    gostei muito adorei as ideias principalmente a da universidade

  • @n@ brun#@:

    amei amei amei esse bagulho feiz bem pro meu trabalho

  • Brusico:

    Gostaria de saber como encontrar o grampeador.

  • isabella:

    eu ameii ajudo com trabalho de escola tava presisande de algu assim e ai eu imprimi e mostrei pra minha professora ella amoooooooooooooooooooooo meu trabalho foi o mais legal e da minha amiga ella tbm imprimiu nesse site

  • Karina:

    Onde encontro esta impressora para comprar?

  • G.:

    Ótimas idéias, principalmente as que economizam água.
    p.s: Só eu que notei que a hora do iPhone é 4:20? Seria coincidência?

  • pedro:

    imagine a tecnologia daquele bar em uma rua hyper movimentada

  • Rose Fabrini:

    Adoreiiiiiiii.

  • Khalie Viera – Florianópolis SC:

    Nossa muito muito legal esta pagina. Me ajudou muito pois o assunto da feira de ciencias neste ano será sustentabilidade…
    Adorei isso valeu
    beijos :*

  • Japa do RJ:

    Valeu !!!!!!!! mesmo. São idéias desse tipo que o mundo precisa. Energia limpa; aproveitamento de fontes naturais; transformação de energia “muscular” em energia elétrica; evitar desperdícios não renováveis; e etc……

  • Letícia:

    Muito legal a da impressora que nao utiliza papel nem tinta.

  • Marina Morais:

    Faltou dizer onde encontrar essa impressora e grampeador! Achei geniais!!!!!

  • Trisha Miragem:

    definitivamente eu quero um carregador de celular desses, de todas as idéias essa é a que seria mais útil no meu caso, se tivesse pra qualquer celular pelo menos…

  • Murdock:

    Podia dizer onde comprar os grampeadores ou o carregador do iPhone.

  • Letícia Mª:

    POR QUE O MUNDO AINDA NÃO USA ESSAS INVENÇÕES? POR QUE?

  • Judinelson:

    PQP Adorei, quero um de cada…

  • Esdras:

    Orra pena que não tem um carregador de celular igual a esse do iPhone. Afinal o celular é mais usado do que um iPhone.

  • samuel:

    onde eu acho esse grampeador muito legal ae?

  • kingArthur:

    seria bom investir nessa impressora aí né. pqp, as arvores merecem respeito

  • Davidson Lima:

    @Cesar
    Não seria possível utilizar a água das chuvas haja vista a quantidade de gases estufa dissolvidos neste meio.

    Quanto a impressora, é uma das que mais gostei, lembrou-me até aquelas máquinas antigas de “fotos instantâneas”. Bom post!

  • Cla:

    Aliás, energia solar não dá por aqui, a eterna nuvem de Curitiba não deixa! haha

  • Cla:

    Nossa, aquecedores solares de água existem há muito tempo, só não é muito utilizado.
    E quanto à utilização de água da chuva, não tem como usar para banhos e lavar as mãos porque a água carrega a poluição do ar, podendo até causar problemas na pele. Mas para descarga, já vi prédios que utilizam a água da chuva e alguns que reutilizam a água do chuveiro e tanque.

  • Mercedes:

    Fantástico! Realmente, se tivéssemos oportunidade creio que todos usaríamos essas idéias no dia a dia.
    A idéia de reaproveitamento de água para chuveiro e sanitários já se usa até mesmo no Brasil. Porém…..como tudo, o preço é proibitivo. Se quiserem saber, basta comprar alguma revista de arquitetura que utiliza ecologia auto sustentável.
    Mas para isso a casa tem que ser construída para essa e mais finalidades. O que não é o caso nem no Brasil nem em quase todos os países. As casas já estão prontas e não se utilizavam essas idéias. Infelizmente, derrubar tudo e construir tudo novo é inviável. Quem sabe num futuro próximo?
    Parabéns, interessantíssimo!

  • Bruna:

    As idéias são geniais!!!!!!!!!
    pena que provavelmente ainda vai demorar um bom tempo para colocarmos em prática…

  • Gracy:

    Eu morei por 17 anos numa casa que captava a luz solar para aquecer a agua dos chuveiros e torneiras da casa. Infelizmente, a casa onde moro hoje não pode ter, por ser mais antiga, já que para usar o aquecimento solar, as casas precisam de canos de cobre, o que apenas as novas residências têm (ou deveriam ter). Eu adoro essas coisas, casas feitas com garrafas pet, entre outras são coisas que os governos federal, estaduais e municipais deveriam utilizar!

  • Ana Paula:

    Para mim a falta de aproveitamento da energia solar no Brasil é o maior desperdício que temos. Adorei todas as ideias, a da bicicleta então, enquanto você malha e gasta calorias, produz energia e ainda ganha um almoço….

  • Gilmara Maquiné:

    Todas as alternativas são interessantes.

    Seria uma boa a do chuveiro para o povo brasileiro gastar menos energia elétrica.

  • Felipe:

    essas ideias deveriam ser exploradas , vamos dizer um basta a essa era do desperdicio

  • diego:

    com a troca de energia por comida acabou-se a fome mundial !!!!! E de bônus, o mundo fica limpo !!!!!

  • Gisela:

    Adorei as medidas.
    Interessante mesmo é a impressora.

  • Carlos:

    Onde acho o grampeador, eu gusti. rsrsrs

  • Luan:

    As ideias são boas mas para obter algo semelhante e necessário muito dinheiro.

  • Eloyr:

    Gostei… Isto é só o começo de uma looooonga estrada
    que todos nós precisamos percorrer.
    Nosso planeta está: CANSADO, ESGOTADO, EXAURIDO, DEPREDADO e muito, muito… MALTRATADO por todos nós;
    alguns mais outros menos, mas todos nós o AGREDIMOS
    todos os dias de nossa existência!
    >>> Tais iniciativas, são mais que BENVINDAS!!!

  • Marcos:

    Excelentes idéias !
    César, a idéia de aproveitar a água usada do chuveiro para uso no vaso sanitário já existe e está em uso, só não sei exatamente o país.
    De qualquer forma, poderia ser perfeitamente utilizada por aqui …
    Abraços

  • websurffer:

    A ideia do bordel é um verdadeiro balde de água fria. Chegar suado e cansado, não rola.

    ahuaehuae

  • Daniela:

    Muito legal!

    O que mais gostei foi do carregador!

  • VAVANY COSTA:

    Gostei do bordel, é pena não ser em Angola.
    Do chuveiro não quero saber.
    Angola é um país tropical e quem tentar implementar um negocio deste em Angola só vai perder tempo e dinheiro.

  • simone:

    Adorei todas as ideias.
    Admiro muito as pessoas com esse tipo de iniciativa e conscientização. E acho que é exatamente dessa forma que podemos cuidar e valorizar mais o nosso maravilhoso mundo!!!

  • Cesar:

    Melhor que um chuveiro que te faz sair do box, seria um sistema que usasse a água da chuva para pias, chuveiros e descarga de banheiro, e um aquecedor solar para poupar energia nos chuveiros e pias. A água potável recebida pela concessionária deveria ser usada apenas no preparo de alimentos e para matar a sede. Usar água tratada para lavar as mãos, para se livrar das fezes e também para tomar banho é um desperdício, quando a água da chuva serviria para estas finalidades sem causar problema algum.

  • Ivan Souto:

    Caraca!!!Vou procurar um bordel desse aqui no Brasil,sim pelo desconto…

  • Vãnia:

    Adorei os interruptoes, espero que comecem logo a vender no Brasil!

  • Livre Pensador:

    Hoje sim! Não há o que contestar, tudo aqui é válido,muitobom mesmo.

  • Antonio de La Maria:

    Criatividade, boa vontade e sensibilidade. Tenho certeza de que em nosso dia a dia poderemos ter, também, grandes idéias em pequena escala que ajudem a economizar energia, poupar recursos e preservar o meio ambiente. Excelente post!

  • Hugo Caldeira Neto:

    Perfeito o carregador do iPhone… O grampeador podia permitir uma quantidade de páginas maior, espero que continuem trabalhando. O interruptores para criação, poderiam passar para empresas, quem sabe algo tipo programável, que desliga automáticamente a luz de um determinado setor após certo horário ou certo período de tempo. Onde moro tem dois edifícios de escritórios ao lado, e ambos tem andares que passam à noite toda com todas as luzes acesas, sem excessão. Acreidito que poderia existir algo para que fosse feito alguma economia neste sentido!

  • Bocatorta:

    A impressora é um pouco cara..
    http://www.youtube.com/watch?v=AQiXONfGwDc

    Daqui a quanto tempo estaria disponivel para qualquer casa poder ter (e pagar)?

    Abraco

  • Marcus:

    Se chega todo suado de uma corrida de bike e ainda vai pro bordel

  • wilson:

    Gostei muito do bordel !
    Se fosse no brasil….

  • Lucas:

    cara se eu tivesse dinheiro adotaria todas essa medidas, queria muita poder fazer isso…

  • ANILSON:

    Idéias muito boas ! Precisamos que empresas e setores do governo criem concursos de criatividade nesta area , pois existem muitas boas idéias a serem exploradas . Mas quando falo em idéias não incluo aquelas de malucos fazendo giringonças não falo de coisas serias e uteis !

  • Marcos Vinícius:

    Eu aderiria à todas, exceto o chuveiro que te obriga a sair, achei meio invasivo, hehe (adoro banhos demorados).

Deixe seu comentário!