Essas rodas mágicas deixam você rolar para qualquer direção

Por , em 14.08.2016

Aqui no HypeScience, nós já vimos rodas omnidireccionais instaladas em empilhadeiras que têm o poder de manobrar habilmente em armazéns cheios de coisas por todos os lados, lugares que precisam especialmente desse tipo de mobilidade. Porém, o motorista de caminhão inglês William Liddiard inventou um conjunto de pneus que permite que o seu Toyota Echo se mova em qualquer direção, gire 360 graus e deslize em uma vaga de estacionamento.

Conheça a roda omnidirecional, que leva o veículo para todas as direções
A invenção, batizada de Liddiard Wheels, faz da balisa quase uma tarefa mais fácil do que dirigir normalmente. Confira o vídeo:

Em entrevista ao portal Inverse, o inventor contou que está trabalhando neste projeto em particular há três anos, apesar de estar pesquisando e fazendo experimentos há oito.

A Tesla quer fazer o seu carro ser um Uber sem motorista

As rodas são alimentadas por quase 11 mil quilos de torque aplicados diretamente a elas, o que lhes dá uma precisão incrível. Elas também podem ser instaladas qualquer veículo de tamanho adequado, tornando mais fácil atualizar seu carro atual, e são projetadas para serem usadas em estradas em qualquer condição climática.

Mercado consumidor

Liddiard afirma que não vai desistir até que o produto que inventou chegue ao mercado. “Eu gostaria de ver [as rodas] utilizadas em todos os mercados”, diz. “Começando com manuseio de materiais, robótica móvel, mobilidade pessoal, carros autônomos, entre outros”. Como ele vai chegar lá? “Eu nunca vou parar”, garante. “Em último caso, eu mesmo vou trazê-las ao mercado ou uma empresa apropriada pode comprar os direitos [do projeto]”.

Essa roda é uma forma simples de motorizar sua bicicleta

Segundo o Inverse, a roda tem um potencial de mercado incrível devido ao seu design compacto e a possibilidade de ser usada em vários tipos diferentes de veículos. Agora, basta esperar para que a invenção comece a facilitar nossas vidas. [Gizmodo, Inverse]

Deixe seu comentário!