Nova sonda lunar manda imagens super-detalhadas

Por , em 7.07.2009

A sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, agência espacial estadunidense, mandou imagens super-detalhadas de regiões menos exploradas da lua (veja o LRO rugindo em direção à lua).

Feita para ajudar o planejamento das próximas missões lunares, a LRO deve tirar as fotos detalhadas da lua para criar um mapa mais minuncioso que as imagens feitas pela agência espacial japonesa com a sonda Selene, que colidiu com a lua no dia 11 de junho.

A própria Nasa tem imagens em alta resolução da lua, feitas em uma missão de 1966, mas estas novas imagens devem conseguir distinguir objetos tão pequenos quanto 3 metros.

Apenas a missão Apollo, da Nasa, e a Selene têm imagens tão detalhadas quanto essas. Entretanto, essas imagens não foram tiradas na órbita. Nos próximos dias, a Nasa irá começar a fazer o mapa topográfico tridimensional do nosso satélite, além de medir a temperatura da lua, e criar imagens de crateras permanentemente sombreadas.

Um outro instrumento, que deve medir a luz do sol, em busca de gelo na superfície lunar, deve ser ativado após todos os outros instrumentos sejam ligados. [Gizmodo]

lua em alta resolução

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Falcão Marcial:

    Porque não enviam uma foto com essa resolução de imagem, mas do local do pouso da Apollo-11, com as bandeiras e as pegadas dos astronautas?

Deixe seu comentário!