Bons dançarinos conseguem partidos melhores

Por , em 11.07.2009

Foi com muito custo que os homens aprenderam que dançar feito o Mr. Bean não garante um bom partido. Para piorar a situação masculina, a mulherada vai atrás de homens como o John Travolta e Patrick Swayze – que parecem mais fortes e saudáveis para gerar a prole.

Nadine Hugill e Bernhard Fink da Universidade de Göttingen, na Alemanha, descobriram que homens que dançam são considerados mais atraentes pelas mulheres, pois o físico forte e maleável ajuda mais do que aqueles que não são pé de valsa. “Esse estudo mostra que sugestões dinâmicas como a habilidade de dançar poderia ser usada para avaliar a qualidade do homem em termos de força e domínio – traços que eventualmente são um sinal de status.”

Os pesquisadores gravaram vídeo clipes de 40 estudantes heterossexuais masculinos dançando a música Let Me Entertain You, de Robbie Williams. Os participantes estavam vestidos de branco, e um filtro embaçado foi usado para disfarçar qualquer informação a respeito das roupas, assim como o formato do corpo e do rosto. A força da pegada das mãos foram medidas em um dinamômetro. Os vídeos (mudos) foram assistidos por 21 mulheres que classificaram a atratividade dos dançarinos, enquanto outras 25 classificavam a assertividade. Houve uma forte correlação entre resistência e a pontuação recebida tanto pela atratividade e a assertividade.

Fink também descobriu que homens que foram expostos a altos níveis de testosterona no útero, como indicam comparativamente o tamanho de seus dedos indicador e anular, foram taxados como mais atraentes, dominadores e masculinos pelas mulheres que viram os clipes deles dançando.

“Isso pode fazer sentido para uma perspectiva evolucionária. Estar apto para selecionar homens de alta qualidade com base em pistas visuais é provavelmente como promover certas fêmeas por meio da seleção sexual”, diz Gayle Brewer, uma psicóloga evolucionária da Universidade Central de Lancashire, em Preston, Reino Unido.

Todavia, nem tudo está perdido para quem não nasceu como um Fred Astaire. “Se você não é apto para competir, mude o jogo. Mantenha-se longe da pista de dança e mostre suas qualidades de outras formas, seja comprando uma bebida para a mulher ou mostrando como você é atencioso e encantador, encoraja Brewer. [New Scientist]

3 comentários

  • Adam Lambert Brasil | A sua maior e melhor fonte brasileira sobre o cantor! » Blog Archive » Adam Lambert e o Universo Feminino Heterossexual:

    […] Open Salon [2] The Globe and Mail [3] Hype Science [4] The Guardian [5] […]

  • Lilia Branco Guimarães:

    Achei muito interessante essa matéria… Também concordo que homens que dançam tem uma postura e performace bem mais atraente…. Ótimos exemplos foram citados como John Travolta e Patrick Swayze, mas o Robbie Williams é “The Best….”.

  • Marcos:

    Vou dançar a dança da chuva no próximo baile que eu não for….

Deixe seu comentário!