Não consegue dormir? Conecte-se

Por , em 13.07.2009

Estima-se que um em 10 estadunidenses sofre de insônia. Se houvesse um tratamento efetivo que seja de uma forma automática e barata, poderia ajudar muitas dessas pessoas. Essa é a proposta do SHUTi.

O SHUTi (Sleep Healthy Using the Internet) é um sistema automático de tratamento online para ajudar pessoas com insônia. Um estudo recente declarou que o SHUTi oferece resultados clínicos tão bons ou melhores quanto um tratamento personalizado por um terapeuta.

Lee M. Ritterband da Universidade do Sistema de Saúde de Virginia, Charlottesville, e seus colegas, avaliaram os efeitos de uma intervenção da internet em técnicas de comportamentos cognitivos entre 44 adultos (na média de 44,9 anos) que tinham históricos de dificuldade para dormir com mais de 10 anos. Um total de 22 participantes foram aleatoriamente designados para um grupo de controle, e outros 22 receberam a intervenção da internet, o SHUTi.

O programa altamente interativo de nove semanas usa texto, gráficos animados, vinhetas, jogos de perguntas e games com técnicas de comportamento presente, educacionais e cognitivos para um sono saudável. Durante o estudo, os pacientes foram advertidos para evitar leitura e assistir televisão no quarto, não dormir durante o dia e mudar credos e pensamentos desnecessários (incluindo preocupações sobre a consequência da insônia), pois isso aumenta as dificuldades em dormir.

Os fãs de ficção científica já estavam preparados para um futuro com opções automáticas de terapia. O legendário autor de ficção científica, Philip K. Dick, em seu livro Os três estigmas de Palmer Eldritch, já relatava a respeito de psiquiatras computadorizados que poderiam ter acesso com um dispositivo especial em forma de maleta. [Live Science]

Para saber mais, assista a um vídeo informativo no SHUTi (em inglês).

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!