Porque os mais altos ganham mais?

Por , em 15.07.2009

O estudo mais recente, na Austrália, descobriu que ter mais de 1,80m traz aumentos à renda anual de quase mil dólares comparados a homens cinco centímetros mais baixos.

Pessoas mais altas são vistas como mais inteligentes e poderosas,” de acordo com o estudo, publicado recentemente na Economic Record. “Nossas estimativas sugerem que se um homem comum de cerca de 1,78m ganha cinco centímetros a mais de altura, ele seria capaz de ganhar $950 a mais por ano – o que é aproximadamente igual ao salário recebido por um ano a mais de experiência no mercado de trabalho, “ afirma o co-autor do estudo Andrew Leigh, um economista da Universidade Nacional Australiana.

Pessoas mais bonitas ganham mais

Outros estudos nos Estados Unidos e Inglaterra colocam a renda extra como recebida por centímetro. “A verdade é que pessoas altas ganham mais dinheiro. Elas recebem U$ 789 a mais por 2,5 cm por ano,” afirma Arianne Cohen, autora do livro “The Tall Book”.

Não há nada mais mensurável fisicamente nas pessoas altas que explique o salário maior, entretanto, Cohen explicou recentemente no programa de rádio Marketplace da American Public Media. “Elas não são mais legais. Não são mais bonitas. Elas não são nada mais. Mas, a essa altura, elas ganharam uma espécie de auréola na nossa sociedade.”

Descobriu-se que a altura é mais importante que o sexo na determinação de renda (embora essa afirmação seja discutível, dependendo de como você analisar a diferença salarial entre os sexos) e sua significância não diminui com a idade.

Ser alto pode aumentar a auto-confiança e ajudar a deixar a pessoa mais bem sucedida e também levando as pessoas a creditar mais status e respeito pela pessoa alta. Mas claro que tais estudos criam brechas. Uma pessoa mais baixa pode certamente ser a exceção e nem toda pessoa alta está ganhando bem. Cohen, que tem 1,90m de altura, afirma que a vantagem salarial é conferida parcialmente porque pessoas mais altas tendem a exalar liderança.

Homens com dedo anelar comprido ganham melhor

“Pessoas altas tendem a agir mais como líderes desde uma jovem idade porque outras crianças se relacionam com elas como se fossem um colega levemente mais velho,” ela afirmou no programa de rádio. “No local de trabalho, quando você automaticamente age como um líder, isso é muito importante quando chega a hora de uma promoção”. [Live Science]

7 comentários

  • Homeboy:

    Eu acredito. Me lembrei de um trecho de um artigo que li há alguns dias aqui no Hypescience que dizia: “Alimenta-se em nossa necessidade de acreditar que há coisas subliminares afetando nossas escolhas(…)” hahaha

  • Tábata:

    Verdade mesmo! Tudo começa na escola, onde quem é mais alto é mais respeitado, depois em uma entrevista de emprego, uma pessoa alta chama mais atenção. Prova de que a altura é importante é que mulheres tendem a escolher homens mais altos que elas, e mulheres baixas quase sempre estão com sapatos de salto.

  • david:

    legal faz um pouco de sentido eu tenho 2 metros tenho facilidade em arruamar emprego mais porque Deus é fiel obrigado

  • mf:

    uuuhuuuuuuuuu!!!!!!!! Tô tranquilo, tenho 1,85 hahaha

  • sorhaya:

    Mas Sarkozi usa sapatos com uma espécie de saltinho sabia?
    Tbm como a Carala Bruni do lado ele parece um anão de Jardim.
    Apóio o sapato do sarkozi!

  • Gustavo:

    É tão verdade que o Sarkozy chegou à presidência. ¬¬

  • Bravo Neto:

    Para um individuo baixo como eu isso é injusto!!!

Deixe seu comentário!