Calçados deformam e alteram a função do pé

Por , em 4.08.2009

Um sapato comum pode trazer conseqüência para anatomia biologicamente normal e a função do pé. Kristiaan D’Aout e Peter Aeters do Departamento de Biologia da Universidade da Antuérpia colaboraram em um trabalho sobre a biomecânica de andar descalço com Dirk De Clercq (Universidade de Gent, Bélgica) e com Todd Pataky (Universidade de Liverpool, Reino Unido).

A equipe fez uma primeira análise detalhada da função do pé em pessoas que nunca usaram sapatos. Para este projeto, eles viajaram para o Sul da Índia, onde muitas pessoas andam descalças durante a vida, a maioria por razões espirituais ou financeiras.

Deste jeito, os pesquisadores necessitavam chegar a um critério dentro da função biológica normal do pé, que evoluiu por milhões de anos – descalço.

A pesquisa foi financiada pela Fundação para Pesquisas Científicas – Flanders, e baseada nas medidas dinâmicas da distribuição da pressão da sola do pé durante a caminhada. Isso mostrou que os pés de um pedestre descalço diferem tanto na forma como na função, em comparação com alguém que usa um par de sapatos.

Pessoas que andam descalças têm pé mais largo e controlam melhor a distribuição das pressões por toda a superfície da sola do pé, resultando em um auge mais baixo (e mais favorável) de pressão. Como tal, os resultados científicos são também importantes para a medicina e para a qualidade dos modelos de calçados, que não devem impedir a função normal dos pés. [Science Daily, Foto]

4 comentários

  • gloria:

    Os sapatos deveriam ser mais largos na frente dando mais comodidades aos dedos e as unhas,Sapatos causam unhas encravadas,só quem tem sabe a dor que causam o uso diário de calçados,sem falar nos terríveis joanetes.Sapatos deveriam ser como pães ,macios e ovalados a aparencia estranha demodê seria vencida pelo conforto! Bastava um famoso usar pra que caíse no gosto dos modistas e usuários.

  • Flavio Moraes Jr:

    O que mais me espanta nesse artigo científico é a falta de exemplos, com fotos, de modelos de tênis e sapatos recomendados.

    Adorei o artigo agora só não sei o que devo comprar da próxima vez que eu for na loja de tão bem informado que fiquei.

    Bem objetivo!

    • admin:

      Flavio: Ande descalço.

  • Clement:

    Além dos pés, a visão e o aparelho manducatório (arcada dentária), são os três sensores principais que nos dão a orientação postural, assim sendo é fundamental:
    -Ter um contato correto entre os pés e o calçado ( palmilhas corretoras ajudam nesse sentido)
    -Ter uma boa visão (simetria entre os olhos sem desvios, evitar de usar óculos multi-focais tipo varilux)
    -Investigar o que ocorre durante a mastigação (sem mordidas cruzadas e com correta oclusão dentária).
    -Evitar de dormir em qualquer local, o colchão de espuma é muitas vezes até melhor do que o de molas.
    Para efetuar o ajuste fino destas variáveis posturais, que ocorrem principalmente para quem sofre dores crônicas, a auriculoterapia francesa é extremamente indicada, pois é segura e eficaz, quando realizada corretamente.

Deixe seu comentário!