Cientistas planejam um sapato anti-chulé

Por , em 3.08.2010

Você conhece o Grafeno? É um material à base de carbono, que até o início do século XXI não tinha nenhuma aplicação que não fosse da utilidade de engenheiros eletricistas, era usado apenas para a produção de transistores. Os últimos anos, porém, trouxeram novidades na atuação do Grafeno, que agora se apresenta para ajudar em uma nobre missão humana: evitar o chulé nos sapatos.

Outros usos para o Grafeno também estão sendo testados, mas nenhum deles havia fugido muito do campo de atuação eletro-eletrônico. Sendo incrivelmente forte e elástico ao mesmo tempo, além de ter boa condutividade, é testado com sucesso em chips de computadores, para substituir materiais menos resistentes. Mas evitar o mau cheiro nos calçados foi inusitado.

Esse insuspeitado emprego do Grafeno foi descoberto por pesquisadores da Academia de Ciências da China, em Xangai. Eles perceberam que roupas feitas com óxido de Grafeno são excelentes para matar bactérias e outros microorganismos, a partir da seguinte experiência: pulverizaram folhas de Grafeno com um aerosol rico em Escherichia coli, uma bactéria comum que habita nossos intestinos. Resultado: morte quase imediata das pobres bactérias.

Assim, segundo eles, bastaria produzir palmilhas cobertas com uma folha de Grafeno para que o efeito anti-bactérias se verificasse nesse caso. Isso acabaria com a bromidrose (nome erudito dado ao chulé), causada exclusivamente por bactérias que se alimentam do suor e outros fluidos da sola dos pés. Além disso, devido ao combate às bactérias, já planejam voos mais altos para o Grafeno, como o uso em embalagens de alimentos. [New Scientist]

Um pouco de talco tbm não mata!

Útil para quem é atleta, que sua muito e fica aquele fedor depois de um dia de treino/jogo.

• Josivaldo:

Qual a graça de não ter um chulezinho qdo tirar o tenis?

• Juvanildo:

Basta lavar o pé, utilizar bicarbonato, colocar o sapato no sol ou aplicar um anti septico que o chule some.
    Um pouco de higiene não mata.