Convulsões fazem mulher pensar que é um homem

Por , em 9.09.2009

neurônio
Neurônio – Ilustração

Em 2006, uma mulher de 37 anos admitida em um centro especial para pacientes com epilepsia na Alemanha afirmou a seus médicos que se via como um homem. Esta é a primeira vez que cientistas observam e descrevem um fenômeno do tipo. A mulher sentia náusea, medo, tinha dèjá-vus, e afirmava a seus médicos que não se sentia mais como uma mulher.

“Tenho a impressão que me transformei em um homem”, dizia a mulher, que afirmava que ouvia a própria voz como um som masculino. “Uma vez, quando olhei para meus braços durante um episódio, eles pareciam masculinos, e até tinham pêlos masculinos”, afirmou a mulher certa vez aos médicos.

Além de se ver como um homem, a paciente também observou mulheres próximas se “transformarem” em homens. Os autores do estudo afirmam que uma vez ela disse ter visto uma amiga como um homem, e também percebeu mudanças na voz da amiga.

Antes de ter essas visões, a mulher não tinha nenhum tipo de problemas mentais. “A paciente nunca teve uma experiência semelhante fora das vezes que tinha convulsões”, afirma Burkhard Kasper, neurocientista da Universidade de Erlanger, na Alemanha.

Exames com ressonância magnética mostraram um tumor benigno no cérebro da mulher, que aparentemente tem relação com as convulsões causadas pela epilepsia. O tumor fica na amígdala direita do cérebro, localização que parece ter um papel importante na identificação entre humanos, como familiaridade, estado emocional e sexo.

Até o momento este é um caso isolado na ciência, mas Kasper afirma que é possível aprender muito sobre o cérebro com apenas um paciente. A mulher parou de ter as estranhas visões depois que passou a ser tratada com medicamentos específicos para a epilepsia, de acordo com Kasper. [Live Science]

11 comentários

  • Nanzera:

    Não existe nada de errado no comentário da Glória.
    Uma mulher que se vê como homem foi comprovado por esta matéria citada e comentada que se tratava de um tumor benigno no cérebro.
    Um homem que quer ser chamado de ELA então logicamente também é um doente.
    Traduzindo: Quer ser viado? SEJA! Mas nem uma cirurgia de troca de órgãos genitais transforma ou muda o SEXO de uma pessoa.

    Diga não á fobia a homofobia.

  • Paulo Stéffano:

    Se não aquerntar ir para a cama como sua mulher parecendo um homem arrume um homem e ele vai parecer para você um mulher

  • Inquisitor:

    Eduardo, larga de ser otario, realmente foi um comentario ignorante, mas nunca se refira a crença das outras pessoas como fantasias, respeitar as diversidades, também fazem parte da inteligencia, que você pretensamente, assumi ter, se você que discorder, use o bom senso, invés de usar a ofensa, e descrença como ponto de partida.

  • Yuichi Inumaru:

    Daniel, é como já dizia Matanza, “Impressionante como eu nunca faço nada, é sempre a confusão que vem atrás de mim”.

  • DANIEL DUARTE LUIZ:

    ‘Senti’ nojo ao ler o comentário dessa gloria ai…. como essa gentinha encontra esse tipo de site??? só pode ser uma brincadeira. será que esse tipinho não sabe onde pode e onde não pode abrir o bocão? por favor né gente??? se querem falar de deuses e seres imaginários deixem pra falar em casa ou nos seus templos! falar de deuses em um site Cientifico é tão ridiculo quanto “explicar”(com sua sabedoria de fundo de quintal na “laje” aos domingos) como fritar peixe a um Chef…. (isso foi apenas um exemplo, não to dizendo que aqui tem resposta pra tudo e que o que vcs acreditam esta errado.(tem que explicar bem… gente ignorante ADORA(!!!) arrumar confusão sem saber de p**** nenhuma.))

  • R:

    gloria, você bem que deve ser evangélica, né?

  • sergio w. r.jahnke:

    disem que não somos como nossos holhos realmente nos enchergão e sim como nosso cérebro foi progetado para ver somos progetos de um ser divino

  • gloria:

    Muitos homems vivem em constante comvulção,são homems,tem nomes de homems e adoram serem chamados de ëla”quando nus referimos a tais como ële”.Eainda tem parlamentar que perde tempo criando leis para dar direitos a esses doentes comvulsivos, ëlas e eles”precisam é de tratamentos médicos e medicações para se encomtrarem e serem o q Deus criou em toda a sua plenitude.

  • Jorge Luiz Sganzerla:

    Convivo com um ser, admirável, e suas condutas, no passado suas condutas erran assustadoras, mas com o passar do tempo, ou ve um retrocesso muito acentuado, graças a introdução psicológica, chás e muita psicologia, foi terrível agora passou, são fases. foi uma libertação se puder posso ajudar PY9PR no google.

  • Cesar:

    Ia ser difícil sobreviver se, olhando para a minha mulher, eu visse um homem. Já pensou? “Benzinho, vem para a cama?” AAAAAAARGHHH

  • Gray:

    Eu sei como é isso. Toda mulher feia, pra mim, parece homem…

Deixe seu comentário!