Cientistas usam calor para congelar água

Por , em 22.02.2010

Já pensou em água se transformando em gelo enquanto é aquecida? Os cientistas descobriram que, sim, isso é possível.

Você aprendeu na escola que a água congela na temperatura de zero graus Celsius. Surpreendentemente, foi descoberto que se ela estiver em uma garrafa lisa e sem nenhuma partícula de poeira, ela pode ficar líquida em até 40 graus negativos – os cientistas chamam essa forma de “super-resfriada”.

A explicação para que a água se transforme em cristais de gelo na natureza seria, então, a poeira do ambiente.

Agora a última descoberta dos cientistas é que a água pode se transformam em gelo em altas temperaturas. Usando filmes piroelétricos quase-amorfos, que mudam de carga elétrica com o calor, eles conseguiram congelar água aquecendo-a.

O esquema é simples. Quando esses pequenos filmes estão com carga positiva, a água se torna mais fácil de congelar, e, quando a carga é negativa, o contrário acontece. Então seria possível que a água congelasse enquanto está sendo aquecida, pois o calor modificaria a carga elétrica do filme também.

As descobertas não são só bonitinhas, como truques de mágica. Elas podem auxiliar na crio-preservação de células, na proteção de plantações contra temperaturas muito baixas e no entendimento da formação de nuvens. [MSNBC]

10 comentários

  • Caixa de Pandora – Cientistas usam calor para congelar água:

    […] Fonte:[MSNBC] […]

  • hiago:

    Bom muito interesante a materia mas,existe um outro jeito de fazer gelo com elevadas temperatutas,é so ferver a agua com ACETATO DE SODIO ferve e depois coloca sobre o metal objeto que passe força termal fria ou negativa como metal.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Legal… pois vi esse tipo de água super gelada… achei super… agora essa de gelar com o aquecimento, mesmo com os filmes… o que acontecerá é que o filme vai resfriar a água, mas para isso, o calor precisará ser transferido para outro lugar…

  • Mateus Antonio:

    Isso não tem nada a ver…. mesmo se a água se tornasse gelo a 50º ela continuaria a 50º, não iria gelar nada, e pior, ela diminuiria a troca de calor de um processador, esquentando ele ainda mais em vez de diminuir.
    Quanto ao fato de se poder gelar a água a temperaturas menores de 0º e ela não congelar isso não é descoberta, sempre se soube e eu aprendi isso no colégio,. Não é a poeira que faz a água congelar a 0º, mas a água necessita de um ponto de apoio para que os cristais de gelo se formem, e isso vem dos próprios minerais que a água possui. Uma água 100% pura se for resfriada sem mexer e sem muitos pontos de apoio ela não congela, mas se ela for tocada, mexida, balançada ela congela na hora. Também sem muitas utilidades praticas.

  • Bruno:

    Muito boa essa matéria! Eu acho maneiro aquele efeito que acontece quando um cristal nao se forma, a água permanece no estado liquido e qualquer perturbação a transforma em gelo… é outro exemplo de que ela nao congelou a 0 graus

  • Analisador:

    Cotando o Lisandro, realmente é o pemba….

  • Diogo:

    Cara legal essa descoberta =)

  • Patrick:

    impressionante

  • Campos:

    Vejam o texto em ingles, clicando em: [MSNBC].

  • Campos:

    É dito acima que seria possível que a água congelasse enquanto estivesse sendo aquecida. Não está dando certesa de nada.
    Será que experimentaram isto na prática?

Deixe seu comentário!