Qual celular escolher para não fritar seu cérebro?

Por , em 10.09.2009

celular cancer
Celular e câncer

Um estudo recente feito por um grupo de estudos ambientalistas afirma que usuários a longo prazo de celulares têm maiores riscos de desenvolver tumores. Mais estudos são necessários para confirmar esta relação, mas, para prevenção, foi criada uma lista dos celulares que mais emitem radiações prejudiciais à saúde e os mais “saudáveis”.

» Celular e Câncer: Grande estudo confirma ligação

Os modelos de celulares que menos emitem radiações são os seguintes:

  1. Samsung Impression (SGH-a877)
  2. Motorola RAZR V8
  3. Samsung SGH-t229
  4. Samsung Rugby (SGH-a837)
  5. Samsung Propel Pro (SGH-i627)
  6. Samsung Gravity (SGH-t459)
  7. T-Mobile Sidekick
  8. LG Xenon (GR500)
  9. Motorola Karma QA1
  10. Sanyo Katana II

Os celulares mais poderosos, ou smartphones como o iPhone 3GS, tiveram péssimas colocações no ranking. Enquanto o Samsung Impression libera apenas 0,15 watts por kg, o iPhone chega a liberar até 1,19 watts por kg.

» Especialista em câncer alerta contra celulares

De qualquer modo, enquanto a relação entre radiação dos celulares e tumores não é comprovada, não custa usar fones de ouvido e não deixar seu aparelho no bolso, cozinhando a sua medula óssea e preujudicando suas chances de ter filhos. Sim, o celular permanece emitindo radiação quando está ligado, mesmo quando não está sendo usado para falar. [Gizmodo]

26 comentários

  • D. R.:

    Se o uso de celular dá câncer mesmo eu não sei; mas, com certeza, daqui mais uns 10 ou 15 anos todos saberemos!

    Agora, usar ou não usar, acredito que já não faz tanta diferença assim; já que todos os cidadãos estão inundados com as ondas emitidas pelas torres de telefonia celular; e também pelas ondas emitidas por roteadores de rede Wi-Fi, dentro ou fora de casa.

    Agora, é esperar pra ver!

    Enquanto isso, acho que o melhor mesmo é tentar se prevenir tomando alguns alimentos que algumas pesquisas científicas dizem (pelo menos, por enquanto) ajudar a prevenir o câncer; como: vinho tinto ou suco de uva, chá verde, brócolis, aspirina, etc.

  • vivi eloi:

    e o cel desligado tbm emite algum tipo de radiação? aguardo resposta ansiosamente, pois as vezes coloco o meu entre os seios

    • D. R.:

      Segundo o pessoal disse abaixo, emite sim; a menos se deixar no modo avião!

      Porém, acho que é bem menos do que quando estamos falando; já que não gasta muita bateria.

  • xxxx:

    Olá pessoal, trabalhei com eletrônica por vários anos, fui louco por projetos de transmissão de sinais radio/rf, eu era o verdadeiro doido por isso tudo, queria prosseguir com mecatronica e acabei tomando outro rumo da vida, hoje sou programador desenvolvedor de softwares, o que posso dizer a vocês todos é o seguinte… existem muita conversa sobre o assunto, muitos dizem que sim outros que não… vou deixar a vocês a minha opinião…

    em si o celular já possui um pequeno risco em questão da sua bateria que provoca o cancer assim como qualquer bateria quando em muito contato com a pele… “já que a capa da do celular que protege a gente da bateria é super reforçada então estamos super protegidos ne?”

    você sabe como funciona um celular na verdade? você está ao lado de seu amigo, e vai fazer uma ligação para ele… o que vai acontecer? a sua fala vai diretamente para o celular dele e ele vai ouvir? errado! o seu aparelho de celular vai emitir um sinal tão forte que vai até a torre mais proxima da sua operadora, e ai sim outro sinal vem da torre para o celular do seu amigo… Imagine você em contato com esse sinal, com aparelho em seu ouvido, passando o sinal pela sua cabeça… maravilha ne? será que existe risco de tumor no cérebro? Um exemplo do risco é o seguinte… Alguem conhece os requerimentos para se fazer uma emissora de radio AM nos dias de hoje? entre um dos requerimentos principais, a estação ou estudio onde ficam os locutores devem ficar longe da Torre de transmissão, a uma distancia boa… por que isso? a torre emite um sinal de RF muito forte… agora faz uma comparação simples… olha a distância entre o radio da sua casa e a torre, é grande essa distância? e a do seu celular para a torre da operadora? é comparavel né? e como que o celular você pode estar do ladinho dele quando ele transmite sinal pra torre? ^^ coladinho na orelha hehe…
    sera que a verdade sobre os celulares é revelada mesmo? um aparelho que é top de vendas nos tempos de hoje deve assustar seus compradores e deixar de ser uma fonte de lucros? tem muito o que se pensar ne?
    vai de cada um…não sou fera no assunto, mas minha noção por ter trabalhado com transmissores e saber dos riscos ja é maior do que 99% da população… e só pelo que eu conheço ja me faz com que eu não use celular… isso mesmo! sou programador, trabalho com informática minha profissão requer que eu esteja sempre atualizado e informado, mas não utilizo do celular como meio de comunicação…

  • RENATO:

    SE CELUALR DESSE MSM CANCER EU JA TERIA UNS 1000 TUMNORES

  • nico:

    Ai é foda por favor alguém me ajude pq c eu uso o celular d+ vou morrer de cançer, c eu não usar vou morrer espancado ao chegar em casa pq deixei d usar !!!!

  • Elocin:

    Tira o blutufe a tela todas as lusinhas a parte que envia e recebe sinais de radio a bateria para não vazar grassas a falta de uso … TIRA TUDO PÓ.
    E so isso ai tera um celular que não lhe causara cancer opa errei a capinha do celular que não lhe cusa cancer!!!

  • Mestre:

    usa uma capa de chumbo então.. rsrsrs

  • brenda:

    nokia da cançer

  • Luis Paulo:

    É bom lembrar que os aqueles que trabalham expostos a radiação não ionizante – microondas ( no caso do celular – 900 Megahertz (MHz) e 1800Mhz) acima dos padrões legais tem direito à aposentadoria especial (25 anos) . O Norma Regulamentadora N.15 do Ministério do Trabalho classifica como insalubre labor com exposição às microondas acima dos parâmetros legais, diante da possibilidade de causar danos à pele, infertilidade, elevação da pressão arterial, traumas no tecido cardíaco e neoplasia maligna (cancer).
    Depois de anos das normas em vigor, depois que os celulares chegaram no mercado tudo foi colocado em dúvida.
    Por que será?$$$

  • Jader Lucas:

    Alguém já parou para pensar que tecnologia deveríamos substituir, desses aparelhos para eliminar suas emissões radioativas?

    Creio que é um bom caso para alguém da área estudar e criar uma nova tecnologia revolucionária, já que interfere em um componente muito presente no nosso cotidiano e também na seu principal objetivo, envio e troca de sinais (comunicação).

  • Antonio Dias:

    De qualquer forma, você vai estar cozinhando alguma parte do seu corpo:
    -Se usa celular no ouvido, é a cabeça.
    -Se deixa no bolso, é a prostata.
    -Se ouve música no celular com o fone de ouvido ou usa o fone de ouvido, o fio do fone serve como uma antena, distribuindo a radiação pelas partes do seu corpo por onde ele passa.
    -Se usa o fone sem fio, você continua sendo atingido por radiação, afinal, o fone funciona através de Bluetooth.

    O que fazer? Não use celular! 😛

  • denisemenezesdasilva:

    Este artigo foi muito interessante, de muita importância, para que a gente possa refletir e parar de usar tanto o celular muitas vezes, só jogando coversa fora.

  • Clorivaldo:

    Pelo que li e entendi a coisa toda vai por ai o ideal é para quem tiver o celular com viva voz usar este recurso que evita de estar com o celular encostado a cabeça ou para quem não tiver viva voz utilizar-se de fone de
    ouvidos que minimiza a proximidade do celular na cabeça e no mais é carregar o celular em uma pochete ou bolsa que fique afastado um pouco mais do corpo.
    É uma prevenção sim e melhora bastante reduzindo o risco.

  • Hulk:

    Alguem viu um celular verde, tijolão e que emite radiação???

  • pedro:

    celular no bolso pode causar impotência PQP

  • Cedric Sigaud:

    Bem, então eu to ferrado, vou pegar câncer no pâncreas já que so o celular no peito é um N95 mas geralmente uso fone de ouvido com fios cujo dizem que a radiação tbm corre pelos fiozinhos, li essa reportagem em algum luagr que não lembro mas quando lembrar eu coloco o link. Também uso o fone bluetooth então meu lóbulo tbm vai ficar com câncer? Ainda bem que não uso brincos….
    Mas câncer na próstata por causa do celular… acho bom ninguém colocar o aparelho em modo vibra-call, senão estranho mesmo hehehehehehe

  • Célia:

    Agora me respondarm se mesmo desligado ele emite radiação….
    Estou preocupada pois falo pouco mas algumas vezes carrego no bolso da calça…

  • Rafael:

    Xi!!!
    se assim fosse, todo mumdo mundo morria de cancer…
    ainda bem q eu não uso muito o meu celular…

  • Felipe:

    E Vini, o Cezar pode também ter se referido ao grupo de pessoas que falam com o fone de ouvido, mas continuam com o celular no bolso. Assim, mesmo que não emita radiação na zona cerebral, emitirá em outra região do corpo, seja no peito, na coxa…

    • admin:

      Felipe, celular emite radiação mesmo se não está realizando ligação.

  • fábio:

    o meu celular é o sony ericsson w380a – ele é muito prejudicial????

    Fico no aguardo da resposta e agradeço desde ja.

  • Enigma:

    Se duvidar, cancer de prostata tem alguma relação com isso.
    Cuidado com celulares no bolso.

    • admin:

      Enigma, para dar cancer de próstata tem que meter o celular em cada lugaaar!

  • vini:

    “e não deixar seu aparelho no bolso, cozinhando a sua medula óssea” como assim? mesmo não estando em ligação ele emite radiação?

    • admin:

      Sim, Vini. Emite radiação sempre que esta ligado.

Deixe seu comentário!