Gripe suína: por quanto tempo você pode passar a doença?

Por , em 22.09.2009

Algumas pessoas com gripe suína ainda podem passar o vírus H1N1 após 8 a 10 dias depois de mostrssrem sintomas da doença, afirmam especialistas. A descoberta sobre a maior duração desse período de transmissão significa que a recomendação de que pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe devem ficar isolados durante 24 horas depois de ficar sem febre pode não ser suficiente.

“Depois de três dias do fim da febre, é provável que você ainda possa passar o vírus da gripe”, afirma Gaston de Serres, epidemiologista do Instituto de Saúde Pública do Canadá. Serres afirma que ainda não se sabe quanto tempo é necessário para que a pessoa possa voltar ao trabalho ou à escola sem ser um perigo para os outros, mas acredita que ao menos uma semana deve ser necessária para isso.

O especialista e sua equipe retiraram amostras do nariz e garganta de 43 pacientes com casos confirmados da gripe suína, e depois de oito dias, 8 a 19% dos vírus ainda estavam vivos.

Outro estudo semelhante foi realizado em Cingapura, com 70 pacientes da nova gripe. A pesquisa mostrou que 80% deles ainda espalhavam o vírus no quinto dia com a doença, 40% depois de sete dias, e 10% depois de dez dias. Os pacientes que foram tratados com o Tamiflu, remédio que combate o H1N1, espalharam o vírus durante menos dias que aquelas pessoas que não receberam o tratamento.

Enquanto não se sabe exatamente por quanto tempo o vírus pode se espalhar, a recomendação é que as pessoas infectadas evitem o contato desnecessário com pessoas pelo máximo de tempo possível, e que procurem tratamento caso os sintomas da doença apareçam. [WebMD]

3 comentários

  • Edu:

    E me respondam,quantas pessoas foram infectadas com a gripe suina ?? Cade a metade dos EUA infectada ??

    ´Pq essa noticia desapareceu dos jornais sem ninguem perceber?

  • Edu:

    Calma gente. Só estamos ajudando os chefinhos a sair de uma crise.
    Com a venda dessas vacinas ^^

  • a nova ordem mundial:

    Dois posts que podem lhe interessar:

    A gripe e a vitamina D. Porque não nos falam o papel da vitamina D na sazonalidade da gripe.
    http://tinyurl.com/nkafsb

    As Ações da VeriChip Disparam Após Ganhar Exclusividade nas Patentes De Chips Para Detectar o H1N1
    http://tinyurl.com/l4mwjt

Deixe seu comentário!