Árvore suicida eletrocuta a si mesma

Por , em 9.10.2009

Se você andava se perguntando o que acontece quando uma árvore se esfrega na rede de alta tensão aí está a resposta. Ela é primeiro eletrocutada e em seguida — mesmo sendo uma árvore bem verdinha e viva — torna-se uma imensa coluna flamejante.

Pena que a qualidade do vídeo é tão fraca, eu adoraria ver estes arcos voltaicos alaranjados mais de perto.

» 30 Estranhas maneiras de ser eletrocutado

Me pergunto porque NINGUÉM sequer insinuou que seria interessante chamar os bombeiros. Só estavam preocupados em se afastar e curtir o show de uma distância segura. Animais!

Achei interessante a explosão que apagou o fogo mais de uma vez, alguém aí sabe o que aconteceu nestes momentos? [Gizmodo]

13 comentários

  • Gabriel Zambon:

    A medida que a árvore ia queimando o fogo ionizava o ar e diminua a resistência do mesmo, isso aumenta a corrente elétrica, fazendo os arcos voltaicos ficarem mais fortes.
    quando o fogo está perto do chão a força da alta tensão é capaz de ionizar todo o ar do chão até o fio, gerando o raio com a explosão que se vê no final do vídeo.
    É o mesmo fenômeno dos raios entre as nuvens e a terra, primeiro o ar é ionizado,gerando o caminho do raio, depois é que surge o raio.
    E Paulo, ninguém está discutindo o “sexo dos anjos” e sim um fenômeno físico, sua área pelo visto é biologia, cada área vê o mesmo evento da seu modo, eu vejo o fogo ionizando o ar e você vê “muita terebentina”.
    Abraços

    • Humberto Barbosa:

      Vlw pela explicação =)

  • Williams:

    Como diz o título da matéria, não seria um exagero dizer que a árvore eletrocutou a si mesma? Suicídio foi “PESADO”! As duas árvores ao fundo se movem com certeza, devido à baixa qualidade do vídeo não é possível observar bem este detalhe, mas ainda assim dá pra notar que as demais árvores também se agitam ao vento. Muita especulação sobre um fato previsível, já que a rede elétrica está tão perto das folhas da árvore.

  • Harry Potter:

    Hehe…Fui eu gente, desculpa!

  • Paulo:

    Gente, a árvore apenas pegou fogo….boooooooooommmm e acabou.. voces ficam querendo explicação …pepepe ttiiitttiii, que bobagem foi um arco voltaico e a árvore é tipo cipreste ou pinheiro que contém muita terebentina nas folhas e pronto acabou….coitada…..
    não me vão discutir o sexo dos anjos tá.

  • Felipe:

    Expolsão não cria vácuo, mas queima sim todo o oxigênio em volta, por isso o fogo apaga logo em seguida…

  • TonhaoSemAcento:

    Me parece que o transformador corta a energia devido ao curto. Quando ele volta, tem um pico de energia… aí explode… corta de novo

  • Paul Geller:

    Na verdade eles já haviam chamado os bombeiros sim, tanto que no final do vídeo tanto o homem quanto a mulher questionam “onde está o corpo de bombeiros?” dando a entender que eles já estavam a caminho. Também não acho que chegou a causar nenhum incêndio não, ficou só nas labaredas mesmo.

  • caio cintra:

    no momento em que ouve a “explosão” ,oq ocorreu na verdade foi contato entre dois cabos dos tres que passam pelo no poste oq causou um curto circuito q por sua vez gera uma explosao por descarga eletrica ,e como toda explosao consome todo o oxigenio a sua volta …apagando o fogo que necessita do oxigenio para permanecer aceso

    uma curiosidade:
    é exatamente deste jeito que se apaga o fogo quando um poço de petroleo ou gas vaza e se inflama, eles explodem a boca do buraco para apagar o fogo que o gas consome ,oque seria impossivel se feito com agua ou qualquer outra menria pois a pressao com que o fosil escapa é imensa.

  • Hugo:

    Algo do tipo:

    uma explosão no fogo cria vacuo, ou seja, não há combustível (oxigênio) portanto o fogo se apaga

    com certeza é mais complexo que isso, mas não me recordo no momento….. fato é que é gerado vacuo, extinguindo o fogo;

  • leonardo:

    Sobre o fogo que se apaga depois da explosão eu creio que seja devido ao deslocamento de ar da explosão.
    mas a proteçao (fusível) dessa linha tá muito mal dimensionado.
    A linha fechando curto-circuito e o fusível não rompeu!

  • Guilherme Augusto:

    Eu acredito que as explosões que foram mostradas no video são fios que arrependaram. Mais ou menos assim:
    A arvore encostou em um fio e começou a pegar fogo. Um tempo depois, a arvore caiu (jogando o peso) por cima deste fio, fazendo-o arrebentar e cessando a queima.
    Como o fio arrebentou, a arvore vai descendo até encostar em outro fio, fazendo tudo de novo.

  • H.K. Jr:

    Fico imaginando como essa árvore inclinou em direção aos fios de alta tensão pois a impressão que passa é que não havia vento forte, afinal as duas árvores de fundo e a vegetação perto da árvore não estão se movendo.

Deixe seu comentário!