Novo dispositivo estilo Star Trek poderá curar câncer

Por , em 12.10.2009

tricorder
Tricorder Star Trek

A incrível criação, fruto do trabalho de várias equipes de pesquisadores britânicos, utiliza partículas microscópicas de ferro para aquecer e destruir tumores. O nano-imã poderá começar a ser testado em pacientes dentro de três anos, e é uma boa notícia para pacientes que não têm resultados com o tratamento tradicional.

Além disso, os cientistas criadores do tratamento acreditam que ele poderá ter um bom custo-benefício.

A técnica basicamente “cozinha” as células cancerosas com um dispositivo que aplica um campo magnético em nanopartículas de ferro que são inseridas no tumor. Aquecer as células em apenas seis graus é suficiente para fazer com que elas entrem em choque e morram.

» Nanotecnologia destrói câncer em ratos, sem efeitos colaterais

O melhor do tratamento em nanoescala é que ele não prejudica tecidos próximos nem células normais. O tratamento semanal com esta técnica deve ter uma duração de meia hora.

Uma das técnicas abordadas para a inserção do ferro nos tumores utiliza células-tronco ósseas, que podem ser facilmente identificadas em exames de ressonância magnética. Isso permite que os médicos mapeiem exatamente onde estão as nanopartículas e o câncer. As células-tronco têm uma conexão ainda não explicada por especialistas com as células cancerosas. Quando são inseridas na corrente sanguínea, rapidamente se ligam com os tumores.

De acordo com Quentin Pankhurst, professor de física da Universidade College de Londres, uma vez que as partículas de ferro estejam nas células cancerosas, o tratamento pode ser repetido várias vezes. Além disso, o ferro é geralmente não-tóxico e tem um papel importante em processos naturais do corpo.

» Verdadeiro Tricorder de Star Trek é criado

Os testes com ratos mostraram que o tratamento foi eficiente na eliminação do crescimento de câncer de pulmão em 40% dos casos. [Telegraph]

5 comentários

  • Sintetizador! Chá quente 60º Célsius. | A Verdade Está Lá Fora:

    […] » Novo dispositivo estilo Star Trek poderá curar câncer […]

  • Alexandre SILVA:

    Como sempre o Hypescience esta de parabens por postar reportagens tão interessantes e utéis para a humanidade….!!!

  • Carlos Hansen:

    É a ficção científica se tornando realidade. E eu vibro com as descobertas científicas. Mas, tenho certeza, que mesmo com a mais absoluta comprovação de eficiência da técnica para a cura de doenças (no caso, câncer), não vamos usufruir desta tecnologia que será engavetada como foram tantas outras, por uma simples razão: os interesses gigantescos da industria farmaceutica que não tem interesse algum em curar nenhuma doença, seja ela grave ou não. Este mercado movimenta trilhões de dólares anuais. E mais, se o médico curar o enfermo, de que maneira vai viver. Médico não cura, somente procura minimizar os efeitos da doença, dando mais conforto ao seu “cliente” enquanto possível. Alguns anos atrás um médico americano descobriu a cura para um determinado câncer no cérebro. Por contrariar “interesses” foi julgado e, mesmo com centenas de testemuhnas atestando da eficácia da sua técnica, teve seu registro profissional cancelado. Pensem nisso…

  • Alberto:

    É claro que é uma grande idéia. Isto causará um grande alívio para o paciente.Tudo o que for feito para melhorar a vida do doente será benvinda.

  • marcela:

    achei essa noticia fantastica e acho que deveria ser divulgada nos canais de tv.

Deixe seu comentário!