Verdadeiro Tricorder de Star Trek é criado

Por , em 5.05.2008

Telefones celulares acoplados a equipamentos de escaneamento médico estão se mostrando uma solução muito similar aos equipamentos da série ficcional Star Trek.

tricorder star trek real
À esquerda o ficional tricorder e à direita um celular conectado a um escâner com a imagem de um tumor

Equipamentos de escaneamento médico conectados em celulares comuns permitirão que o diagnóstico vá audaciosamente onde ninguém jamais esteve, para ajudar os quase três quartos da população mundial que não tem acesso a raios X e outros equipamentos de diagnóstico por imagem.

Eles também poderiam ser utilizados em ambulâncias, clínicas rurais, etc., disse o Dr. Boris Rubinsky professor de bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Equipamentos de escaneamento médicos são a combinação volumosa de processador, monitor e escâneres. Boris descobriu que a parte mais complicada desses aparelhos, os poderosos processadores computadorizados, poderia ficar em áreas remotas num um local centralizado.

Em seguida os pesquisadores criaram separadamente escaneadores portáteis que são conectados aos telefones celulares pela porta USB e transmitem os dados brutos do escaneamento para a central de processamento. Lá as imagens são criadas e transmitidas novamente para a tela do celular. Continue lendo…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Guilherme:

    Bah, equipamento muito útil, a ideia do bonécom os sensores intão!

    Parabéns, e para o pessoal da Hypescience que traz este conteúdo para nós

  • Manoel Franco:

    Gosto imensamente desta página, que contribui para cultura geral, e para informação científica em particular. Parabens!

Deixe seu comentário!