Cientistas observam evolução dentro de uma garrafa

Por , em 21.10.2009

Há 21 anos, a Universidade Estadual de Michigan realiza experiências para rastrear a essência da evolução. A pesquisa poderá auxiliar em pesquisas na área de biotecnologia e em avanços na área médica, dizem os pesquisadores.

Com um número inédito de ciclos estudados, a teoria da evolução tem sido testada. Tudo começou há 150 anos com a publicação A Origem das Espécies, de Charles Darwin. Agora, o professor de ecologia microbiana da Universidade Estadual de Michigan, Richard Lenski, e sua equipe documentaram as análises que fizeram de 40.000 gerações de bactérias, querendo trazer a teoria de Darwin para a prática.

Os pesquisadores acreditavam que, se uma mutação genética oferecesse alguma vantagem à célula na competição por comida, por exemplo, ela deveria passar a ser dominante em sua cultura.

Por ter uma capacidade de se reproduzir rapidamente, a espécie de bactéria unicelular escolhida foi a Escherichia coli. Periodicamente, eles as congelaram para estudos posteriores, que, com a ajuda da tecnologia, possibilitou a realização do sequenciamento genético completo desses organismos.

A equipe de Lenski conseguiu identificar que até a geração 20.000 haviam acontecido 45 mutações que ofereciam vantagens para as bactérias. Quando chegaram na geração 26.000, uma mutação no metabolismo fez com que o número de mutações em todas as partes das bactérias aumentasse drasticamente. Na geração 40.000, foram descobertas 653 mutações, porém a maioria delas não apresentou características comprovadamente úteis para as bactérias.

De acordo com Lenski, mesmo que as bactérias não tenham conseguido se adaptar às suas novas características, a taxa das mutações teve um salto muito grande, fazendo com que um relacionamento dinâmico fosse estabelecido. [Sience Daily]

As vezes me impressiono um pouco com o nível de criancice que alguns chegam, como por exemplo pessoas discutindo criacionismo ou evolucionismo, como se um coisa anulasse a outra, a teoria da evolução n se propõe a discutir a criação da vida, e sim sua evolução, enquanto o criacionismo é o oposto, ele se propõe a explicar a criação da vida, n fala nada sobre o pós-criação, que seria justamente oq a teoria da evolução se propõe a explicar(por isso a IGREJA CATÓLICA ACEITA a TEORIA DA EVOLUÇÃO, alem do mais a EVOLUÇÃO em si eh um FATO, n confundam com a TEORIA DA EVOLUÇÃO, a teoria da evolução eh uma teoria cientifica, que se propõe a EXPLICAR o FATO da EVOLUÇÃO, uma boa analogia eh a teoria da gravitação universal, como podem ver ela eh uma TEORIA CIENTIFICA, igual a TEORIA DA EVOLUÇÃO, mas a gravidade em si eh uma FATO(quem duvidar pule de um prédio e veja se n caí)então eh isso, e tenham uma boa tarde.(e vejam se n ficam discutindo besteira)

As vezes me impressiono um pouco com o nível de idiotice que alguns chegam, como por exemplo pessoas discutindo criacionismo ou evolucionismo, como se um coisa anulasse a outra, a teoria da evolução n se propõe a discutir a criação da vida, e sim sua evolução, enquanto o criacionismo é o oposto, ele se propõe a explicar a criação da vida, n fala nada sobre o pós-criação, que seria justamente oq a teoria da evolução se propõe a explicar(por isso a IGREJA CATÓLICA ACEITA a TEORIA DA EVOLUÇÃO, alem do mais a EVOLUÇÃO em si eh um FATO, n confundam com a TEORIA DA EVOLUÇÃO, a teoria da evolução eh uma teoria cientifica, que se propõe a EXPLICAR o FATO da EVOLUÇÃO, uma boa analogia eh a teoria da gravitação universal, como podem ver ela eh uma TEORIA CIENTIFICA, igual a TEORIA DA EVOLUÇÃO, mas a gravidade em si eh uma FATO(quem duvidar pule de um prédio e veja se n caí)então eh isso, e tenham uma boa tarde.(e vejam se n ficam discutindo besteira)

• Genioso:

Só não vê quem não quer !… A cada dia que se passa; aumentam as evidências científicas da Evolução… E parece aumentar também a cara de pau de certos Fundamentalistas Religiosos; em desmerecer Darwin… Quem já não ouviu aquela Lenda Urbana Evangélica sobre Darwin ter desmentido suas descobertas em seu leíto de morte ?… Cara de pau; ignorância ou Má Fé mesmo ? !…

Quando criança fiz, juntamente com meus irmão, uma experiência interessante.
    Colocamos em duas garrafas, uma porção de espinhos de ouriço (porco-espinho) e
    numa completamos com água e outra com álcool.
    Por um bom tempo, guardadas em lugar ao abrgo da luz, os espinhos foram se
    multiplicando em amabas garrafas.
    Não me lembro à quem, porém, comentamos nossa experiência com uma pessoa
    que poderia levar à sério e ninguém deu valor ao assunto por se tratar
    de ter partido de crianças da zona rural.
    Gostaria que, se alguém que se dedica à pesquisas, fizesse essa experiência mais
    aprofundada, porém, não esquecessem de dar os créditos à iniciativa.