Distração: pessoas falando ao celular não reparam em palhaço em monociclo

Por , em 22.10.2009

Todos temos momentos de distrações e deixamos de ver algo que está bem à nossa frente. Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, fizeram um teste para ver exatamente quanto da nossa percepção fica prejudicada quando falamos ao celular.

Eles fizeram um teste documentando exemplos de pessoas reais que ficavam tão distraídas ao falar no celular que não viam um colorido palhaço passando sobre um monociclo – uma visão um tanto bizarra e incomum.

» Veja como pode ser divertido falar no celular e enviar texto enquanto dirige!

Quando comparados com indivíduos andando sozinhos, em pares ou ouvindo a um mp3 player, as pessoas falando ao celular foram o grupo mais distraído. Apenas 25% deste grupo perceberam o palhaço. As pessoas que não estavam utilizando o celular viram o palhaço em mais de 50% das vezes.

Além disso, a pesquisa mostrou que as pessoas que utilizavam o celular têm dificuldades para realizar tarefas fáceis, como andar. Elas caminham mais lentamente, mudam de direção mais vezes, não conseguem andar em linha reta e não percebem as outras pessoas a seu redor.

Para Ira Hyman, principal autor do estudo, os resultados mostram claramente os motivos pelos quais as pessoas não devem dirigir falando ao celular. “Se as pessoas têm tanta dificuldade para fazer tarefas simples como andar quando falam ao celular, pense no que significa colocá-las dirigindo com segurança”, afirma o pesquisador. [Science Daily]

» Salvando os motoristas viciados em celular

1 comentário

  • Deep:

    E oq a pesquisa fala sobre o pq disso?
    Áreas do cérebro são alocadas para a tarefa e acabam “concorrendo” com as outras?
    Acho isso incrível!
    Várias vezes as pessoas atingem “fluxos”, momentos em q estão concentrados em suas tarefas mas, ao mesmo tempo, são capazes de falar, observar e mesmo responder a outros estímulos.

    Que é um fator de distração, parece óbvio, mas então, será q são sobre-humanos aqueles q falam ao celular, dirigem e ainda percebem a moça de vestidinho vermelho e belas pernas na calçada?

Deixe seu comentário!