Mulheres sentem mais frio que os homens?

Por , em 3.11.2009

Ao longo dos anos, os cientistas procuraram determinar se a tolerância ao frio é de todo influenciada pelo sexo. Alguns pesquisadores especulam que os homens, em geral, devem ter uma maior tolerância, resultante de uma maior proporção de massa corporal em relação à área da superfície, de um maior músculo gerador de calor e de um maior metabolismo. Mas a ciência não é tão clara assim.

Um estudo na revista científica The Lancet pesquisou 219 pessoas de todas as idades e descobriu que os voluntários do sexo feminino tiveram, em média, temperaturas corpóreas mais altas (36,56 graus Celsius versus 36,33°C nos homens), mas temperaturas mais baixas na mão (30,67 graus contra 32,22 graus nos indivíduos do sexo masculino). Isso poderia indicar uma maior capacidade de conservar o calor do corpo e proteger os órgãos vitais. Mas o menor fluxo de sangue para as extremidades significaria também uma maior sensação de frio.

No entanto, estudos em que homens e mulheres ficam imersos em água fria mostraram que a reação do corpo depende principalmente do tamanho e da gordura corporal. Em outras palavras, um homem e uma mulher de igual tamanho e gordura corporal não mostrariam nenhuma diferença fisiológica em resposta a esses estímulos.

Alguns estudos também indicam que a percepção das mulheres de frio pode variar durante o ciclo menstrual, com a temperatura do corpo subindo e descendo. Mas isso ainda está sendo, também, amplamente debatido.

Conclusão

São tantos outros fatores que também desempenham um papel nas temperaturas interna e periférica – dieta, níveis de atividade, ondas de calor na menopausa, tabagismo e até mesmo o sono – que parece não haver nenhuma resposta clara e terminante.

Então, devido a tantas variáveis existentes, a pesquisa não se mostrou clara o suficiente sobre se o sexo influencia ou não a tolerância ao frio e a sua percepção. [NY Times]

13 comentários

  • Prego Mestre:

    pesquisou… pesquisou e nao deu em nada.

    • José Pereira:

      É assim que a ciência funciona, não é à toa que dizem os manuais que para ser um cientista é preciso ser persistente.

  • DJ Jefferson Britto:

    Eaew meo, tudo beleça, tava lendu essa materia sinistra e rezolvi qui divia comenta nela ta ligadow, tipo o ceguinte, achu que as mina firmeça que senti friu nas naiti tem que te seus truta na parada pra isquenta elas manow, pq us sangui bon podi ajuda as mina firmeza a si isquenta di noiti pq eles são tudo truta dos meo ta falado?
    Os bico vacilaum que naun eskentan suas cocota ten que se liga pq os truta vao pega jeral
    se as mina senti mais frio do que os truta é pur causa que os truta são mais disenvolviduta falado manows pela mae natureça do que as cocota falow?
    Ninguem mandow as cocota anda de biquine nas praia ai pa tudo os mano ve mas mesmo açim isso é bom pq os truta cunsegui analisa as beleça interior das cocota musa do veraum

    um sauve para os truta de Julio de Castilhus que são tudo sangue bon
    E nois na fita aew

  • cristiane:

    Faltou esclarecimento no conteúdo,mas da proxima espero que fique melhor,por que todo mundo erra.

  • marina:

    É… vocês recebem notícias todo dias do hypescience e ainda reclamam por causa de alguns erros de ortografia. Chega disso!!!

  • Thy:

    Todos nós temos opiniões diferentes, adorei o conteúdo dosite, porém esta matéria não esclareceu se a mulher sente ou não mais frio que o homem, deixando duvidas não esclarecidas.

  • franbogado:

    A matéria foi explanativa e ao fim resumida e ainda há quem reclame da falta de clareza!

    Tem gente que só entende de chapinha e combinação de cores do da moda do momento, e outros que só sabem deixar scraps no orkut.com

    Santa ingaynorança!

    • gabrielle:

      é mentira

  • Josias:

    Exelente, muito boa a matéria, agora eu entendo porque a minha mulher adora sorvete da Kibon

  • Luis:

    Desculpem mais vocês recebem notícias todo dias do hypescience e ainda reclamam por causa de alguns erros de ortografia?Onde nós estamos !

    Ótimo Site ! Vejo todo dia 😀

    Continuem assim !

  • Bruno FV:

    Não entendi porra nenhuma.

  • Artaud:

    Será que é possível fazer uma revisão nos textos antes de publicá-los? Os textos ultimamente estão cheios de erros de ortografia. Por favor.

  • Andressa:

    Nossa! Como foi esclarecedor…

Deixe seu comentário!