Como funciona o maior navio do mundo?

Por , em 9.11.2009

oasis of the sea
Oasis of the Seas: O Maior navio de cruzeiros do mundo

O maior navio de cruzeiros do mundo, chamado Oasis of the Seas (Oásis dos Mares, em tradução livre) na atualidade fará sua primeira viagem transatlântica, saindo da Finlândia até chegar à Flórida, nos Estados Unidos. O navio tem 20 andares e um comprimento equivalente a quatro campos de futebol. Além disso, ele pode carregar até 4500 pessoas em quase 360 metros de comprimento do cruzeiro. Em comparação, o famoso Titanic tinha 269 metros de comprimento e pesada cerca de 58 mil toneladas – contra 100 mil toneladas do Oasis of the Seas.

Embora seu tamanho seja colossal, o navio segue os mesmos princípios que qualquer outro para manter-se na água. Para flutuar, um barco ou navio deslocam uma quantidade de água, um fenômeno chamado de empuxo. “Como em qualquer outra embarcação: ela tem que deslocar uma quantidade de água igual ao seu peso para flutuar”, explica Matthew Collette, professor de Arquitetura Naval e Engenharia Marinha da Universidade de Michigan (EUA).

Para que a quantidade necessária de água seja descolada e para que o navio fique estável, os designers criaram o navio com um casco largo. “Ele tem 66 metros de extensão”, afirma Collette. De acordo com o especialista, apenas 9 metros do navio ficam embaixo da água – uma pequena porcentagem do seu tamanho total.

Sol e água fresca

Cruzeiros como o Oasis of the Seas tentam se manter em um curso marítimo com um bom clima, e mudam sua escala para evitar grandes tempestades e furacões, segundo Collette. Porém, isso não quer dizer que mares mais agitados estão fora de cogitação.

“É difícil saber com certeza como este navio vai se comportar, mas navios baixos tendem a ser tão estáveis que ficam inclinados após uma grande onda, o que pode ser desconfortável para os passageiros”, afirma o especialista, que completa: “O tamanho completo deste navio irá ajudar, pois os maiores barcos costumam ser melhores durante o mau tempo”.

Além dos cuidados para que o conforto do enorme navio seja maior que o normal, o Oasis of the Seas conta com um design especial – mas ainda pode ter problemas. “O desafio do navio é toda a sua estrutura exterior, que pode sofrer problemas durante furacões, mas a ideia básica de cruzeiros manda fugir deles”, diz Paul Miller, do departamento de Engenharia Marítima da Marinha estadunidense.

Quanto a problemas já enfrentados por outros navios, como icebergs e outras colisões, o engenheiro se mostra confiante. “O navio é maior e deve conseguir suportar mais danos que um menor”, diz Miller. “Entretanto, como ele é maior, tem mais energia cinética para dissipar caso se envolva em uma colisão, o que significa que ele poderia sofrer maiores danos”, completa.

Com o gigantesco tamanho e estrutura do navio, a pergunta que fica é: devemos esperar um navio ainda maior logo? “Já que a economia esfriou desde que o contrato deste navio foi assinado, não acho que algum outro vá concorrer contra ele pelo recorde pelos próximos três ou quatro anos”, afirma Collette. [Live Science]

23 comentários

  • João Paulo:

    Na verdade o maior é o MS Allure of the Seas, o Oasis of the Seas deve ser o segundo ou terceiro, acho que perde em comprimento pro Knock Nevis/Jahre Viking.

  • cardoso jose:

    o Oasis of the seas é mesmo espetacular só que não devemos nunca tentar nos achar maiores do mundo dentro dele a maior prova existente é o titanic 4 dias de vida e mais de 100 anos de história…
    Deus é o maior simplesmente…
    amei o navio e quero ter uma aventura nele…

  • Julia:

    Muito interessante. Mas ainda não vi uma materia mais detalhada, falado como funciona a cabine de comando, casa de máquinas e etc, como muitas sobre aiões~.

  • sa:

    Eu não me quero prolongar muito em matéria de cruzeiros, porque nunca andei em nenhum.
    Eu só gostava que alguém com experiência, me se num informasse s. f. favor,uma pessoa pode fácilmente enjoar?
    Eu já viagei em catamarâs, e outros barcos grandes quando fui cumprir o serviço militar na Guiné-Bissau, e quase sempre vinha deitado no camarote.
    Os cruzeiros são diferentes? É que caso contrário, jamais me arriscarei. Informaram-me que os cruzeiros actualmente já tem outras condições.
    Obrigado e boa tarde.

  • joao batista:

    normalmente as embarcações de sobrevivencia existente no navio dividindo o número de pessoas a bordo chega-se ao de barco de sobrevivência:ex45 baleeiras com capacidade para 100 passageiros totaliza em 4.500 que é o numero de passageiros,antes de ser lançado ao mar o navio passa por criteriosa inspeção por autoridade maritima local e em cada porto que ancorar a autoridade maritma local tem o direito e o dever de faser averiguação nos documentos principalmente vencimento de certificado de inspeção anterior a ancoragem.

  • ALFREDO:

    POR FAVOR VAMOS FAZER COMENTÁRIOS, EXPLICAR PARA OS QUE NÃO SABEM MAS NADA DE CHAMAR OS OUTROS COM PALAVRAS AFENSIVAS, POIS QUEM SABE NÃO PRECISA SER MAL EDUCADO, POIS ESTAMOS VENDO UMA GRANDE OBRA DA ENGENHARIA.

  • rildo:

    lindo navio mesmo.

  • Caio Rodrigues:

    “aysibergue” ? morri de rir com essa
    façam um cruzeiro antes de comentar , estude , saiba como funciona , nao fiquem dando pitaco inutil se vc nao conhece dessa area
    ja me perguntaram se os botes salva vidas dos cruzeiros sao a remo ,surtei
    sao movidos por motor , sao enormes ,comportando mais de 150 pessoas em cada um. nao voltem 100 atras ,achando que os navios de hoje sao como o titanic , por favor , nao cometam esse erro
    iceberg ? nao aparecem na costa brasileira , pois por esta , passa uma corrente maritima quente descendo do equador, portanto , nao se preocupem em acabar colidindo com um iceberg por aqui
    os transatlanticos hoje em dia sao feitos com divisoes, compartimentos a prova d’agua. alem de ser MUITO mais dificil de fazer com que o navio acabe indo a pique ,faz com que varias horas se passem antes do navio afundar completo,dando tempo de entrar nos botes calmamente,e ainda mais , na costa brasielira , mesmo que voce nao consiga um bote , a agua é quente , nao vai ter o perigo de morrer de hipotermia ou congelamento
    façam me o favor , estudem do assunto antes de dar palpite
    tenho 15 anos ,sei do que falo mesmo com a minha idade
    agora… sentiria vergonha se fosse um de voces , palpiteiros e mal instruidos

  • gabriel:

    so mais o titanic – na minha opiniao deveriam fazer um titanic maior q esse navio

  • Caio Eduardo Baldoino:

    O caipirada burra , uns que mal sabem escrever e vem falar que bote salva vidas nao serve para nada, quando voce embarca no navio a tripulaçao ensina como colocar colete e ir para seu ponto de encontro.mastambem surpeende que o nosso colega acha que ne o navio pegar uma onda de traves,ou seja de lado,o navio vira ,o que ele tem de calado ja é suficiente e o peso que ele possui na bolina de ser realamente grande e proporcional ao navio.Outro ponto que comentaram é que nao tem espaço suficiente para todos nos botes salva vidas ,bem hoje eles so podem colocar o que eles podem tirar ,é so multiplicar o numero de assentos que tem em cada barco e voce vera o numero de passageiros que tem.

  • nem sei:

    Primeiro algumas pessoas deveriam aprender a escrever para depois arriscar algum tipo de opinião. A quantidade de bobagens escrita revela o tamanho da ignorância de certos comentários… todos têm direito a comentar o que quiserem mas por favor, escrevam correto “pelo menos”…. “aysibergue” também foi o fim hein…

  • so comente k-9:

    esses barcos sauva vidas não possui muitas pespequitivas mas eles achão que pelomenos tem consiencia do que eles fizerão mas eles devião pelomenos ter colocado mais fotos de todos tipos ex;da segurança do navio explicar como ia funcionar se o navio fosse ao naufrágio ia ter pelomenos a consiencia do que eles fizerão mais se eles achão que tão certo e se eles tiverem no meio do atlântis que nem o titanic awe so deus e a natureza do mar sabe o que vai acontecer nada e impossivel.

  • wesley:

    quanto ao problema do navio ser 20 andares e apenas 9,5m abaixo da agua acho que nao tem problema pois todos os navios tem a quilha . que é uma especie de espinha de aço no fundo do navio que funciona como um “joão teimoso”

  • WALTER SAMPA:

    ESTES BARCOS SALVA-VIDAS SÃO APENAS PARA ENFEITAR OU PARA DIZER QUE POSSUEM, NA VERDADE SE O BICHO AFUNDAR, VAI MORRER TODO MUNDO MESMO, PRINCIPALMENTE SE FOR À NOITE QUE É MAIS TENEBROSO. O MAR É UMA IMENSIDÃO À NOITE, NÓS NÃO SOMOS NADA PERANTE A NATUREZA.

  • Marcelo Augusto:

    Ahhh antes que o mesmo babaca pergunte como consegui enxergar os barcos salva-vidas? SÃO OS DE COR AMARELA NA LATERAL DO NAVIO… Acho que ele era Daltônico ou cego…

  • Marcelo Augusto:

    Em outra matéria similar disse a mesma coisa… Basta olhar a lateral da embarcação para ver que tem apenas 9 barcos salva-vidas… Se do outro lado tiver mais 9, serão apenas 18 para 4500 pessoas… NEGLIGÊNCIA…
    Tenho visto vários navios assim… quando houver um naufrágio será muito pior que o Titanic…

  • Marcos:

    Ficou implícito, pelas palavras do professor, que este navio, se pegar uma onda de lado, aderna. São 20 andares e sómente 09 metros debaixo d’água. Mesmo eu que não entendo de engenharia naval, acho que este barco é instável com mar um pouco mais agitado que o normal … Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.
    Abraços

  • luiz filipe:

    acharia legal andar nun desse, so ficariacom medo se tivese um aysibergue no caminho para afundar igual o titanic, mas seria legal com uns conputadores para mexer no barco quer dizer navio, quer dizer “ o maior navio do mundo“

  • wenceslau:

    Poderia ter colocado mais fotos principalmente do interior do navio.FAIL….

  • rodrigo:

    Foi lançado ao mar em 30 de Outubro de 2009, em Turku, na Finlândia

    Capacidade de Passageiros: 5.400 de ocupação dupla

    Tonelagem bruta: 222.900

    Cabines: 2.700

    Convés: 16 superiores

    Comprimento: 360 m (1.184′)

    Largura máxima: 46,9 m (154′)

  • Rodrigo Castro:

    “O desafio do navio é toda a sua estrutura exterior, que pode sofrer problemas durante furacões, mas a ideia básica de cruzeiros manda fugir deles”

    Tipo, se ele não conseguir fugir de um furacão ele pode quebrar? Legal. Mas acho que prefiro um menorzinho que não quebre.

  • Anderson Luiz:

    Pelo que andei lendo, a viagem dele será da Finlândia e terminará no Haití.

  • marcelo:

    é grande neh? kkkkk

Deixe seu comentário!