Por que algumas pessoas se sentem enjoadas com cheiros inofensivos?

Por , em 15.11.2009

De acordo com uma pesquisa realizada na Holanda, pessoas que se sentem mal com cheiros inofensivos não têm birra, apenas uma percepção olfativa diferente de outras pessoas. De acordo com a pesquisadora Paticia Bulsing, o cheiro é detectado mais rapidamente pelo cérebro, além de processado mais profundamente. Além disso, se você espera se sentir enjoado com um cheiro, ele realmente fará com que você se sinta enjoado.

Segundo a pesquisadora, a percepção inconsciente de odores pode ter um papel importante nas reações que sofremos com diferentes cheiros. Sua pesquisa descobriu, por exemplo, que as pessoas associam certos odores com doenças, e experiências pessoais têm uma influência grande sobre o modo que o cérebro processa odores.

Se um alimento fez com que você se sentisse mal, é normal que não tolere o cheiro daquela comida por um tempo. Uma experiência semelhante foi realizada por Bulsing com voluntários: toda vez que um certo odor era sentido pelos participantes, ele era acompanhado por um estímulo dolorido no nariz. Assim, os voluntários associavam o cheiro à dor.

A psicóloga analisou o que acontece no cérebro quando as pessoas inalam o odor que associam com a expectativa da dor. Assim, Bulsing conseguiu observar que o cérebro processa a informação muito mais rapidamente quando a pessoa espera pela dor. Cheiros desagradáveis e ligados à dor também fizeram com que o cérebro processasse a informação mais intensamente, gastando mais energia na informação. De acordo com Bulsing, isso prova que, quando as pessoas acreditam que o odor poderá causar dor, o cérebro processa o cheiro de maneira muito diferente.

Muitas vezes em ambientes de trabalho pessoas que se sentem nauseadas com odores são caracterizadas como quem imagina uma doença, mas Bulsing agora demonstra que este não é o caso. A pesquisadora afirma que a associação subconsciente entre o odor e o mal-estar indica que as pessoas ligam o cheiro a sinais de alerta do corpo. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,80 de 5)

9 comentários

  • Marc F.B.:

    Será que isso explica o fato de eu odiar cheiro de café?

  • Thamiris Medeiros:

    Quando eu sinto cheiro de cloro ou peixe fico enjoado na hora,sinto ansias de vomito ao sentir so um pouco do cheiro de cloro e passo mal.
    (Eu to usando o facebook da minha prima por enquanto,sou homem nao mulher entao,nao estranhem quando eu coloquei a letra O inves de A OK?)

  • Lis:

    acredito que eu tenha algum tipo de problema, pois além de sentir muito nojo de alguns cheiro, principalmente de carne, crua ou nao, tb sinto nojo de comida S= eu nao consigo comer direito, tem dia que eu nem como, eu como por obrigaçao nao por vontade, mas isso quando eu nao passo mal deposi de comer S= comida de panela eu sinto muito nojo

  • Marcos Wagner:

    Bom dia,
    Parei de fumar a 4 meses (fumei por 30 anos), realmente meu olfato retornou. Mas retornou a tal ponto que hoje em dia o cheiro da comida sendo cozinhada me provoca um certo nojo, e na hora de comer esta mais dificil ainda. Alguem poderia me dizer o do porque disso?
    Desde já agradeço.

  • Danorton Tadeu:

    Toda vez que eu ia a um açougue, voltava passando mal, sentia nausea, dor de cabeça e passava o dia todo com um mal estar terrivel, não sabia o motivo. Um dia descobri. não posso sentir o cheiro de vísceras. Não acreditando fiz um teste. Em outra cidade visitei por curiosidade um açougue… fui parar no hospital. Não é o cheiro de sangue que me faz mal (sou da área de saúde, trabalho com resgate de acidentados)e não tenho problemas. è simplesmente cheiro de vísceras que não suporto. Alguem me explica por favor?

  • Daniel:

    Ezio José, comentário desnecessário.

  • Ezio José:

    Pessoas de origens gaúchas e paraguaias tem um flatô insuportável. Claro que todos os flatos são insuportáveis! Mas, acredito que a alimentação fermenta de forma diferente em virtude do chimarrão(chá gaúcho) e do tererê(chá frio paraguaio).

  • Novidades do dia 18/11/2009 – Ano V | Inclusive:

    […] Por que algumas pessoas se sentem enjoadas com cheiros inofensivos? https://hypescience.com/24218-por-que-algumas-pessoas-se-sentem-enjoadas-com-cheiros-inofensivos/ […]

  • Darcilene:

    Não suporto cheiros de certos perfumes, aqueles adocicados principalmente, me dão náuseas, de manhão então nem se fala.

Deixe seu comentário!