Por que nosso nariz só funciona um lado de cada vez?

Por , em 12.04.2018

Você sabia que nosso nariz funciona um lado de cada vez? Essa sensação só fica clara para nós quando estamos doentes e ele “entope”. Porém nós estamos sempre respirando com mais força através de uma das nossas narinas. Durante o dia, os lados trocam e a outra narina entra em ‘modo de trabalho’.

Inspirar pelo nariz estimula três regiões do cérebro

Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que nosso corpo faz sozinho, como a digestão e a frequência cardíaca. No nariz, este sistema controla o seu ‘ciclo nasal’, para que cada narina funcione de forma eficaz.

O ciclo nasal acontece várias vezes durante o dia. Para abrir um lado do nariz e fechar o outro, seu corpo infla o tecido com sangue, da mesma forma que faz com o pênis quando um homem tem uma ereção.

Em uma resposta a uma pergunta no site da rede americana de TV CNN, a pediatra Jennifer Shu explica como o ciclo funciona para uma pessoa que queria saber por que seu nariz parecia estar congestionado já há um mês. “A maioria das pessoas não percebe a obstrução alternada, a menos que tenha bloqueio prolongado de um ou ambos os lados do nariz, como os causados por um desvio de septo nasal, um resfriado, sinusite, pólipos nasais ou alergias”, aponta a especialista. Quando estamos doentes e realmente congestionados, o excesso de muco faz com que a narina que a narina que está recebendo menos ar pareça muito mais fechada do que a outra.

“Pelos” do nariz podem indicar a hora exata da morte

Em condições normais, diz Shu, o aumento do fluxo sanguíneo causa congestão em uma narina por cerca de 3 a 6 horas antes de passar para o outro lado. Também há um aumento do congestionamento quando se está deitado, o que pode ser especialmente notado quando a cabeça está virada para um lado.

Há pelo menos duas razões pelas quais o ciclo nasal acontece. Em primeiro lugar, ele faz com que nosso olfato fique mais completo. Moléculas de diferentes odores se degradam em taxas diferentes, e nossos receptores olfativos as captam de acordo. Alguns odores são mais fáceis de detectar e processar em uma corrente de ar de movimento rápido, o que é feito com a narina descongestionada, enquanto outros são melhor detectados na corrente de ar mais lenta, na narina congestionada.

Plástica instantânea de nariz

Além disso, este sistema também parece manter o nariz funcional na sua função de filtro de ar e umidificador. O congestionamento alternado dá ao muco e aos cílios (os pelos minúsculos dentro do nariz) em cada narina uma pausa bem merecida do ataque de ar e evita que o interior das narinas seque, quebre e sangre. [Science Alert, Mental Floss, CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,88 de 5)

Deixe seu comentário!