Seios novos com células-tronco, e não silicone

Por , em 19.11.2009

Mulheres que sofreram cirurgias de mastectomia podem logo ter uma nova opção para a cirurgia plástica de reconstrução das mamas: uma equipe de pesquisadores do Instituto de Microcirurgia Bernard O’Brien, na Austrália, está desenvolvendo uma terapia com células-tronco para que o próprio corpo trabalhe para a recuperação do seio.

De acordo com os pesquisadores, experimentos realizados com animais foram bem-sucedidos e testes em humanos começarão a ser realizados em aproximadamente três meses. Eles também acreditam que serão necessários três anos de estudos antes do desenvolvimento definitivo da técnica.

» Cirurgia plástica grátis, direito de todos

O novo procedimento é realizado com a inserção de uma peça biodegradável no peito da mulher, com o formato do seu seio natural. A peça irá conter céulas-tronco do tecido gorduroso da própria mulher, que irão crescer e recriar a gordura presente no seio feminino. Phillip Marzella, que participou do estudo, afirma que a técnica é uma opção melhor que o implante de silicone ou outras cirurgias complexas.

Os primeiros testes serão feitos com uma peça não-biodegradável, mas os pesquisadores esperam logo desenvolver uma peça biodegradável, afirma Marzella. “Assim, a gordura pode crescer dentro da peça e depois ela desaparecerá do corpo naturalmente”, diz o pesquisador.

Segundo Marzella, duas abordagens foram feitas pela equipe para desenvolver a técnica. “A natureza abomina o vácuo, então como a peça é vazia, o corpo se encarrega de preenchê-la”, diz. “Para a segunda abordagem nós desenvolvemos uma substância semelhante a um gel, que injetamos dentro da peça e que ajuda a estimular o crescimento”, afirma o pesquisador.

Técnicas semelhantes já foram testadas para a reconstrução da bexiga, mas esta é a primeira vez que um procedimento deste tipo é desenvolvido para o seio. “Esperamos que a técnica possa ser usada em outros órgãos utilizando o mesmo princípio – uma cavidade que protege e contém células enquanto elas crescem e restauram sua função normal” afirma Marzella. “Este é um grande passo para a medicina e cirurgias de reconstrução”, diz.

Atualmente, as técnicas utilizadas para a reconstrução das mamas após a mastectomia são arriscadas e complexas. Um dos métodos mais comuns usa músculos, gordura e pele do corpo da paciente para reformar o seio retirado. A cirurgia requer até um ano de recuperação e geralmente causa desconforto nas áreas de onde o músculo foi retirado, geralmente no abdome.

» Plástica nos seios: Tudo o que você precisa saber

A opção de implantes de silicone pode causar infecções, além do risco de problemas de deslocamento do implante, que lentamente infla após alguns meses, e é diferente dos implantes usados em cirurgias cosméticas. “Certamente a nova técnica não acabará com o trauma que as pacientes sofrem com o câncer, mas poderá oferecer a elas uma alternativa e um alívio, ao saber que o seio poderá ser reconstruído”, afirma Marzella. [LiveScience, Guardian]

26 comentários

  • Disfunção erétil pode ser corrigida com células-tronco:

    […] Em última análise, os pesquisadores esperam usar o tratamento com células-tronco em 3 a 9% dos homens com doença de Peyronie, uma condição que danifica a membrana que envolve as câmaras dentro do pênis que incham com sangue durante a excitação, tornando difícil para os homens conseguir uma ereção reta. Tratamentos com células-tronco também estão sendo testados para reconstruir seios em mulheres. […]

  • Esperança:

    Passei por uma redução de mama há 10 anos átraz por causa de um problema na coluna a médica me encaminhou para fazer a cirurgia para diminuir, mas infelizmente fiquei com cicatrizes que marcaram a minha vida.
    tenho esperança de um dia poder me olhar no espelho de novo e sorrir principalmente tirar o sutiã na frente do esposo.
    fico muito feliz e grata se poderem me ajudar.se for gratuito não esqueça de mim

  • sthefane:

    oi, Gostaria de saber como faço para me escrever na pesquisa de mama, gostaria de participar
    Obrigada

  • juliana lambert:

    como faco para me escrever para fazer parte da pesquisa de celula tronco para tentar acabar com estrias, pois elas acabaram com a minha vida. Eu não aguento mais viver com essas marcas saiu no corpo todo a minha vontade é de morrer.

  • tatielly:

    COMO FAÇO PARA ME INSCREVER NESTA PESQUISA DE MAMA COM AS CELULAS TRONCO? P

  • silvani rodrigues:

    GOSTARIA DE ME MANTER INFORMADA SOBRE ESSE ASUNTO, POIS TENHO MUITO INTERESSE.

  • valdineia:

    gostaria de me candidatar,para fazer parte dessa pesquisa pois quem nao gostaria de ter um seio durinho outra vez,como eu nao sei pois se estiver procurando alguem pra deste eu me candidato.podeentra em contato q eu aceito.

  • FRANCISCA PATRÍCIADE SOUSA BARROS:

    ah tenho 2 filhos já fiz laqueadura meu sonho é ter seios firmes e não flácidos e uma barriga durinha sem estrias como faço para mim se escrever para ter um corpo bonito ,e poder ir a praia ter uma auto estima de novo me ajudem pois dei estrias no meu corpo todo até nas batatas das pernas esse email ai do meu marido bjj

  • jassiara:

    oi meu sonho e voltar a viver de bem com migo mesma porque depois que tive filho meu corpo se encheu de estrias peli flassidas abidome seios . nao vou mais a praia porque tenho vergonha de bota um biquine nao coloqo mais uma blusa curta pois tenho vergonha é muita estrias pelo corpo todo por favor me ajude

  • Amanda:

    Oi o meu maior sonho é fazer cirurgia plástica de mama e barriga depois que tive meus dois filhos após as cesarianas fiquei com a barriga e os seios flácidos gostaria muito de fazer uma plásticas na barriga e diminui os seios sao grandes,eu quero muito melhorar minha alta estima,espero que alguem me ajude a minha esperança aumentou mais ainda em saber que tenho chance de fazer gratuitamente pois nao tenho condições financeiras p/ pagar espero que alguem possa me ajudar,tenho 19 anos e aguardo anciosa e torcendo p/ consegui realizar o meu maior sonho,obrigado!…Bom Dia.

  • Karina:

    Atenção mulheres! Informem-se bem antes de entrar em qualquer pesquisa ! Poi um dos maiores problemas do uso de células tronco é o crescimento desordenado dessas células podendo causar câncer. Imaginem quem fez uma mastectomia por causa de um câncer voltar a tê-lo !!!! Sempre há muitos fatores envolvidos que precisam ser analisados ! Cuidado !

  • Mi:

    Parabéns pela matéria!!!
    Mas gostaria de saber onde me inscrever para conseguir essa cirurgia, pois tenho uma sindrome chamada sindrome de poland, é muito raro, não tenho uma mama completa, nenhum musculo, nem o peitoral maior, nem o menor, glandulas, nada…será q seria possivel fazer uma mama, pelo menos os musculos??? Se alguem souber o telefone, site, ou qualquer meio de comunicação, por favor me avisem….
    Bjos

  • marcia ferreira:

    Gostei da reportagem sobre células tronco para o seio, mas gostaria de saber se pessoas que não passaram por cirurgia de mastectomia também poderão usufruir desse avanço da tecnologia para aumento da mama ou se é só para pacientes que fizeram a mastectomia.

  • sarah:

    queria saber como conseguir pois meus seios sao muitos flacidos e grandes,pois nao tenho condiçoes alguma espero uma resposta desde de ja obriagado…

  • jessika:

    Gostaria de saber como faço para me escrever na pesquisa de mama, gostaria de participar
    bjos amei sempre pensei nessa ipotese agora que ja estão estudando gostaria muito de participar

  • maria Dayane de Oliveira Sarmento:

    Que legal adorei isso é muito bom !!

    Pois eu queria muito tirar um pouco do meu seios por que é grande e me incomoda muito!!tenho costantes dores nas costas..
    Se for gratuito gostaria muito de fazer.

  • simoneportella lisboa:

    me interessei muito por esta cirurgia pois tenho seio pequenos e nao tenho condiçoes para pagar um silicone se for gratuito gostaria muito de me inscrever pois meu maior sonho e ter seios grandes.

  • ana marcia leiras:

    como devo proceder para me increver nessa pesquisa de células tronco para seios e para coluna me ajude por favor ?????

  • katia silvia:

    lega!l muito interresssante!
    quando for provado q naum faz mal nenhum, e que realmente dá certo em pessoas, eu topo!!!!!
    parabéns!

  • Alice:

    Gente em primeiro lugar eu li em vários sites sobre essa novidade…
    É uma coisa muito difundida… Eu li primeiro que os britânicos estavam fazendo esses testes que um coreano tinha notado,e que eles estavam testando em mulheres e aperfeiçoando a técnica,até ai tudo bem.
    Depois li que japoneses estavam testando essa técnica com células da bexiga uma coisa assim…
    Agora são os australianos!? Pera aí alguém me explica melhor isso…
    (OBS:E mulheres interessadas para fazer essa intervenção;li também que custa o preço de um carro 20 mil REAIS! E provavelmente não seja no nosso país e então tem que gastar mais uma graninha em passagens e hospedagem né.)

  • renata:

    gostaria de saber onde me escrevo pra fazer a cirurgia de mama com cerulas tronco porfavor me ajude obrigada.

  • DINHA:

    COMO FAÇO PARA ME INSCREVER NESTA PESQUISA DE MAMA COM AS CELULAS TRONCO?

    ATENCIOSAMENTE

  • flavia:

    nao imformou o q eu queria saber

  • Jurandir Rebechi:

    Muito bom para as mulheres…… mas e os que tem problemas neurológicos, parecem que foram esquecidos, principalmente os paraplégicos e seus colegas com problemas parecidos. Como mexer com neurônios é mais complicado, parece que optaram pelo mais fácil e principalmente lucrativo. Pesquisei bastante e não encontrei pesquisas do tipo intensas nesta área. Estou muito decepcionado.

    Tem uma frase que ouvi em um filme que achei oportuna: “os cientistas quanto é para criar coisas que destroem a humanidade são bem rápidos, mas quando é para curar, parece impossível, só enrolam”. Se continuar assim, a humanidade deve desaparecer da face da Terra e bem rápido, porque foi um erro de Deus criá-los….

  • Bruno FV:

    Entrei aqui pra ver uma tetinha e me decepcionei [2]

    HUSiUSIhuasihuShuasihas

  • Lucas:

    Entrei aqui pra ver uma tetinha e me decepcionei.

    Tudo bem, boa materia

Deixe seu comentário!