Galáxia escura está em rota de colisão com a nossa Via Láctea

Por , em 25.11.2009

nuvem de smith uma galaxia escura
Nuvem de Smith: Uma galáxia escura

A vizinhança da Via Láctea pode ser mais agitada do que se imaginava: cientistas descobriram que uma nuvem de massa estimada em quase 1 milhão de sóis pode ser, na realidade, uma galáxia escura. Além disso, a formação, chamada de Nuvem de Smith, está vindo em direção à Via Láctea, e pode colidir com a nossa galáxia.

Em 2008, cientistas estadunidenses descobriram que a nuvem está a aproximadamente 8 mil anos-luz de distância da Via Láctea, e está se aproximando a uma velocidade de 240 quilômetros por segundo. Entretanto, os cientistas não têm certeza de quando o impacto irá ocorrer, pois astrônomos não conseguiram medir com precisão quando os gases da nossa galáxia irão diminuir a velocidade da Nuvem. Segundo especialistas, sua trajetória sugere que ela já teria passado pela nossa galáxia há mais de 70 milhões de anos.

» Imagem do centro da Via Láctea combina a visão de três telescópios

A Nuvem de Smith é formada principalmente por hidrogênio, tem 11 mil anos-luz de comprimento e 2.500 anos-luz de largura, o tamanho de uma galáxia-anã. Ela foi descoberta em 1963, mas só recentemente seu movimento em direção à nossa galáxia foi detectado. A Nuvem de Smith não se desintegrou durante seu movimento em direção à Via Láctea, que é muito maior.

Para ter sobrevivido durante este movimento, cientistas acreditam que ela tem uma massa muito grande, para ter gravidade suficiente para se manter unida. Cálculos de especialistas da Universidade de Sidney, da Austrália, indicam que ela pode ter até cem vezes mais massa do que era estimado.

» Misteriosa neblina é encontrada no centro da galáxia

As galáxias escuras são formações de nuvens sem estrelas, constituídas principalmente por hidrogênio e outras partículas. De acordo com Leo Blitz, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, simulações da formação de galáxias sugerem uma galáxia do tamanho da Via Láctea devem apresentar cerca de mil galáxias anãs. Segundo o especialista, algumas destas anãs podem não ter sido encontradas porque são galáxias escuras, mais difíceis de serem encontradas. [New Scientist]

44 comentários

  • julia:

    legau esta galaxa

    • LU:

      10 bilhões de anos pra chegar aqui? que pena

  • the lincias:

    eu estava procurado esta galaxa via lactea

  • Hudson:

    Comentários aqui, são de gente preocupadas com o que pode acontecer no futuro. Convido a todos a crer na criação, na existência de Deus, do seu projeto de salvar o homem, caído do seu lugar no céu. Foi por isso que ele enviou seu filho para que através do Sangue dde Jesus derramado ali na cruz nascesse uma igreja que teria o seu sangue e por isso mesmo essa igreja se tornasse consanguinea e poder ser chamada de filhos de Deus. Procure uma igreja que tem entendido e pregado isto, uma salvação em Jesus. A terra e tudo o que conhecemos vai passar, mas antes disto ele voltará para buscar a sua igreja, ele nos deixou essa certeza. Procure a igreja certa que está vivendo e pregando esse momento especial na vida da igreja que está por chegar: Jesus vem!

  • Edison:

    Que beleza ver essa moçada discutir e debater esses assuntos da astrofísica, das forças cósmicas, de tudo o que se refere ao universo. Há anos eu lí as obras do Asimov; todas aquelas teorias, formulações; Assisti o filme de H.G.Wells A Máquina do Tempo. Naqueles anos 60, a dúvida seria a seguinte: Se o avanço tecnológico e a redução de horas de trabalho não seria um impencilho para a evolução do homem devido a redução das horas de trabalho e utilização de mão de obra especializada. O resto da população, gozaria um lazer sem fim. Hoje, vejo que se lançando as conquisas do cosmos, o homem continua a fazer terrorismo, a odiar, a pelejar. Eu acho que o buraco negro não está lá há milhões de anos-luz e sim no coração do homem, ainda não modificado por um amor e consideração maior pela sua sobrevivência e dos outros.

  • Anônimo:

    Não seria esta nuvem escura, uma explosão de supernova?
    Ou melhor super super nova?

  • ana julia:

    se vc escrever isto escreve certo por que os outros que escreverao erraram vc nao e para errar

  • Arthur:

    calma gente eu sou o super-man… posso dar assoprar essa galaxia pra longe…

    deixem comigo!!! =)

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Está parecendo a galáxia móvel que na série Perry Rhodan trouxe caos para a Via Láctea

  • Marcos:

    Se a nuvem é só de gases precisamos apenas nos preocupar com o cheiro dela….imagina o tamanho da cloaca que expeliu essas nuvem….kkkk

  • F.Guillen fenandez:

    Nossa!!!
    O que mais me impressiona aqui são os catastróficos erros de português! Gente! Como escrevem mal! Que pobreza vocabular! Agora, pelo menos falar direitinho o inglês muitos fazem por onde, né?! Não é pra menos, haja vista o bombardeio de anúncios e mais anúncios na TV, falados ou cantados em inglês, e até há uma novela que, de vez em quando, os atores dialogam nessa língua metida a besta…
    Brasileiro e brasileira: falando bem ou mal o inglês, seja rico ou pobre, branco ou preto, ingleses e “aqueles” da terra do Tio Sam sempre verão você como apenas um títere subdesenvolvido. É claro que sendo rico de pele clara e de olhos azuis, há um certo grau de tolerância…

  • Eduardo Amaral:

    Quanta bobagem. Esqueçam o tempo e o espaço.
    Mas suponha que a tal nuvem permeie instantanemente a nossa Via Láctea agora no dia 1º de janeiro de 2010, haverá chuva de meteoros? Uma catástrofe térmica e de radiação mortal se abaterá sobre a Terra? Tudo é pura especulação.

    Quem acredita nesse tal 2012 só pode ser lipoaspirado do cérebro. Profecia é a mais pura bobagem. Aquelas que por coincidência funcionam viram lenda e as outras milhares que nunca se confirmaram são esquecidas.

  • franbogado:

    Sergio, pode ter certeza, o “mais perigoso” não está la fora!
    Se fossemos uma humanidade conscientizada não temeriamos os aglomerados cosmicos que chamam de galaxia, ou buracos negros, etc.
    Se fossemos como uma familia planetária nao nos assustariamos com esses vizinhos sombrios!

    Mas, como não o somos, ficamos a nos meter medo do invisivel, do escuro ou do incompreendido!

    É o velho medo do inevitavel e irremediavel destino à morte!

    Vivam e esqueçam o que é temeroso, pois é melhor do que ficar a temer o que nao precisa!

  • César:

    Bem, esta nuvem será problema em alguns milhões de anos, quando ela atingir o quadrante alfa da galáxia. Mas até lá, a Federação de Planetas Unidos já deve ter tecnologia o suficiente para desviar desta nuvem…

  • RNFC:

    Tolos, como se esse fosse o maior dos problemas cósmicos pela frente… desculpe pela abordagem.

  • Fawkes:

    Po galera vocês falando ai de 2012 não tem nada a vêr chega me da desgosto de lêr esses comentários na moral

    NADA A VÊR!!!

  • Roberto:

    Eduardo :
    Tem duas coisas incríveis, a primeira é como tem gente ignorante em matemática e noção de física.
    8.000 anos luz correspondem 75,6864 quatrilhões de quilômetros.
    Na velocidade em que essa galáxia se move, em um ano ela percorre 7,56864 bilhões de quilômetros. Portanto, para chegar até aqui ela vai levar exatamente 10 milhões de anos.
    A segunda coisa incrível é que fazendo as contas dá 10 milhões redondinhos, com todos os zeros.
    Para quem pensou em 2012, errou só em 5 milhões por cento!

    ____________________________________________________

    Fora que os gases da nossa galáxia vão diminuir a velocidade da Nuvem ^^

  • cida:

    Na verdade muitos mistérios estão por vir á tona…..
    se o mundo acaba em 2012 ou não? quem garante? muitas profecias foram feitas ao longo dos anos que já se passaram…algumas se cumpriram outras não….
    então vamos viver da melhor forma possível e esperar que chegue 2012 como apenas mais um ano…. acho que o desespero não resolverá nossos problemas….eu tenho medo sim, quem não tem?

  • Leonardo:

    queria poder evitar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Leonardo:

    PUTZ!!!
    quando ela se chocar com a Terra ñ vou tar mais vivo!!!

  • Ricardo:

    ai antonio

    (imaginemos que ela chegue em 2012)

    ela esta vindo em grande velocidade pq nao tem absolutamente nada freando ela.

    e quando ela encontrar algum corpo no caminho?
    e quando ela chegar por aqui.vai ter que necessariamete frear devido ao atrito e bla bla bla

    o que eu acho que pode acontecer é uma grande mutação por parte dos seres que por aqui estiverem. ela deve carregar gazes, ondas, raios e o diabo que for pra causar novas especies por aqui…

  • bucaneiro:

    Humm… tem uma coisa, a distância que ela se encontra agora é a que a luz demora pra chegar a nós.
    logo estamos vendo um fato a x anos luz que se move a x/y anos luz então no momento atual a distância é bem menor do que a luz que recebemos.

    Lembrem-se estamos vendo uma informação de milhares de anos atrás é preciso atualizar ela pra saber onde na verdade a galaxia se encontra. A não ser que os cientistas já levem isso em consideração na hora de dar a distância.

  • Amanda:

    Incrível como um artigo claro, absolutamente científico – ou seja, inteligível – consegue ser tão estupidamente mal compreendido e transformado em sensacionalismo com os poucos alguns comentários acima.
    Isso que dá divulgar descobertas e estudos deste tipo para a comunidade. Qualquer notícia é transformada em bobagem.
    Sou tão leiga quanto vocês, mas prefiro focar nos fatos do que em
    expeculações ridículas e clichés.

    Ah, e Sérgio, se você não consegue compreender essa conta de matemática básica que o Eduardo fez… bem, sinto dizer mas… você tá meio mal, hein!

  • rosangela de noronha:

    bom eu não sei de nada, sou ignorante em muitos assunto, mas burra eu não sou, existe uma grande preocupação mundial com os fatos desordenados que a terra já esta enfrentando. no canal NG mostrou essa semana que cientista do mundo todo( inclusive do brasil,) estão se reunindo para desaselerar as grandes catastrofes previstas cientificamente , sem contar que no documentário citaram varias vezes o calendário dos MAYAS , e as outras profesias. Bom, eu pergunto;-” malucos são os cientistas? que sabem bem mais que nós leigos ? malucos os que estão enchergando os sinais da nossa decadencia, do nosso sistema, da flora e fauna? Infelismente muitas surpresas estão por vir, acreditando ou não, sombando ou não, o mundo , a terra , esta doente , e seja a data que for, a destrição, o pouco caso, a ganancia. a fome a guerra, todo o mal que assola nosso planeta e muitos dos seres HUMANO, tera que ter um fim um ciclo de mudanças e mais AMOR, amor incondicional.

  • Felipe:

    Ao grande inteligente que acredita que o mundo acabará em 2012 pode ficar tranquilo, o mundo só acabara quando Deus quiser leia Apocalipse nenhum homem tem a capacidade de calcular quando o mundo vai acabar , no maximo de calcular uma catastrofe.
    Falta um pouco de conhecimento teologico e não somente ciêntifico,e sobre 2012 isso é midia meu amigo ja viu quantos milhões estão lucrando com isso.

  • Anônimo:

    Imaginem só, o que é uma nuvem de gás a 864000 Km/h (240000 m/s) colidindo com a nossa galáxia. Um vento de 120 Km/h que dá em santa catarina, ja causa uma catástrofe tão imensa.

    pensem bem:

    O artigo fala que uma galáxia de proporções como nossa, pode conter aproximadamente 1000 galáxias anãs, que são aproximadamente do tamanho da Nuvem de Smith.(1 galáxia anã é aproximadamente do tamanho da Nuvem de Smith)

    Nessa proporção de tamanho, a Nuvem de Smith tem gandes chances de não a parte da galáxia em que vivemos, nosso sistema solar. Ou seja, ela tem lugares muito melhores do que o nosso planeta, nosso sistema solar, nossa região da galáxia para atingir ou colidir. As chances desta nuvem nos atingir, são muito pequenas.

  • paulolokko:

    todos apostando eu vou esperar estes 5 milhoes de anos depois que esta nuvem passar vou rir muito > o mundo ta acabando desde que eu me conheço por gente ehh meteoro eh tsuname invasao alienigena agora esta nuvensinha escura pode vir meu carro tem vidros antineblina ihihihi

  • Ana Paula:

    Aposto 100 pratas que vão aparecer malucos falando de 2012.

  • LOL:

    é, ‘2012’…
    (só disse isso pro carinha ali ganhar 50 pratas ¬¬’)

  • Paulinho lira:

    José Paulo! Nessa eu tô com vc…. resumiu bem a nossa existência…

  • SERENA:

    2012 será o FIM!

  • sergio:

    eduardo, se voce é tão inteligente, porque é que não está na NASA!.? 🙂 ehehe.
    não se esqueça que a nossa galáxia também se move, e se ela for em direcção a essa nuvem, esses 10 milhões de anos poderiam ser 5 milhões apenas (isto é se voce estiver correcto), voce não tem meios técnicos para medir nada.

    Quanto ao facto da nuvem ter gases, isso não significa que seja inofensiva! em contacto com a nossa atmosfera, não podemos prever.

    e o facto de só agora os cientistas descobrirem essa galaxia, só revela que sabemos Pouquíssimo sobre o Universo, e que mais perigos podem estar lá fora, e a qualquer momento pode acontecer algo.

  • sergio:

    ó seu burro, ja que voce pensa que todo o mundo é paranóico sobre 2012, voce que é tão espertinho, duvida dessa notícia? foram cientistas que divulgaram essa descoberta, por acaso eles também são malucos??

  • Ricardo:

    perai,

    vai dizer que isso tera algum problema catastrofico com a pequena terra em 3 anos??

    Pelo que penso vai passar por aqui sem nem encontar nos nove planetas e sua misera estrela.. se passar quando passar…

  • julio:

    Quando essa aí passar não vai existir mais planeta Terra nenhum….

  • storni:

    tb aposto!

  • José Paulo:

    Nossa que interessante provavelmente estarei encarnado em outra galáxia, vai demorar muito o planeta Terra já teria virado forninho de infravermelho, graças ao Homoinsapiens que mau virou bipede já se considera filho de Deus. É filho da serpente pois destroi o jardim do Eden, come a maçã e de sobremesa a Eva.

  • marcus:

    Tá o q vai acontecer quando a nuvem de smith entrar em contato com a nossa galaxia?

  • Alberto:

    Muitos mistérios são relatados na internet sob o título de:
    NASA: mais mistérios da cosmologia. Este é um dos que não aparecem nesta página e tambem é novidade para mim.

  • Eduardo:

    se esta galáxia anã é feita só de gases não havera problema nenhum com esta colisão. Podem ficar tranquilos. O mundo não vai acabar.

  • eduardo:

    Só 50?… eu aposto uns duzentinhos… kkkkkkkkkkkkkk
    Daki a pouco vão dizer que akele planeta niribu está escondido nessa galáxia…

  • Kaline:

    pensei exatamente nisso mesmo, nao vou mentir rsrsrs…

  • vence:

    Isto, me está parecendo, o momento de concepção de alguma criatura de sangue quente, poderia até ser, um Ser, dito Humano.
    Esta parecendo o momento em que um zóide(espermatozóide) está se encontrando com um óvulo.
    Somos o espelho do multiverso.(cópia pequena, do mais grande)
    Fazemos parte integrante do maior e continuamos a pertencer ao menor.

  • Lestat:

    Aposto 50 pratas que vão aparecer malucos falando de 2012.

Deixe seu comentário!