Cenas de vídeo são retiradas de pensamentos com ajuda do Youtube

Por , em 6.12.2009

Retirar uma cena de vídeo a partir do pensamento de uma pessoa parece coisa de filme de ficção científica, mas pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiram realizar esta façanha. Os cientistas Jack Gallant e Shinji Nishimoto utilizaram imagens de ressonâncias magnéticas funcionais do cérebro de dois pacientes enquanto eles assistiam a vídeos para chegar às cenas gravadas.

A pesquisa ainda não foi revisada pela comunidade científica, mas demonstra ser um grande passo na área de imagens cerebrais. Um programa de computador foi utilizado para procurar as ligações entre a configuração de formatos, cores e movimentos nos vídeos, junto aos padrões de atividade do córtex visual dos pacientes observados.

O programa foi carregado com mais de 200 dias de vídeos do YouTube, e deveria prever e reproduzir o que as pessoas estavam assistindo com base nas áreas cerebrais que estavam sendo estimuladas pelos vídeos. O software foi usado para monitorar os cérebros dos dois participantes do estudo enquanto eles assistiam a um vídeo novo. O programa teve sucesso no experimento, mostrando as imagens dos vídeos que as pessoas estavam assistindo, junto a imagens borradas.

Em um dos vídeos decodificados pelo programa, o ator Steve Martin usava uma camiseta branca, e o software recriou o formato do corpo do ator e a cor, mas deixou de fora os detalhes do rosto dele, por exemplo. “Algumas cenas são decodificadas melhor que as outras”, diz Gallant. “È possível decodificar pessoas falando facilmente, mas uma câmera passando rapidamente por uma cena confunde o algoritmo do programa”, explica. [Live Science]