Essa máquina pode ler o que você sente por ondas de rádio

Por , em 21.09.2016

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) encontraram uma maneira de detectar emoções humanas puramente através de sinais de rádio.

Usando um dispositivo chamado de EQ Radio, que emite e capta ondas de frequência de rádio refletidas, os cientistas lançaram ondas em direção a voluntários, capturando-as de volta para medir seus padrões de respiração e taxas de batimento cardíaco.

Esses dados foram, em seguida, executados através de um algoritmo programado para ler fatores físicos e determinar seus possíveis significados emocionais, categorizando a emoção das pessoas em um de quatro estados: tristeza, raiva, prazer e alegria.

O método

A equipe testou 12 participantes, colocados a cerca de um metro de distância do dispositivo. Os pesquisadores instruíram as pessoas a recordar de uma experiência pessoal que as fizessem sentir uma certa emoção.

Isso estabeleceu uma “linha de base”, uma emoção que os pesquisadores podiam testar para ver se o EQ Radio podia identificá-la corretamente.

O dispositivo podia usar um de dois métodos para prever os sentimentos de um participante: usar sua linha de base para previsões futuras, ou usar as linhas de base obtidas com os outros 11 participantes.

Cada indivíduo, em seguida, recordou experiências diferentes que desencadearam cada uma das quatro emoções que a máquina podia detectar. O dispositivo mediu as respirações e batimentos cardíacos dos sujeitos por dois minutos em cada emoção.

Resultados

As previsões do dispositivo foram surpreendentemente precisas, especialmente quando ele as confiou na linha de base da própria pessoa. Nesse caso, as previsões emocionais da máquina foram corretas 87% do tempo.

Quando o EQ Radio baseou suas previsões sobre as emoções de outras pessoas, teve 72% de precisão.

Os pesquisadores também descobriram que as taxas de batimento cardíaco, e não as taxas de respiração, foram os maiores indicadores do estado emocional de uma pessoa – afinal, é possível pode mascarar a sua respiração, mas é bem mais difícil controlar a velocidade com que seu coração bate.

Os resultados do EQ Radio foram comparáveis aos de um eletrocardiógrafo, que reconhece as emoções através de sinais elétricos captados por eletrodos. Com o novo dispositivo, porém, os pesquisadores não precisam colocar eletrodos no corpo da pessoa para medir suas emoções. [BusinessInsider]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

2 comentários

  • Tibulace:

    Logo logo, ela será utilizada, pela polícia, como DETETOR DE MENTIRAS, sem que o cara nem ao menos perceba que foi testado por um aparelho.

  • Fernando Monteiro:

    Daí a pouco vai-se adivinhar o pensamento do outro. Será uma tragédia ver-se milhares se engalfinhando nas ruas. quem viver verá…

Deixe seu comentário!