Cientistas inventam decodificador do cérebro que pode ler seus pensamentos íntimos

Por , em 3.11.2014

Salve-se quem puder: pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) conseguiram escutar os pensamentos íntimos de seus pacientes usando uma espécie de “decodificador do cérebro”.

Sei que isso soa muito assustador – não é algo que a maioria de nós deseje, ter seus pensamentos lidos -, mas o objetivo da pesquisa é mais nobre do que bisbilhotar a vida alheia: este é um passo importante para o desenvolvimento de um dispositivo que pode ajudar pacientes paralisados a falar novamente.

O processo

Quando você ouve alguém falar, ondas sonoras ativam neurônios específicos que permitem que seu cérebro interprete os sons como palavras.

Os cientistas criaram um algoritmo que faz a mesma coisa, mas interpretando atividade do cérebro em vez de ondas sonoras.

Para aprender a traduzir os pensamentos das pessoas, eles observaram a atividade cerebral de sete pacientes submetidos à cirurgia de epilepsia. Os participantes foram convidados a ler em voz alta um pequeno pedaço de texto e, em seguida, lê-lo silenciosamente em sua cabeça.

Enquanto liam o texto em voz alta, a equipe construiu um “decodificador” pessoal para cada paciente, mapeando os neurônios que estavam reagindo a diferentes aspectos da fala. Eles fizeram este mapa usando eletrocorticográfica (ECoG), através de eletrodos implantados nos pacientes.

Uma vez que descobriram os padrões cerebrais relacionados com certas palavras, usaram seu decodificador para tentar ler a atividade cerebral dos pacientes durante uma leitura silenciosa.

Resultado? Foram capazes de traduzir várias palavras que os voluntários estavam pensando.

Os pesquisadores também aplicaram o decodificador enquanto os participantes ouviam músicas do Pink Floyd, para ver que neurônios respondiam a várias notas musicais.

A equipa pretende agora refinar seus algoritmos para, em última análise, entenderem o discurso dentro do cérebro bem o suficiente para criar uma prótese médica que poderia ajudar pacientes que não podem falar. [ScienceAlert]

• Jalles Eduardo De Lima:

No Brasil a algo relacionado!? Espécie de implante de “chip” com a capacidade de transmitir pensamentos e sentidos como visão e audição.

• ewertonls:

Legal! A polícia poderá usar isso para arrancar confissões.

Se fizessem isso, seria uma prova inaceitável. As provas tem que ser obtidas segundo a lei, e a lei preconiza o respeito à pessoa humana.