As 10 raças de gatos mais incomuns do mundo

Por , em 6.12.2009

Os gatos acompanham os humanos há mais de 9 mil anos, e atualmente são os animais de estimação mais populares do mundo. O donos de gatos sabem bem quão queridos e malvados esses pequenos felinos podem ser, mas isso não diminui o carinho por eles.

Experimentos genéticos e a reprodução seletiva criaram alguns gatos bastante diferentes – alguns pequenos e fofinhos, e outros simplesmente esquisitos. Confira a nossa lista das dez raças de gatos mais estranhas do mundo!

10 – Devon Rex
gato devon rex

Esta curiosa raça surgiu na década de 60, e é muito parecido – embora não tenha parentesco – com as raças Cornish e Rex Alemão. O que é diferente nesta raça é que ele tem pouquíssimos pêlos superficiais, e é coberto pelos pêlos menores dos gatos, que são enrolados. A raça também é característica pelos olhos e orelhas grandes. Os gatos desta raça são ativos, brincalhões e amigáveis, e gostam de ser carregados no ombro dos donos, como papagaios. O Devon Rex também é uma raça muito inteligente, e aprendem truques com muita facilidade, como buscar brinquedos, além de andar tranqüilamente com coleiras.

9 – Scottish Fold
gato scottish fold

Os gatinhos da raça Scottish Fold, também chamada de Coupari, no Canadá, têm uma mutação genética que faz com que a cartilagem da sua orelha tenha uma dobra (“fold”, em inglês) – ou às vezes duas ou três dobras. É quase impossível não se apaixonar por este gato de temperamento tranqüilo e amigável, descobertos em 1961 na Escócia. Estes gatos nascem com a orelha com a aparência normal, mas elas começam a dobrar após cerca de 21 dias depois do nascimento. Nem todos os filhotes de uma mesma ninhada têm a dobra nas orelhas. Além da curiosa aparência, estes gatos têm um hábito bastante incomum: eles gostam de dormir na posição de Buda, sentados com as pernas para a frente e com as costas retas, como um humano.

8 – Bobtail japonês
gato bobtail japones

Gatos desta raça nascem com um rabo em tufo, como o de um coelho – alguns até mesmo pulam como coelhos, em vez de correr! Em 1602, o governo japonês exigiu que todos os gatos fossem soltos para proteger os campos de bichos-da-seda do ataque de ratos. Comprar e vender gatos era ilegal naquela época, então estes gatos viviam nas ruas. Os gatos desta raça têm várias cores, mas o mais famoso é o calico, também conhecido como “mike” em japonês, que tem três cores.

O bobtail japonês é famoso pelos “Maneki Neko” japoneses, os gatinhos sentados com uma pata levantada, que são usados como um amuleto. Esta raça se relaciona à nossa próxima adição à lista, porque muitos deles têm olhos azuis e amarelos, que são muito mais caros que os outros gatos da raça.

7 – Khao Manee
gato Khao Manee

No Brasil e em vários outros países, consideramos os gatos de olhos azuis e patas, focinho e rabo escuros como os siameses autênticos. Entretanto, na Tailândia e nas áreas próximas, o Khao Manee é o único gato siamês. Estes gatos, cujo nome significa “jóia branca”, eram a raça nobre do antigo Reino de Sião. Diz a lenda que a pena para o roubo de um desses gatos era a morte.

Os gatos Khao Manee são brancos, geralmente com os olhos de duas cores diferentes, um azul e um amarelo levemente esverdeado. Esta raça é tão única que muitas culturas na Indonésia consideram os gatos como um amuleto de sorte.

Nenhum gato da raça era encontrado fora da Tailândia até 1999, quando a criadora de gatos Colleen Freymuth recebeu dois Khao Manee e passou a ser a única pessoa a cuidar desses gatos. A primeira menção à raça foi feira em 1350 – o que significa que eles foram criados apenas na Tailândia por quase 650 anos. Devido à aura de sorte relacionada à raça e toda a dificuldade em conseguiu um gato deste tipo, eles são vendido por quase 10 mil libras na Inglaterra – quase 30 mil reais!

6 – Savannah
gato savannah

Os savannah são gatos muito interessantes, e foram criados a partir da mistura de gatos domésticos com o serval, um gato selvagem africano. O primeiro gato da raça tinha uma mãe da raça siamesa, mas eles precisam apenas de um ancestral serval para serem considerados desta raça. Eles têm uma aparência selvagem, com manchas e listras, mas sua aparência varia de acordo com a raça do gato doméstico usada no cruzamento.

Gatos desta raça são muito grandes, e aqueles da primeira geração (cruzamento direto de um gato selvagem e um comum) podem chegar a pesar 15 quilos. Eles são muito leais, costumam seguir os donos por toda a casa e gostam de brincar de buscar brinquedos, e podem ser facilmente treinados para usar coleiras. Outra característica incomum da raça é o seu amor à água. Eles até mesmo costumam entrar no chuveiro com os donos, e gostam de pular em bacias cheias de água até esvaziá-las. Eles também pulam muito alto, com muita habilidade, podendo pular a alturas maiores que dois metros. Um gato adorável, mas um pouco bagunceiro.

5 – Persa teacup
gato persa teacup mini gato persa

O nome dessa raça já diz tudo: os persas “teacup” (xícara de chá) são versões em miniatura dos clássicos gatos persas. Esta raça se tornou popular recentemente, já que as pessoas se mudam para apartamentos cada vez menores, e a demanda pelos gatinhos minúsculos aumentou. O persa teacup não tem uma mutação genética, apenas é o resultado do cruzamento de persas de porte pequeno. Estes gatos são como os persas comuns, com a pelagem comprida e o rosto achatado, mas nunca crescem mais do que três quilos. Sentados, eles têm aproximadamente 20 centímetros de altura. Infelizmente, a raça tem a mesma propensão para várias doenças que os persas normais, que têm problemas no trato urinário, lúpus e vários tipos de câncer.

4 – Munchkin
munchkin gato anão

Os gatos desta raça não têm uma coloração específica, mas sim uma mutação genética que faz com que as patas sejam muito curtas, um problema chamado de acondroplasia. São gatos anões. Esta diferença no corpo dos gatos não afeta o jeito que eles andam e correm, mas a sua genética traz alguns outros problemas: aqueles que nascem com duas cópias do gene Munchkin não sobrevivem.

Por este motivo, a raça não é reconhecida por sociedades de competição de beleza e pureza de gatos, já que o traço característico da raça é uma deformidade genética. Devido a estes problemas genéticos, os Munchkins têm predisposição a peitos afundados e problemas sérios na coluna. Esta é considerada uma raça, mas pode ter as características de outras, como a pelagem enrolada do Devon Rex, porém com as patas encurtadas e a cabeça maior.

3 – Pixie-Bob
gato Pixie-Bob

Esta raça é relativamente grande e é completamente domesticada, mas tem a aparência de um lince. O pixie-bob foi criado a partir do cruzamento entre gatos de rua e gatos selvagens, e a raça não tem uma personalidade estabelecida, exceto pelo fato que os gatos desta raça raramente miam. Eles costumam seguir os donos, e são extremamente inteligentes. Os gatos desta raça gostam de andar com coleiras e brincar com os donos, e entendem comandos e palavras humanas.

2 – Minskin
gato Minskin

Os gatos desta raça fazem parte de uma série de criações chamadas de anãs: criadas a partir da mistura de um Munchkin (o número 4 da lista) com outras raças de gatos. Os Minski, especificamente, são criados a partir da mistura do Munchkin com os gatos sphynx (nosso número 1). Eles parecem os gatos da raça sphynx, só que menores. Esta ainda é uma raça muito nova, que foi criada em 1998 e tinha apenas 50 exemplares até o ano de 2005.

1 – Sphynx
gato Sphynx

Se grande parte dos bichanos da nossa lista são bonitinhos, fofos e despertam grande simpatia, o nosso primeiro lugar tem um visual um pouco diferente. Os gatos da raça sphynx (esfinge, em tradução livre), também conhecida como pelado canadense, nascem sem pêlos. O primeiro gato deste tipo morreu sem ter filhotes, mas em 1967 uma gata e seus filhotes deste tipo se salvaram. Depois disso, os gatos passaram a ser criados em Londres.

Ao contrário do que normalmente se acredita, estes gatos não são completamente desprovidos de pêlos, apenas têm uma pelagem muito curta. Alguns exemplares têm bigodes e pêlos acima dos olhos. Eles precisam tomar um banho por semana, já que os óleos naturais da sua pele não podem ser absorvidos na pelagem como em um gato normal, e por isso eles podem cheirar mal. Apesar da falta de pêlos, a raça pode causar alergias como qualquer outra, porque a alergia a gatos acontece devido a uma proteína no óleo da pele e da saliva dos gatos, que os sphynx produzem normalmente.

gato Sphynx gato Sphynx

[Fonte: Listverse]

268 comentários

  • Matheus Bizarri:

    eu tenho uma siamesa com SRD ela e menor,mais clarinha,e tem olhos verdes amarelados,ela cruzou com um SRD preto e teve 5 filhotes lindos

  • Ricardo Sardinha Costa:

    nenhum desses gatos e comparável a o nosso gato Maracajá quem já viu um sabe o que eu estou falando e hipnotizador muito bonito mesmo

  • Debora Lucas:

    tinha o khao manee

  • Nélio Reis:

    oh cada um mais lindo que o outro,quem tiver um gato dessa raça sem pelo eu compro.!!
    sao lindos adorei..

    • mario2015:

      Ja conseguiu comprar o gato sem pelo(sphynx)?

  • Gianni Peraza:

    Comentário: Tenho um Khao Manee , ele é muito meigo e brincalhão. Realmente sao lindos! Mas acho estranho, que até 1999 eles não existissem fora da Indonésia. Eu mesma, conheço outros dois iguais ao meu. Se difundiram muito rápido! Olha, que eu nem comprei. Ganhei de uma amiga, cuja gata, igual a ele, teve uma cria com apenas um filhote.

  • Edineia Pasini:

    Olá, quanto custa em media um gato da raça Scottish Fold, e o Persa Tecop . É facil encontrá-los para compra?
    Obrigada
    neia

    • Camila Feldhaus Amaral:

      Estou comprando um por 1400 dolares castrado e 2100 com breeding rights.

  • Rooster Jackson:

    Eu tenho um gato igual aquele primeiro ele é bacana mas peida muito.

  • Jojo Lima:

    O Gato da última foto parece uma versão felina do Smeagol/Gollum

  • Edmar Junior:

    Então aquele gato que aparece no filme o Livro de Eli existe msm. Sempre achei que eles tinham rapasdo o pobre do gato pra fazer a cena. kkkk

  • Alexander Spesivtsev:

    Tive um Khao Manee, mas acho que roubaram… Descobrir quem foi e matá-lo para isso não ser mais considerado como lenda. ¬¬

  • Luan Gubert:

    Eu prefiro meu Brazillian Shorthair =)

  • John jones:

    prefiro cães

  • Amandha Torres Jefferson Araujo:

    Eu tinha um Angora turco cinza com os olhos de cores diferentes e macho, nunca vi um igual, era a coisa mas linda do mundo, tive q dar pois tenho rinite, sinusite e asma é impossível eu criar um gato.. Amo animas <3

  • FabianoItz:

    essa RAÇA BOBTAIL JAPONÊS e muito comum aqui na minha cicade Imperatriz-ma

  • Zé Farofa:

    Desculpem meu nome. Minha prima tinha um Bob Tail Japones e Scottish Fold. Ajudei a cuidar dos dois por um bom tempo e sinceramente adotei o Bob Tail, ele não mia muito e é muito brincalhão gosta de fazer carinho de vez em quando e pede comida encostando a patinha na geladeira.
    Pena que ele se foi a 2 meses, por causa de veneno esses vizinhos FDPS irão pagar!
    Sinto muitas saudades o nome dele era Boby.
    =(

  • Jessica Mapo:

    O único gato de raça que eu tive foi resgatados das ruas, era um Korat. Tenho outras 3 que são SRD, parecem com raças específicas mas não são. Gatos são muito semelhantes entre si e as vezes são dificeis de classificar, mas não se empolguem, gatos de raça são extremamente difíceis de encontrar, e se encontrar, tenham certeza que irão pagar caro, e se for barato, não é raça pura, é cruza com outra espécie. Mas nada substitui o amor de um animalzinho resgatado. Não comprem, adotem.

  • Dulce Sanches:

    adorei saber ke minha gata e da raça Khao Manee e ke em alguns lugares da Idonesia essa raca eh considerada amuleto de sorte.

    • Renata Ribeiro Bastos:

      Só p q é da mesma cor, ou tem os olhos iguais, ñ significa que o seu seja Dessa MESMA RAÇA.

  • Renata Ribeiro Bastos:

    Vamos parar de pensar que o gato que vcs acharam no quintal é de tal raça específica???? Daqui a pouco vcs vão querer cruzar seus vira latas para vender.

    • Renata Ribeiro Bastos:

      Só p q é da mesma cor, ou tem os olhos iguais, ñ significa que É DA MESMA RAÇA.

    • Gianni Peraza:

      O Khao Manee, não é uma raça especifica, e sim uma forma genética recessiva, que se for cruzada entre si, sempre vai gerar uma prole igual. Por apresentar genes recessivos, que causam a pelagem branca e os olhos claros, pode aparecer em qualquer cruzamento, mas em baixa proporção. Já se forem cruzados entre si, sempre sairão iguais. Por esse tipo de cruzamento, apareciam muito mais na Indonésia. De qualquer forma, podem aparecer em qualquer cruzamento entre gatos de rua.

  • Maria José Oliveira:

    tenho um gato que eu amo tanto mas tenho medo que os outro mate ele envenenado pois moro em nova veneza GO .matam muito gatos povo burro nao sabe que gatos nao faz mal a ninguem// ele e um gato de racas bengal.

  • yasmin:

    eu tenho uma egipicia maue ela e mito bricalhona

  • adriano:

    gostaria de ter um persa teacup , alguem teria esta raça ,e se tiver por favor entrem em contato…obrigado.

  • JULIO:

    eu tenho um khao manne,mas nao sei se é autentico porque ele apareceu no meu qintal.

  • weric:

    eu tenho um pixie bob ele e muito enteligaente

    • RYAN:

      eu tambem tenho um gato raça eu não sei no meu quintal as vezes aparece um pixie bob eu e meu primo quado o pixie bob aparece todo mundo bate nele jogam a vasoura pau tudo porque ele fica batendo no meu gato.

    • Bruna Maldonado:

      Oi, seu pixie bob é domesticado?? Tenho interesse em filhote voce cria???

  • Amanda Treyce:

    Eu tenho um Khao Manee Ele e muito carinhoso e inteligente .

    • Georgia Cubas:

      Eu Tenho um Khao Manee Meeeeu Fofo (:

  • Dagmar Lemos:

    Fiquei muito feliz, pois descobri que tenho uma gatinha khao manne, adotei ela , quando minha vizinha encontrou ela filhotinha , mal tinha aberto os olhos, dei mamadeira por dois meses, ela é muito inteligente mesmo e brincalhona. Gostaria de enviar uma foto dela para publicarem. Tenho um canil e amo animais.

  • anajulia:

    Bom… Meu pai é veterinario e tem 4 sphynx pra acasalar, e em um bom tempo ele vende filhots castrados… intereçada?

    • telma almeida:

      ola ana julia gostaria de comprar um gato dessa raça preferencia filhote femea pode me fornecer o contato agradecida

    • Mitsuki:

      eu estou! ainda tem filhotes ?

    • anajuliia:

      ja mandei um convite no sei email, não aparece orkut com esse email, mas eu adicionei no msn

    • pammy:

      eu mi interesso, seu pai ainda vende??? dependendo do valor eu me interesso muito! qualker coisa pode mandar pro meu email que é [email protected]

  • ana rita:

    eu quero daquele pequenininho!

  • Bruna Felizardo:

    Acabado de descobrir que a gatinha que apareceu a 3 meses na minha porta é da raça Khao Manee!!!É identicaaa!!!Por sinal ela é uma graça e apronta todas junto com o meu outro gatinho.

  • Larissa:

    Amo gato,meu animal preferidooo.
    Eu tinha uma gata e um gato ai ela teve 5 filhotes e morreu 3 fikou apenas dois.minha mae deeu pra minha tia os filhotes e a gata.
    ai soó fikei com o macho.
    dpois o gato macho fugiu.
    buaa.Amava eles tato.
    :'(
    :'(

  • BhrendaSilva:

    Aooooownt,
    Eu tenho 3 Gatos em casa (2Machos e Fêmea)e eu quero mais um!
    Bem pequenininho como o menor gato do mundo. Se alguém souber um Site que vende gatos bem pequenos me passa no Twitter ou Facebook:
    Twitter- @Bhreenda_
    Facebook- Bhrenda Machado
    Obrigada.

  • Salady:

    Tenho uma gatinha Papo,ela mora em jardim uma fofura se parece com a savanahh.Gosta de brincar com paus de arvore fugiu á um mes quem achar cuide bem dela.2 anos ela tem.

  • samaya:

    eu tenho uma gatinha o nome dela é lola a raça dela é sagrada da birmania, ela não sabe miar mais faz cocó, tem os olhos azul bem clarinho,e se finge de morta, e quando quer comer ela vai para a ferte do armario

    tereza + lola = amor eterno

  • Eliana Coleta:

    amos gatos

    tenho 3 em minha casa
    eles são os meus bebês

    • adriana:

      ameiiiiiiiiiii esta fotos de gatos

  • Eliana Coleta:

    adoro gatinhos
    tenho 3 em minha casa, são amados e bem cuidados,

    eliana

  • vitor:

    eu tinha um ciames ele morreu envenenado com 1 ano ele era treinado e abria a porta sentava na cadera fingia -se de morto o nome dele era mingal

  • bruna:

    eu amo gatos , inclusive eu tenho 6 gatos e pretendo ser veterinária de gatos e cachorros e participar de varias ong .
    eu amo muito gato nao tem como explica o amor que tenho por felinos .

    • ga@bizinhaa linda♥:

      “adori” seu comentario amo gatos e nao sei como as pessoas tem coragem de matar bichinhos assim tão fofinhos

  • Anna Paula:

    Mto exoticos, e diferentes. Principalmente o último.

    • ana julia:

      Eu tenho um do ultimo.. é uma fofura, e estou comprando mais 3 *u* adoro

  • thiago:

    eu tenho um gato persa que e muito lindinho e muito fofinho ele e branquinho

  • hualan pat:

    eu tenho um Khao Manee e achei-o em um terreno abandonado aqui perto de casa. seria possivel gatos vira-latas da cor branca obterem gatos com esta caracteristica ocular?

  • danilo:

    eu amo gatos muito msm mas o problema e q minha irma ja tem duas cachorras e ama muito elas eu tbm mas qero muito ter um gato estou convencendo minha mae a deixar e esta funcionando a melhor opçao para mim seria um terça teacup pois e pequeno e n deve qrer sair de kasa frequentemente eu achou q um paseio de 1 hr por dia e o suficiente para um teacup e a 2 opçao seria um savanah pq eu moro em um condominio fechedo e muita gente aq n gosta de gatos e tentam matalos mas ele parece ser bem arisco e conseguiria fugir e eu tbm ia deixar ele bem agrecivo caso alguem qeira machucalo

    • Maria Antonietta:

      gatos não são cães que vão querer ser levados para passear de coleira, muito menos serão animais de guarda.

  • SARA:

    oh probres gatinhos q dor uns lindinhos e outros feinhos eu sou sara marie apaixonada pela a marie e esse e meu comentario

  • Larissa:

    eu tenho um MUNCHKIN em casa! ele é mt lindo mais vive com problema de saúde!

  • Larissa:

    eu sou mega super iper fãs de felinos!não importa a raça e se tem pelo ou n eu amo! e esses gatos sem pelos me fazem lembrar os gatos do egito!!! amo felinoooooosssssss quero todossssss!!
    eu amo tanto felinos q meu quarto é cheio de fotos, livros e revistas de felinos até meu amario tem um mural q gatos e um de guepardos!!!e tenho 6 gatos em casa!amo felinos!amo,amo,amo!!!

    • sara:

      oi larisa eu tambem amo gatos sou fã da gatinha marie adorei seu comentario

  • mariana:

    ah to com inveja agora quero um

  • Glaucia:

    Eu sou super , iper , mega apaixonada por gatos , ou melhor , por qualquer bicho. Mas eu acho que eu não conceguiria pegar um gato sem pelo algun no colo ! é esquisito :s

  • amanda dos santos camilo:

    eu amei

  • janice:

    eu amo gatos mas sinceramente acho q teria um pouco de nojo de pegar um gato sem pelo desses a nao ser q ja fosse amado criado desde pequeno

  • andressa:

    os gatinhos doidos sao estranhos

  • isabella:

    oi pessoal eu adoreios gatos e tenho um seames

  • Rayane:

    ADORO os gatos sphynx, queria ter umm. ^^

Deixe seu comentário!