Universidade transforma iPhones em instrumentos musicais

Por , em 18.01.2010

Conheça a orquestra mais moderna do século XXI: estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estão aprendendo a criar, construir e tocar instrumentos musicais nos iPhones (celulares computadorizados), e já realizaram show marcado no dia 09 de dezembro.

Esta curiosa atividade faz parte de uma aula ministrada (ou orquestrada) por Georg Essi, cientista especializado em computadores e músico, que já trabalhou no desenvolvimento de telefones celulares e instrumentos musicais. Essi e uma equipe de professores passaram a usar o microfone do iPhone como um sensor de vento há alguns anos, que permitiu a criação de aplicativos como a Ocarina – que basicamente transforma o celular em um antigo instrumento semelhante a uma flauta.

“O telefone celular é uma plataforma muito interessante para explorar novas formas de performances musicais”, afirma Essi. “Não nos amarramos à física dos instrumentos tradicionais, porque podemos criar coisa novas, interessantes e estranhas”, afirma. “Este tipo de tecnologia ainda está na infância, mas utilizar iPhones como forma de expressão artística está em alta”, explica o professor.

Ele afirma que para construir um instrumento a partir deste aparelho, os alunos programam o celular para operar as informações que recebe em forma de som. “A tela sensível ao toque, o acelerômetro, a bússola e sensores wireless, por exemplo, podem ser utilizados para que, quando você mexe os dedos na tela, sopra o microfone ou chacoalha o telefone, sons diferentes saem do aparelho”, explica Essi. [Reuters]