Apple coloca cursos universitários inteiros no iBooks para iPad, iPhone e iPod Touch

Por , em 22.01.2012

Quase dois anos depois do lançamento do iBooks, ferramenta voltada para a exibição de livros digitais, a Apple acaba de lançar três novos aplicativos que se complementam: o iBooks2, iBooks Author e iTunes U. Juntos, eles devem dar ao usuário a chance de armazenar e até criar livros digitais com um inédito conteúdo multimídia para auxiliar o texto, além da chance de armazenar cursos universitários inteiros em um único aparelho.

O iBooks 2 é um aplicativo voltado a exibir livros inteiros, com recursos gráficos e de vídeo para incrementar a leitura. Um de seus objetivos, conforme explicam os executivos da Apple, é fazer uma remodelagem no sistema educacional em todos os níveis. Com a portabilidade do iBooks2, esperam diminuir ou eliminar a necessidade de livros didáticos e apostilas, o que permite menos peso na mochila e menos gasto de papel.

Junto com o iBooks2, a Apple lança também o iBooks Author, um aplicativo para Mac que deve permitir, em tese, que qualquer usuário possa criar seu e-book, e não apenas grandes empresas. A tarefa de criar um livro digital, deixando-o disponível para leitura em qualquer lançamento da Apple, deverá ficar ao alcance de qualquer pessoa.

Mas a novidade mais alardeada talvez tenha sido a nova versão do iTunes U, que tem uma ferramenta dedicada ao ensino superior. Se o usuário do aplicativo for um estudante de faculdade, ele poderá ter em seu aparelho todo o conteúdo que vai aprender nas aulas, em texto, fotos e vídeos. O professor, por sua vez, poderá organizar o conteúdo das lições através dele, incrementar recursos e organizar os dados dos alunos com a mesma ferramenta.

Os aplicativos estão disponíveis para iPad, iPhone e iPod Touch. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Vander:

    É o fim das calculadoras científicas hahahaahah

  • Incrédulo:

    Se a Apple prepara UM aplicativo, o mundo Android prepara CINCO. É questão de tempo…

  • Jônathas:

    O grande problema é que os produtos da Apple são muito caros!!

    • Sampaio:

      Caros, mas quando comparados ao material escolar didático de 1 ano, o tablet “se paga” facilmente. Além disso, o produto em si dura mais de 1 ano, e a mídia, “para sempre”. Resta saber o preço que os livros serão vendidos. Pelo menos dos impostos brasileiros são isentos.

      A única questão é: ao meu ver, e até o momento, nenhum equipamento tecnológico conseguiu substituir a sensação de ler um “livro de verdade”.

    • Bruno:

      o conteudo disponibilizado nao deverá ser de graça, assim nao é so o custo do aparelho……….

      No fim deve dar elas por elas

  • Angel:

    Que show!!! *–* Por isso que eu amo Apple!
    Agora meu Ipod vai servir pra uma coisa útil!

Deixe seu comentário!