Pesquisa chama atenção para vilão desconhecido causador de infecções de garganta

Por , em 3.01.2010

Novas análises realizadas por pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, sugerem que médicos têm que tomar cuidado com o diagnóstico e tratamento de dor de garganta em adolescentes e jovens adultos. Segundo as novas descobertas, a presença de uma bactéria chamada Fusobacterium necrophorum também deve ser procurada nestes casos.

» Mau hálito: Existe a cura definitiva?

Geralmente, a dor de garganta é causada por infecções por estreptococos do grupo A, e só nos últimos cinco anos a F. necrophorum passou a ser considerada uma possível causa de faringite em adolescentes e adultos. De acordo com a pesquisa, bactérias deste tipo podem ser responsáveis por até 10% das infecções em pessoas com idade entre 15 e 24 anos. “O mais preocupante é que a bactéria é associada a uma complicação perigosa chamada de síndrome de Lemierre”, explica o médico Robert Centor, que participou do estudo.

A síndrome afeta principalmente adolescentes e jovens adultos, e começa como uma dor de garganta normal, que infecciona a veia jugular após quatro ou cinco dias. As infecções podem se espalhar por outras partes do corpo, e a síndrome pode levar à morte em até 5% dos casos. Estreptococos do grupo A são associados com outra complicação perigosa, a febre reumática, entretanto, a incidência da síndrome de Lemierre é muito mais comum, e tem uma taxa de mortalidade muito maior. “O risco da síndrome excede o risco de febre reumática aguda, que é o motivo mais comum pelo qual os médicos se preocupam com dores de garganta”, afirma Centor.

» 10 Inacreditáveis anúncios de cigarros

Se as dores e a inflamação não melhorarem entre três e cinco dias, os médicos devem explicar aos pacientes a preocupação e fazer exames para detectar a presença da bactéria F. necrophorum. Além disso, Centor alerta que médicos devem cuidar para ver os sinais que acompanham a síndrome de Lemierre, como inchaços unilaterais no pescoço, rigor muscular, suor noturno e febre alta. Não há exames rotineiros que detectem esta bactéria, e, para observar a síndrome, é necessário fazer uma tomografia cerebral. O médico ainda explica que o tratamento contra a bactéria pode ser feito com antibióticos agressivos, com uma combinação de penicilina e metronidazol. [Science Daily]

9 comentários

  • Claudia Leticia:

    Olá,tenho 26 anos e sempre tive muitas infecçoes de garanta na infancia,deram uma parada na adolescencia,só que voltaram ano passado,no inicio com dores que apareciam no inicio da noite e pela manha n se sentia mais nada,dpois foram aumentando os sintomas,hoje tenho infecçoes que duram ate 15 dias,mesmo tomando remedios e injecoes, é muito incomodo e sofrimento,já que não me alimento e nem falo direito.Não sei mais oq fazer,só ano passado foram 5 infecçoes em 6 meses e esse ano já foram 3.

  • Elene Moura Rodrigues:

    As dores de garganta são frequentes eu preciso de ajuda médica , nos hospitais públicos eles não examinam agente direito , uma médica particular me disse que eu tinha que fazer uma cerurgia a mais rápido possível , já corri atrás mas não consigo , eu sinto que estou piorando a cada dia , já não tenho mais minha saúde , todos os dias estou indisposta , deixei de fazer coisas que me davam prazer , como por exemplo ” pintar nas minhas horas de folga . Por favor me respondem se puderem .

  • Elene Moura Rodrigues:

    Oi , eu tenho 24 anos e tenho dores de garganta frequentes desde os 19 anos , tenho dores todos os dias , isso afeta outras partes do meu corpo como por exemplo , tenho dores de cabeça frequentes e também dores musculares , eu não o que fazer mais , tenho indisposição , isso está acabando com minha vida social . Há ! Estava quase me esquecendo , eu também soo muito de madrugada isso é frequente . Já fui no hospital , mas os médicos não me dão nenhum diagnostico , alias se quer me examinam .

  • Patrícia Santos:

    Oi tudo bem á seis meses tenho tido dores no corpo .Fui á upa e uma médica min falor sobre isso acho que tenho essa tal de bactéria que se espalhor pelo corpo pois tudo começo quando minhas dores de garganta veio com mais freqüência ai pasei a sentir dores inchaço e vermelhidão principalm…Nos pés ,mãos já fui no rematologistar mais não deu nada de reuma..Deu uma inflamação no sangue Mais nucar fui au médico da garganta.

  • Abadia Aparecida:

    estou direto com dor de garganta so que nao tenho febre mais me emcomoda doi sinto que esta inflamada consigo comer mais doi a parte do meu pescoço e sinto quiemar nao posso tomar nada gelado tem hora que fico rouca ja faz tempo que estou assim tomo remedio mais nao melhora esta vermelha o que eu fazo

  • Julio rio:

    me chamo julio e tenho 54 anos desde meus 11 anos operei as anginas. só que ultimamente corro muito catarro nao fumo faz 2 meses e evito tomar gelado…gostaria de saber se existe algum remedio para esses constantes catarros que tenho?

    obrigado

    • lucas.araujo650:

      eu tbm sinto a mesma coisa a 4 dias

  • aldenir:

    estou com um problema de dor de um lado da garganta não sinto nem um caroço e so sinto a dor quando movimento a cabeça para o lado que doi, queria saber se alguem pode mim ajudar?

  • ana paula delfino mota:

    eu fico com dor de garganta pelo menos uma vez por mes teve época que ficava até duas vezes por mes ainda ñ fiz nenhum tratamento e de um lado da garganta tem sempre um caroçinho quando estou com dor de garganta ele aumenta quando não estou ele dimimui as vezes some mais a maioria das vezes ele aparece mesmo sem ta doente o que eu deveria fazer,e esse caroço o que é gostaria que vocês me respondesse.

Deixe seu comentário!