Aeroporto adquire licença para virar espaçoporto

Por , em 13.01.2010

O sonho de conquistar o espaço parece cada vez mais próximo no aeroporto Cecil Field, na cidade de Jacksonville, nos Estados Unidos. A aeroporto do estado da Flórida recebeu no dia 11 de janeiro uma licença do governo federal para ser utilizado como espaçoporto, que poderá receber vôos espaciais comerciais destinados ao turismo e pesquisas. O plano para a criação do espaçoporto já está sendo feito há quatro anos, e permite que a pista de pouso do aeroporto de Jacksonville receba vôos espaciais.

A pista tem 3.810 metros de comprimento por 61 metros de largura, e é uma das maiores da Flórida. O local será utilizado para diversos vôos espaciais, incluindo os da nave Virgin Galactic, criada para fazer vôos para pessoas comuns ao espaço. Ok, pessoas comuns dispostas a pagar 200 mil dólares (cerca de 340 mil reais) para ver a Terra do espaço. A nave está sendo construída em uma base no estado do Novo México, nos EUA. De acordo com Todd Lindner, do aeroporto de Jacksonville, a diferença entre as duas bases é que o novo espaçoporto já tem as instalações prontas.

» Começou a construção do 1° espaçoporto do mundo

O aeroporto Cecil Field será o oitavo espaçoporto dos Estados Unidos, e o primeiro na Flórida a permitir que os vôos espaciais decolem e pousem horizontalmente, como aviões comuns. “Até agora, as pessoas acham que lançamentos espaciais são feitos verticalmente, porque crescemos assistindo a lançamentos de foguetes deste modo”, brinca Lindner. [Reuters]

5 comentários

  • Cristiano Couto:

    poderia construir um aqui em itaborai pois esta todos no mundo da lua com instalaçao do complexo petroquimico os preços das coisas subiram tanto que ja chegou no espaço sideral, olhem por nos nativos desta cidade

  • Claudio H. Agra:

    É, to torcendo para que construam logo, será interessante para mim porque quando eu estiver com tédio por aqui irei ficar uns dias lá…vai ser interessante porque todo mês estarei lá!

  • Eduardo:

    E qual é o combustivel, e o tipo de propulsão?

  • Marcus:

    onde fica isso, na chapada?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Massa… perto de Brasília também tem uma pista para pouso de naves espaciais, mas neste caso é para Ovinis… muito louco lá…. e só tem doido também.

Deixe seu comentário!