Pintar os telhados de branco pode diminuir a temperatura de grandes cidades

Por , em 20.02.2010

Um novo estudo mostra que pintar os telhados de nossas casas de branco pode ajudar a diminuir o aquecimento global. Um modelo computadorizado mostrou o impacto que a pequena mudança teria na temperatura média de grandes cidades e comprovou que a pintura pode ser uma boa idéia.

Mas os cientistas dizem que há muitos obstáculos entre o estudo e o uso dos telhados brancos. Pintar os tetos de branco pode ser uma boa idéia, mas mais pesquisas são necessárias para verificar se é possível e se o ato não causaria “efeitos colaterais”.

» Economizar energia é inútil, afirma novo estudo

As cidades são mais vulneráveis ao aquecimento, já que possuem menos área verde e mais emissão de gases. O asfalto e os próprios telhados absorvem calor, criando uma bolha de ar quente em volta da cidade.

Mas a solução não é tão simples. A tinta, eventualmente, iria sumir e escurecer por causa da poeira. Cidades nas quais os telhados são próximos uns dos outros resfriariam mais e, para que tenham efeito, os telhados precisam receber a luz do sol.

Os cientistas notaram que o resfriamento em grandes cidades que adotarem o esquema pode chegar a um grau Celsius, mas mais estudo ainda é necessário para comprovar a eficiência da medida. [NSF]

16 comentários

  • Daniel Queiroz:

    Adicionando + informações, conforme solicitado pela Elza Augusta!
    É que a cor clara reflete até 90% do calor do Sol (diferentemente dos telhados escuros, que absorvem), resultando na redução de uso do ar-condicionado e redução das ilhas de calor nas cidades. Segundo a GBC, a cada 100 m² de telhados brancos são compensadas 10 toneladas de CO2 por ano.

  • Junior:

    O Campos e o Bruno deveriam saber que os maiores responáveis pelo aquecimento global sõa justamente os países de primeiro mundo. Quanto a diminuir a população mundial, seria interessante começar por vcs dois já que não fazem nada em defesa do meio ambiente e ainda ficam culpando os vizinhos.

  • jose carlos:

    Pintar de branco os telhados é via de duas mãos; para climas quentes tudo bem, mas para lugares que tenham inverno e verão bem distintos, não dá. Telhado branco não aqueçe tanto no verão mas impede algum conforto no inverno. Mas pode ser uma tentativa. Já fiz isso e deu muito certo. Sem dúvidas, dependendo da cidade, em 2 ou 3 anos o telhado teria que ser repintado ou lavado. Cada um pode tentar e ver ou sentir os possiveis efeitos. Mas isso nada tem a ver com “aquecimento global”. Pintar telhado não faz diminuir a temperatura do pleneta. Vamos com calma.

  • Kika:

    Desse jeito, daqui a pouco vão querer pintar o povo brasileiro que na sua maioria é mestiço variando entre o pardo e o negro, de branco!!!!!

  • kika:

    Desse jeito, daqui a pouco vão sugerir pintar o povo brasileiro (mestiço a negro) em sua maioria, de branco!!!

  • Daniela Lima:

    Bem, antes de pintarmos nossos telhados de branco, é melhor esperarmos estudos mais apurados sobre o assunto e sua viabilidade, pois branco ele não vai ficar por muito tempo e gastaríamos muita água para mantermos limpo…

  • Leandro:

    E a respeito do comenterio do Campos.
    Não sei qual a idadede ele tem, mas sera que ele tem noção da quntidade de veiculos que transitavam na época “50 e 60” e da quantidade de lixo que era gerada nessas decadas?
    Se muito o lixo em sua maioria era ainda organico e degradavel.
    Nada a ver com a materia.
    Agora o problema é muito mais amplo, todos falam, escrevem, imaginam, mas nada fazem a respeito.
    É só cada um pensar um pouco o que faz para melherar a situação.
    Eu particularmente faço muito pouco mesmo, mesmo sabendo do problema.
    Esse é o ser humano

  • Leandro:

    Quanto mais branca a superficie, mais luz e refletida.
    Bem para onde e o que vai acontecer com ela? vai saber.
    Deve voltar ao espaço.
    Teoricamente em grandes centros onde a superficie de incidencia de luz solar é a maior parte telhados, isso pode ser util. Acredito que até bastante.
    Mas deveriamos tambe ter todos os asfaltos brancos, quem sabe até os veiculos.
    Imagine só se tudo fosse preto, toda luz absorvida e transformada em calor.
    Pos é..

  • Leo:

    Eu acho ótima essa idéia!
    Aqui no Rio Grande do Sul seria bem víavel, já q de uns anos para ca, a temperatura aumentou, em consequência da poluição e etc….

  • Bruno FV:

    Alguém ou alguma coisa tem que fazer uma varrida na Terra pra levar uns desgraçados inúteis.

    O que o Campos disse aí em cima me fez abrir a mente agora Oo

  • Elza Augusta:

    Achei que as informações fornecidas pela matéria foram deficientes.Como entender que o branco ajudaria a refrescar? Quais estudos foram feitos para que se chegasse a tal afirmativa?

    • Bárbara Dornelles Flores:

      Cores escuras absorvem energia(ou seja, luz), cores claras(branco) refletem energia(de novo, luz).
      O telhado branco iria refletir a energia(a luz) emitida pelo sol, de volta para a atmosfera.

  • Campos:

    Quem viveu na década de 50 e 60, sabe que nada disto exitia. Os rios tinham peixinhos, os carros eram grandes poluidores e a atmosfera era mais limpa. O mar era azul e limpissimo. Até mesmo a bandidagem era rara e o lixo não preocupava ninguem. O escesso de população é que trouxe tudo isto. Sem terras, sem tetos, sem escolas, etc.Se não tomarmos uma providencia urgente, nos atolaremos num inferno sem igual. Antes a mortalidade infantil era alta e controlava a população. Agora com toda tecnologia, proibem o aborto para que? para atolar mais a população com tantos analfabetos, desempregados, mendingos, etc. O contole da população é urgentissimo para que tenhamos uma qualidade de vida melhor, como os países de 1º mundo.

    • Bárbara Dornelles Flores:

      Como o Junior disse, começa por ti.
      Não procrie e faça um favor para o mundo.

  • BossGrave:

    Permitam-me divagar um pouco, se os telhados fossem brancos, eles iam refletir a maior parte da luz, mas… como temos uma atmosfera, será que parte desta luz não ficaria presa, refletindo novamente na propria atmosfera?

  • tainá rodrigues:

    nossa! eu vou pintar o telhado da minha casa agooooraaaa

Deixe seu comentário!