Fumantes são mais burros do que não-fumantes?

Por , em 24.02.2010

De acordo com uma pesquisa, fumantes têm QI’s mais baixos – e quanto mais a pessoa fuma, mais baixo é seu QI.

A pesquisa foi feita em soldados de Israel e mostrou que homens que fumavam mais do que um maço de cigarros por dia tinham, em média, o QI sete pontos mais baixo do que não-fumantes.

28% dos participantes dos estudos fumavam, pelo menos, um cigarro por dia. 3% haviam parado de fumar e 68% nunca haviam fumado. A média de QI para não-fumantes era 101 e caia para 94 quando o soldado era fumante. Como, durante o teste, fumar não era permitido, é possível que os fumantes possam ter sentido algum sintoma de abstinência e, por isso, terem se saído pior nos testes.

Segundo os cientistas, testes de QI em adolescentes podem indicar quais devem ser os alvos de campanha anti-fumo. Outros testes mostraram que pessoas com distúrbios mentais também são mais propensas a fumar. Para eles é mais possível que pessoas com menores QIs escolham fumar e não que fumar diminua o QI. [Reuters]

39 comentários

  • JOSE NEY S.PASSOS:

    DISCORDO TOTALMENTE DE QUE AS PESSOAS QUE FUMAM SÃO MENOS INTELIGENTES, NA VERDADE É O CONTRARIO.
    VEJAM CERTOS EXEMPLOS: OSCAR NIEMEYER, FUMOU A VIDA INTEIRA, GRANDES POETAS, COMPOSITORES, INVENTORES,
    TIVE UM PROFESSOR DE MATEMATICA E FISICA , ERA PHD.
    FUMO, E TESTES MOSTRARAM UM QI ACIMA DE 120.
    PRECISA DIZER MAIS???

  • Raissa:

    Isso é legal para as pessoas que fuma e tambem minha vó fuma e o QI dela nao é normal.
    Obg

  • Bovidino:

    Memória e Inteligência, são coisas bem diferentes.
    Inteligência é a capacidade de fazer um bom uso da memória.
    Utilizar a memória para fazer o mal é burrice.
    Utilizar a memória para fazer o bem é INTELIGÊNCIA.

  • Beto:

    Claro que o QI dos fumantes estaria alterado, imagina fumar 20 cigarros por dia, vc estaria sobre o efeito da nicotina e outras substancias presente no cigarro, isso afetaria o seu raciocínio com certeza.

  • Guilherme:

    Tenho 16 anos fumo e tenho o QI normal

  • Josiane Camargo:

    Não concordo.
    E o título poderia ser ‘os que pensam menos’ não ‘os mais burros’ é falta de respeito com as pessoas, tem jente que tem preguiça de pensar, ou não teve oportunidades de grau de instrução…

  • [email protected]:

    Aos inteligentes….
    ELIFAS LEVI, seu QI é meio flutuante ehheheh;

    Gio, seu QI é 147? ainda bem que não é do tamanho do comentário que vc escreveu aqui, eheheh

    JUMENTO, sem comentario, jumento…

    Oswaldo, vc sabia que vc consome trocentos produtos cancerígenos?

  • Ananias:

    Grandes poetas fumavam e bebiam eram boemios natos, tudo bem morriam novos, mas seus feitos suas obras estão ai. Não considero eles burros, conheço muita genti que não fuma muito mais burra do que fumantes! e sobre teste de qi não acredito ele testa so a lógica no mínimo a 7 inteligências pesquisem.

  • JOTINHA:

    EU CONSIDERO ESSE VICIO UMA CONTINUAÇAO DA IDEIA DE CHUPAR DEIXADA NA INFANCIA SAO VICIOS QUE RETORNAM….

  • JOTINHA:

    O BURRO QUE é BURRO NUNCA VI NENhUM FUMANDO…
    ELE QUER é PALHA !!!

  • isabelle:

    po qui merdar a eu odeio matematica eu so burra nisso

  • joao baptista:

    sim gostei do titulo,mas a partida e burro ,ja nao falo antes dos anos 60, ou entao ignorantes porque neste tempo ha informaçao suficiente para saber os males do tabaco o problema tudo começa na infancia por vaidade de ser fumador e ser moderno no ver deles ,esse vicio ja e velho e so de rotos.hoje deviam so fumarem os ricos que tem dinheiro para o tabaco e para se curarem .a lei de iterditar de fumar nos recintos fexados vei atrazada 40 anos .este mundo e so fumantes! tabaco e a droga libre… da lucro …

  • lilika:

    vejam vcs que esses fumantes se prejudicam e prejudicam todos que estão á sua volta sem falar o rombo nos cofres publicos,porque antes de morrerem ficam internados até meses pra tentar curar as doenças que eles pagaram pra contrair.tem que ser muit burros mesmos rsrsrs

  • Andre-Motor:

    Os fumadores em pricipio sâo burros,eu tem uma historia que:um homem fumador e a mulher nâo fuma,depois de alguns anos amulher teve problema nos pulmôes,quando o medico perguntou na senhora se fuma, ela diz que nâo ,somente o meu marido:quer dizer o homem fumava ate dentro da casa,o fumo que fez mal a senhora pode prejidicar a saùde das crianças.nesse caso quem è o provocador da doènça da senhora?

  • Jorginho:

    Que Einstein e seu cachimbo respondam isso!
    Agora alguém vai me dizer que, ele seria mais sábio sem seu famoso cachimbo?
    ”Um cigarro, um café. Isso não é vício.
    Apenas é companheiro da solidão!”
    Dá-lhes!
    10 a zero para Lobão e claro, o cachimbo de Einstein!
    Agora fiquei em dúvida!
    Einstein fumava mesmo tabaco ou era algum tipo diferente de erva? E o cigarro do Lobão? Bem,esse nem precisa perguntar!!!
    Fala sériu ,gente !
    Daqui a pouco vão falar que fazer sexo(amor)corre sério risco de virar a rosquita!
    Como referência temos vários…machões,bonitões… que viraram as casacas!
    Nesse país, quem leva pesquisas a sério,correm sério risco de… de… Deixa.Depois eu konto!

  • [email protected]:

    Só posso dizer que quem acredita nesta pesquisa tem QI baixo heheh, apesar de como já disseram acima estes testes são discutíveis, mas como já disseram também muitos gênios do século 20 foram fumantes, por tanto invalida tal pesquisa, sou fumante, acho que o cigarro faz mal sim assim como a fumaça dos carros, das queimadas, os conservantes, entre muitas outras coisas que consumimos hoje, mas acho que o cigarro deve acabar sim, mas de forma inteligente e não criminalizando o fumante, também não acredito nesta historia de fumante passivo, evito fumar perto das pessoas por questão de não incomoda-las pois quem não fuma não gosta de fumaça de cigarro e eu também não gosto, antes de alguém com baixo ” QI” me pergunte então porque eu fumo, eu já respondo o prazer esta em tragar e não em cheirar a fumaça, mas como disse antes o cigarro deva acabar de forma inteligente, primeiro não permitindo novas marcas em segundo todas as marcas que deixassem de ser vendidas por qualquer motivo não poderiam voltar ao mercado.
    QI? existe vários tipos de inteligencia. sou “burricimo” para umas coisas para outras me considero um gênio, todos tem alguma capacidade em em algumas coisas, mas o pior que acho é alguém porque estudou, fez faculdade se achar mais inteligente que um pobre peão, para mim inteligencia é aprender sem ajuda isto eu considero inteligencia, claro que se a pessoa é inteligente e pode estudar vai ter uma bagagem a mais, mas antes de considerar uma pessoa burra por não ter tido oportunidade de estudar, olhe para dentro de si e se pergunte preconceito contra quem não pode estudar é sinal de inteligencia???
    Ha! desculpem meu português sou burro assim mesmo hheheh

  • Baptista,Mari:

    Registro que a pesquisa foi relizada com homens.Só com homens.E só soldados israelitas.
    Em sendo mulher,fumante e com inteligencia bem acima da média
    tenho que contestar essa afirmação.
    Poderiam até dizer que sou burra por fumar.Esse é só um aspecto..Mas a dependencia ao cigarro é dificilima de ser descartada,por mais que se conheça as consequencias e as terríveis fotos dos maços de cigarro.
    O Ministério da Saude adverte,mas…..e dai??????????

  • alexandre:

    qualquer um que pague para enfiar fumaça nos pulmões e ficar fedorento, pagando um alto preço de qualidade de vida e arriscando-se a várias doenças é bastante burro até para utilizar a pouca inteligência contra si mesmo.

  • Eliana Barbarisi:

    rsrs…ridiculrmente ridícula a pesquisa…Einstein, Mozart e muitos outros gênios eram fumantes….Quem fez a pesquisa provavelmente é cabo eleitoral dos antitabagistas. hehehe

    Se fizessem uma pesquisa séria veriam que QI já nascemos com ele, QI não é cultura…ou se tem ele alto, normal ou baixo…nada de quem fuma ter menor ou maior QI. Quais testes fizeram para identificar se o tabaco causa burrice?

    Lamentável ver esse tipo de pesquisa tendenciosa.

  • Não Fumante:

    Bom a questão de QI pode ser até deixada de lado, mas o fumante não é burro seria o que? Jpa que ele perde 11 min de tempo de vida a cada maço de cigarro… entre outros problemas. Se esse tipo de pessoa não eh BURRA o que ela seria? Suicida?

  • Anne:

    Fumar faz mal, o pessoa vai degradando a saúde tendo consciência disso. É extremamente desagradável sentir cheiro de cigarro. Vai chegar um dia que o ser humano vai conseguir ser feliz sem ser viciado em nada, seja nicotina,chocolate. álcool ou afins.

  • Roberto:

    Pesquisa com fontes dúbidaveis, em minha opinião baixo Q.I tem quem apoia esse tipo de pesquisa preconceituosa.

  • bruno:

    Gente…eu prefiro não comentar sobre essa pesquisa, mas pretendo falar sobre o Q.I. Para mim, associar um estudo desses com o objetivo de nivelar por baixo pessoas que fumam, uma verdadeira perversidade. A história já nos mostrou que atos como esses, levianos porém de tamanha força (por ser a moda do momento ou a justificativa do mal existir) só levam a prática do ódio, da matança e da destruição das nossas e das diversas sociedades existentes por aí. Agora, sobre o teste do QI, que muitas vezes são usados para nivelar (seja de forma perversa ou muitas vezes não) já não é a única inteligência comprovada, e sim uma das inteligilências possíveis que o homem pode desenvolver. Entre elas tem a sinestésica (Ronaldo, Garrincha, por exemplo, bate uma bola como ninguém); a ecológica (que são as pessoas q pensam a nossa ações perante a natureza). Vamos refletir sobre isso, pessoal! E muita paz p gente!

  • Gustavo:

    E parabéns para quem diz ter Q.I. de 146… espero que o use bem… eu uso o meu, que é menor (apesar de achar isso ridículo, como afirmei primeiramente). Até porque não adianta ter inteligência bruta e não usá-la…

  • Gustavo:

    E claro que estou defendendo o meus interesses pessoais! Não teria por que mentir sobre isso! ^^

  • Gustavo:

    sim, são altamente discutíveis, inclusive os testes de Q.I. como falei… agora, gostei muito do apontamento sobre os maiores pensadores do século XX serem fumantes, pois realmente muitos deles fumavam ou até mesmo usavam drogas… o mundo moderno está cheio de campanhas politicamente corretas que tentam justificar por meio de testes características intrínsecas do ser humano. Quem tenta posar de perfeito é simplesmente o contrário, ou seja, para mim (e isso é apenas a MINHA opinião pessoal), quem tenta classificar fumantes de burros por fumarem são os verdadeiros burros. E coca-cola? faz mal. Gordura? faz mal Chocolate? faz mal Cerveja? faz mal e etc etc etc. Vivam! Não necessariamente fumando, mas não sejam hipócritas.

  • Deep:

    Gustavo, vc não é burro, só é fumante!
    É óbvio q está estressando seu intelecto em defesa de uma posição que lhe é favorável.

    Todo discurso tem por trás de si, conscientemente ou não, um interesse.

    Percebê-lo e evidenciá-lo pode ser considerado perspicácia; não notá-lo pode ser considerando ingenuidade; admití-lo pode ser entendido como comportamente ético…

    Mas, como vc mesmo disse, tais testes são altamente discutíveis!

  • eduardo:

    Pq meus coments não aparecem aki?
    Se eles ainda vão pra aprovação do moderador do site, pq demora tanto? ou será q não foi aprovado? se sim, pq?

  • Denommus:

    Vejam o link da fonte. A pesquisa foi feita com 20.000 soldados israelenses

  • Ruben Zevallos Jr.:

    O fumo é algo utilizado pelo homem fazem muito tempo… talvez milhares de anos… mas acredito que há uma grande diferença dos fumos de antes com os de hoje… devemos lembrar que hoje os cigarros tem potencializadores do efeito barato… muitos artigos falaram do uso de produtos na preparação da folha etc… então, o nosso amigo que fuma cigarro de palha está certo.. realmente o mesmo deve ser mais saldável que os que se compra nas lojas… eu não fumo por opção… não gosto do sabor, do cheiro e muito menos do barato que dá…

  • Marte:

    Grande tolice.
    Os maiores gênios do século XX fumavam.
    Para os detratores do cigarro, aconselho a lerem o livro “Fumar faz bem pra você” – que inclusive, é escrito por um médico -. Nesse livro são apontados os verdadeiros causadores dos grandes malefícios da saúde do homem moderno: os alimentos. Acidulantes, espessantes, conservantes etc, são os verdadeiros vilões. O cigarro é tipo um bode expiatório.
    Eu não aconselho ninguém a fumar. De um modo ou de outro ele acabará fazendo mal ao usuário… mas relacionar o hábito do fumo com a inteligência… pára com isso: é ridículo.

  • Marcos:

    Claro que o fumante é mais burro do que o não-fumante !!
    Só o fato de fumar já é uma burrice sem tamanho hehehe …

  • ELIFAS LEVI:

    Prezados Amigos:
    Acredito fielmente nessa pesquisa, pois fumei durante trinta anos, ai notei como fui burro, então deixei de fumar.
    Melhorei o meu QI, minha saude, minha disposição etc.Aconselho aos amigos fumantes, deixem de fumar, fiquem mais sabidos.

    • dom manolloz:

      Vou seguir o seu conselho vou diminuir ate parar de fumar essa me…que me prejudica na hora de jogar bola

  • Gio:

    Não sou fumante e meu Q.I. é 147.

  • JUMENTO:

    Uai sô.
    Fumo “Palheiro” e na embalagem num vem escrito nada disso… só ta escrito que fumar faz mal a saúde.

    Só compro o maço que indica que a “Fumaça é Toxica”… esses que dá Cancer, Impotência e Doenças Respiratórias eu nem quero.

  • Andre:

    Haha, pesquisa é? Sempre fico com o pé atras, primeiro quem fez a pesquisa? Com quantos soldados? No que que foi baseado essa pesquisa, só sentar e fazer o teste de Q.I? E mesmo que tivessem sidos muitos soldados submetidos a essa pesquisa, como isso conta para todas as outras pessoas?
    E julgar os fumantes de burro por causa de um resultado de Q.I – que convenhamos, como pode um número determinar se a pessoa é burra ou não? -, pela amor de Deus né?

  • Oswaldo:

    Fumantes são mais burros do que não-fumantes.

    É lógico, só uma anta consome um produto que na embalagem vem escrito coisa como “o ministerio da saude adverte” fumar causa câncer de pulmão ,impotencia sexual, aborto, problema cardíaco, derrame, e uma penca de coisa ruins sem fala das fotos que tem nas embalagens de cigarro olha só > http://www.caixapreta.blog.br/?p=2536.

  • Gustavo:

    Sinceramente, não acredito que li esse artigo. Como é preconceituoso! Primeiro que testes de QI são completamente discutíveis, segundo que, no meu caso, sou fumante há dez anos e meu QI é de 126, ou seja, não sou tão burro assim, sou?

Deixe seu comentário!